Páginas

25/08/2020

Passeio de Barco em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo - Praia do Farol


Que sorte a nossa ter águas tão lindas espalhadas pelo Brasil. Que sorte a nossa estar Arraial do Cabo entre as diversas opções com essa característica. E que águas, viajeros!

Em 2019, tive a oportunidade de conhecer mais esse paraíso brasileiro. Em uma viagem para Búzios foi possível incluir o Passeio de Barco em Arraial do Cabo no roteiro e o que poderia ter sido uma verdadeira indiada acabou resultando em uma maravilhosa experiência.

Passeio de Barco em Arraial do Cabo


Arraial do Cabo
    

Desde a formação da viagem para Búzios, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, era conhecida a oportunidade de se conhecer Arraial de Cabo. Poderia ser de carro ou nos tradicionais e conhecidos passeios de barco, que levam para locais únicos.

Apesar de baixa temporada, o feriado de 1º de Maio caiu em uma quarta-feira não foi considerado como um período de pico para visitantes na região. Até aqui, ok. O tempo estava instável e haveria operação de barco na sexta feria. E daí? Vamos ou não vamos? Valeria arriscar? Claro que sim!
Entramos em contato com uma famosa operadora local e eles não operariam na data desejada, como também não fizeram questão de indicar outro colega. Recomendaram ir até o cais de Arraial e fechar com qualquer barqueiro. Padrão. 

Só que o vento estava favorável. A querida dona da Pousada Blue Ocean, onde nos hospedamos, não só ofereceu, quanto nos ajudou a tornar nosso desejo realizado. Assim conhecemos o Saveiro Filho do Sol.

Arraial do Cabo - Praia do Farol
Visão da chegada à  Praia do Farol

O embarque

A Saveiro Filho do Sol poderia nos buscar na pousada em Búzios no dia do passeio, mas optamos por ir até o Pier Praia dos Anjos em Arraial por estarmos de carro e desejar ter liberdade nos horários. 
O valor do passeio, em geral, é tabelado e fica em torno de R$ 70,00 por pessoa e tem a duração média de 4 horas. Além disso, é necessário pagar os R$ 8,00 da Taxa de Preservação Ambiental diretamente no guichê do pier. Pague a taxa, encontre o seu barqueiro e embarque nessa aventura!

O passeio

O passeio de parco pelas águas de Arraial do Cabo tem duração de três a quatro horas e conta com paradas de 45 minutos em duas ou três praias, além de outros pontos de interesse que descrevo logo abaixo.

.Praia do Farol: a primeira parada me lembrou muito os passeios da Tailândia. Isso mesmo, você leu certo. Uma ilha deserta de areia branca e águas cristalinas e brilhantes. Alguns barcos estavam atracados ali e vários visitantes maravilhados com o que encontraram. Espero mesmo que haja controle de acesso para a preservação desse lindo destino.

Arraial do Cabo - Praia do Farol


Arraial do Cabo - Praia do FarolArraial do Cabo - Praia do Farol
Arraial do Cabo merece, sim, o status de 'Caribe brasileiro'!


.Fenda de Nossa Senhora dos Remédios (Padroeira de Arraial do Cabo): imagem encontrada por um pescador, está colocada em uma fenda de 5m de largura por 40m de altura. 

Arraial do Cabo - imagem de Nossa Senhora
Olha a Nossa Senhora logo ali!


.Gruta Azul: seguindo em direção ao alto mar, logo atrás da imagem da Padroeira chega-se à Gruta Azul. São três metros de largura que dão acesso a um salão de quinze metros de altura. Diz-se que conforme a incidência da luz, o lugar dá um show de contrastes entre suas paredes e o azul do mar. A minha visita não permitiu o acesso à gruta pelas águas agitadas, fica a imaginação.

Arraial do Cabo - Gruta Azul


.Prainhas do Pontal do Atalaia: por lá está a foto mais divulgada de Arraial do Cabo; uma escadaria lá do alto que leva para um mar cristalino de encantar os muitos olhos que por ali estarão. Só que nosso acesso foi pelo mar. Parada mais do que necessária para um delicioso e longo banho em águas muito transparentes. 

Arraial do Cabo - Praias do Atalaia


Arraial do Cabo - Praias do Atalaia


.Praia do Forno: praia localizada em uma enseada e com acesso somente por barco ou por uma trilha íngreme. Não há desembarque, somente tempo para aproveitar o banho próximo à embarcação. Essa parada não fizemos.

O que levar:

Roupas leves, canga, toalha, chinelo, chapéu, protetor solar, câmera à prova d´água, bolsa estanque ou capa plástica impermeável para proteger documentos, dinheiro e celular. Os barcos geralmente incluem somente água como cortesia e dispõe de alimentos para revenda, por isso, é bom levar algum lanche.

O que todos alertam é a temperatura gelada das águas de Arraial, mas encontramos algo totalmente inesperado. O banho foi perfeito!

Arraial do Cabo - Praias do Atalaia
Um salve a este paraíso!!!


#DevaneiosnoRio 
Use esta # e veja mais fotos nas redes sociais

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Um comentário:

  1. Arraial do Cabo é um paraíso já fiz um passeios maravilhoso pela agência smartrio tour https://www.smartriotour.com.br/passeios/passeio-arraial-do-cabo/ Vale muito apena

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!