21/07/2013

Mergulhando em Cuba

Cuba possui pontos distintos para os amantes do fundo do mar. Para esta dive trip, deixamos os famosos Cayo Coco e Jardines de La Reina em um outro plano para desfrutar das belezas da Península de Ganahacabibes, na Província de Pinar del Rio, reserva ecológica reconhecida pela UNESCO desde 1987, localizada ao sudoeste de Havana.

Na Península de Guanahacabibes, foram 8 imersões em Maria La Gorda e 05 em Cabo San Antonio. E, para me despedir de Cuba, ainda consegui fazer mais 2 imersões em Varadero. Conto detalhes destas experiência a seguir...


Pontos de Mergulho em Cabo San Antonio e
mapa da Peninsula de Guanahacabibes

Orla de Maria La Gorda


* Mergulhando em Maria La Gorda: existem até 50 pontos de mergulho em águas quentes e cristalinas, com abundante vida marinha e corais super coloridos, com destaque para as gorgônias. Lá, se pode encontrar extensas paredes verticais e desbravar túneis e grutas.

Mergulho de Maria La Gorda Cuba
Pontos de Mergulho em Maria La Gorda

Dia 09/06:
1. Jardines de Las Gorgonias
- Profundidade média: 10,7m / máxima: 14,7m  - Tempo de fundo: 45 minutos.
- Infos: Mergulho superficial repleto de gorgônias, esponjas e corais. Há uma vasta variedade de peixes marinhos e muitos peixes-leão. Destaque para um carangejo gigante, lagosta pintada e moreia verde.
2. Piedras Blancas
- Profundidade média: 12,8m / máxima: 26m - Tempo de fundo: 46 minutos.
- Infos: Mergulho em uma parede que avança até o fundo de areia. Destaque para o jardim de enguias.
3. El Cabezo de Marcelo: 
- Profundidade média: 10,3m / máxima: 16,9m  - Tempo de fundo: 43 minutos.
- Infos: Mergulho noturno, perfil de canyon rochoso, com fendas e algumas caverninhas. Existência de muitos peixes-leão. Destaque para um polvo fora da toca, lagosta, caranguejo e peixe-listrado jovem.

Mergulhando em Maria La Gorda Cuba
Saindo para o noturno no pier de Maria La Gorda

Dia 10/06:
4. El Paraiso Perdido: 
- Profundidade média: 15m / máxima: 33,4m - Tempo de fundo: 42 minutos.
- Infos: Mergulho em um paredão muito grande, que se inicia aos 18m e apresenta algumas fendas interessantes. Destaque para as gorgônias, esponjas e corais muito coloridos.Também pode-se ver moreias, barracudas, garoupas e peixes comuns de recife.
5. Yemayá: 
- Profundidade média: 13,7m / máxima: 26,7m - Tempo de fundo: 48 minutos.
- Infos: Um dos pontos mais bonitos de Maria La Gorda é Yemanyá. Mergulho iniciado em parede com muitas fendas e tuneis espetaculares com abundância de esponjas, gorgônias e corais, inclusive o coral negro. Destaque para a beleza deste ponto, com possibilidade de encontrar anêmona, enguia, camarão-palhaço, barracuda, trombeta. 
6. El Patio de Vanesa: 
- Profundidade média: 9,2m / máxima: 13,6m  - Tempo de fundo: 53 minutos.
- Infos: Mergulho em correnteza fraca. Existência de frades enormes, ciliares, barracuda. Destaque para a observação de micro-vidas e para a grande moreia verde.

Mergulhando em Cuba
El Paraiso Perdido a 30m de profundidade

Dia 11/06:
7. La Doncella: 
- Profundidade média: 13,7m / máxima: 21,2m - Tempo de fundo: 47 minutos.
- Infos: Existência de grande variedade de corais, gorgônias e peixes. Destaque para a grande moreia verde que encontramos em uma toca.
8. El Ancla de Mauricio: 
- Profundidade média: 10,9m / máxima: 15m - Tempo de fundo: 52 minutos.
- Infos: Mergulho com algumas fendas e muitos tipos de gorgônias e corais coloridos. Destaque para a moreia verde. Pode-se encontrar: tarpão, lagosta, muito peixe anjo e borboleta.

=> Operadora: Maria La Gorda Centro Internacional de Buceo

* Mergulhando em Cabo San Antônio: distante a 70km de Maria La Gorda, ainda na Península de Ganahacabibes, Cabo San Antônio também revela muitos pontos de mergulho, com média de 10 a 15 minutos de navegação.

Anillo del Robalo - by F.C.

Dia 12/06:
9. Anillo del Robalo: 
- Profundidade média: 11,5m / máxima: 16m - Tempo de fundo: 48 minutos.
- Infos: Lindo sítio!!! Mergulho de relevo irregular com arcos, canyons e fendas. A visibilidade, por hora, foi prejudicada pelo excesso de sedimento, mas não estragou o mergulho. Existência de uma grande âncora espanhola, frade cinza, ciliares, moreia verde, raia manteiga. Destaque para os cardumes de grandes tarpões e cardumes de robalos. 
10. El sueño: Profundidade média: 13,4m / máxima: 22,6m - Tempo de fundo: 36 minutos.
- Infos: Mergulho de drift. Existência de cardumes, lagosta, peixes-leão. Pode-se ver cardumes de tarpão, robalos, ciliares, garoupa marrom, frade, barracuda.
11. Placer del Pargo: 
- Profundidade média: 9,3m / máxima: 17,1m - Tempo de fundo: 54 minutos.
- Infos: Mergulho de perfil irregular, com muitas tocas e fendas. Vasta variedade de peixes tropicais. Encontramos um grande caranguejo e outra grande lagosta, moreia pintada e gorgônias gigantes. 

Mergulho em Maria La gorda Cuba
El sueño

Dia 13/06:
12. San Lorenzo: 
- Profundidade média: 10,8m / máxima: 17,7m - Tempo de fundo: 51 minutos.
- Infos: Mergulho de perfil com fendas e caverninhas. Existência de tarpões, pargos, camarões-palhaço aos montes e variedade de peixes. Destaque para uma moreia pintada.
13. El Cabezo del Hongo: 
- Profundidade média: 10,5m / máxima: 17,8m - Tempo de fundo: 50 minutos.
- Infos: Mergulho de recife, com ciliares, cardumes de pargo, tarpão, garoupas. Destaque para o baiacu-de-espinho que estava em uma toca.

=> Operadora: Maria La Gorda Centro Internacional de Buceo

* Mergulhando em Varadero: os pontos de mergulho de Varadero estão localizados no Parque Subaquático Cayo Piedras, conhecido pelos seus muitos naufrágios e equipamentos militares afundados propositalmente para a recreação dos mergulhadores.

PB 383 - Fonte: Dive Magazine

Dia 18/06:
14. Patrol Boat Wreck (PB 383) / The russian destroyer: 
- Profundidade média: 12m / máxima: 25,5m  - Tempo de fundo: 32 minutos a 28ºC
- Infos: Mergulho em naufrágio. A Fragata era utilizada como patrulha costeira e foi derrubada pela marinha cubana em 1996 para ser um recife artificial no Parque Submarino Cayo Piedra del Norte. Possui 97 metros de comprimento e sua base está a uma profundidade de 28 metros. Chega-se ao ponto com 45 minutos de navegação. Destaque para a existência de frade, donzela, barracuda, camarão-palhaço e variedade de peixes.
15. Arrecife de Tiburones: 
- Profundidade média: 11m / máxima: 15,1m - Tempo de fundo: 51 minutos a 28ºC
- Infos: Mergulho com algumas fendas e tocas. Existência de muitas esponjas e gorgônias, moreias pintadas, lagosta, barracuda e alguns cardumes.

=> Operadora: Barracuda Diving Center

Vida marinha em Cuba
Destaques dos mergulhos de Cuba !!!
Fotos By F.C.

2 comentários:

  1. Olá! Adorei seu relato! Irei para mergulhar em Cuba pela primeira vez e tenho algumas dúvidas... se fosse possível me retornar lile.ruiz@hotmail.com

    obrigada!!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...