25/09/2013

Cuba 2013 - Península de Guanahacabibes / Maria La Gorda e Cabo San Antonio

Como eu já introduzi quanto contei como foi mergulhar em Cuba, a Península de Guanahacabibes fica localizada na Província de Pinar del Rio, cerca de quatro horas à sudoeste de Havana. É uma reserva ecológica reconhecida pela Unesco em 1987, local de muita paz.

Levamos a tarde toda para atravessar CUBA até chegar no Maria La Gorda - Centro de Buceo. Lá, já nos deparamos com um overbooking e uma quantidade considerável de mosquitos sedentos.

Deixa eu explicar melhor... O overbooking foi ocasionado pelo conflito das datas da nossa permanência com o período do IMASUB (campeonato mundial de foto sub). E os mosquitos... estavam bem faceiros com os novos "sangues" que se anunciaram. Não nos pouparam...


Mas enfim... resumindo, o que eram cinco noites em Maria La Gorda, com 10 imersões, se transformaram em 02 noites por ali com mais 03 noites em Cabo San Antonio e 13 imersões no total, sem qualquer custo adicional. Para nós, mergulhadores, 03 caídas a mais na água era um brilho a mais na viagem!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


* MARIA LA GORDA:

Maria La Gorda é um lugar calmo, orientado para os amantes do fundo do mar. Embora pude ver algumas obras em andamento, o local, provavelmente, não irá oferecer muita infraestrutura como a que se pode encontrar nas grandes redes internacionais de Varadero. Vá para Maria La Gorda para mergulhar e descansar.


Biela e praia de Maria La Gorda Cuba
Momento de relax total !!!

O Hotel:

Na Villa Maria La Gorda se localiza o centro internacional de mergulho da região. 




Biela Centro de Mergulho Cuba
Instalações do centro de mergulho

Biela pier de mergulho Maria la Gorda
Pier de Maria La Gorda

A impressão de 'administração pública' é visível em toda a parte, onde a simplicidade impera e não há muito capricho, especialmente falando de limpeza de resto de obra ou de plantas, acumuladas aos montes pelas dependências do hotel. Os funcionários do dia eram os mesmos da noite, típico de Cuba, gente de mil e uma utilidade.

As habitações são distribuídas em chalés no meio do mato, apartamentos à beira mar e outros mais ao fundo, como o que fiquei, de quarto e banheiro bem amplos.


  Biela banheiro hotel Maria La Gorda


Biela Maria la Gorda vista
Vista do quarto

Todo o dia se iniciava com mergulhos. As tardes eram de ócio puro e, após o jantar, a opção era ficar no bar à beira mar até às 23h, quando encerravam as atividades. Depois disso, era hora de descansar para os mergulhos da manhã seguinte...


Biela o que se come em Cuba
Almoço típico e bem 'brasileiro'
O regime foi de pensão completa, servido em buffet. O café da manhã não é lá do tipo continental, mas não deixou a desejar. Tinham frutas, sucos, leite, pão e o ótimo café cubano. No almoço e jantar, servia-se o padrão. Salada de tomate, cenoura, pepino, pimentão e repolho, ou tudo misturado para dar mais opções. Sempre arroz, alguma carne, batatas e o tradicional arroz e feijão cubano, que já vêm misturado e sem caldo.


Biela o que se come em Cuba
Doces de todo o dia: biscoitos e
arroz doce

Mais informações em http://www.villamarialagorda.com/.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* CABO SAN ANTONIO:

Cabo San Antonio segue uma linha semelhante à de Maria La Gorda, com algumas opções a mais, como passeios e trilhas. 


Praya em Cuba Devaneios de Biela
Playa Las Tumbas - sempre deserta!

Pôr do sol em Cuba Devaneios de Biela
Pôr-do-sol de todo o dia !!!

Por ser uma reserva ecológica, somos surpreendidos com animais soltos, no caso de lá, com javalis e porquinhos. E, claro, muitos mosquitos...


Praia Cuba Devaneios de Biela
Porquinhos saindo para tomar o seu sol !!!
O Hotel:

A Villa também é administrada pelo operadora de turismo cubano Gaviota, e as acomodações são distribuídas em amplos chalés, equipados com tv, split e frigobar.


Cabanas Cabo San Antonio Devaneios de Biela
A Villa - com atenção para os porquinhos!


Cabana Cabo San Antonio Devaneios de Biela
O nosso chalé por dentro 


banheiro cabana Devaneios de Biela
O banheiro do chalé
O regime foi de pensão completa: café-da-manhã, almoço e jantar, os últimos servidos à la carte. O maior destaque fica para o pão caseiro, delicioso. O resto era "padrão": salada de tomate, pepino e repolho (sempre!) e, de sobremesa, queijo com creme de manga (sempre também!). Os pratos à la carte eram caprichados e variados, pero nem sempre gostosos.

Comidas cubanas Devaneios de Biela
Calamares, lagosta e frango empanado à la carte,
saladas e sobremesa de sempre


Mais informações em http://www.villacabosanantonio.com/.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...