26/03/2013

Aniversário de Porto Alegre - 241 anos: Praça da Matriz

Nestes 241 anos de Porto Alegre, comemorados hoje, escolhi divulgar a que, para mim, é a praça mais linda da cidade: a Praça Marechal Deodoro.

Porto Alegre


Esta praça já foi cemitério, já teve seus prédios demolidos e reconstruídos e é carinhosamente chamada de Praça da Matriz, por causa da Igreja Matriz ali construída em meados de 1750. Essa igreja foi demolida (1929) para dar lugar a atual e imponente Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Estas fotos "toscas" foram tiradas do celular numa manhã de domingo, quase outono, ao som de um saxofonista que ensaiava no Teatro São Pedro! Acreditem se quiser!

Para se ter ideia, segui em sentido anti-horário, partindo das escadarias que dão acesso à Praça da Matriz, entre o Palácio da Justiça e Teatro São Pedro.

Porto Alegre
Biblioteca Pública (1912)


Porto Alegre
Teatro São Pedro (1858)

Porto Alegre
Palácio Piratini (1921) -
o Palácio do Governo do RS

Fugindo um pouco pela Rua Duque de Caxias à direita, conseguimos visualizar os lindos 10 painéis de alumínio que compõe a 'Epopeia Farroupilha', criada pelo escultor gaúcho Vasco Prado em homenagem à nossa Revolução.

Porto Alegre
By Vasco Prado - lateral da
Assembleia Legislativa do RS

Logo ao seu lado, está o Solar dos Câmara (1818), Patrimônio Histórico Nacional (1963) de propriedade da Assembleia Legislativa do RS e, hoje, espaço cultural que abriga concertos, sarais, exposições e espetáculos.

Porto Alegre
Solar dos Câmara

Voltando pela Duque, cruzamos o Palácio Piratini e avistamos à fantástica cúpula da Catedral Metropolitana, com seus 74m de altura e 18m de diâmetro. Por estar localizada no ponto mais alto do Centro Histórico  de Porto Alegre, a cúpula pode ser avistada de diversos pontos da cidade.

Porto Alegre
Cúpula da Catedral Metropolitana de Porto Alegre


Porto Alegre
Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Olhando para a direita, mais uma vez, podemos avistar o Palácio Farroupilha ou sede da  Assembleia Legislativa do RS, construção finalizada em 1958, cujas linhas modernas contrastam com as demais edificações clássicas do entorno da Praça da Matriz.

Porto Alegre
Assembleia Legislativa do RS

E por fim, à frente da Catedral, temos um quarteirão de lindas construções, finalizado com a sede bem conservada do Memorial do Ministério Público.

Porto Alegre


Espero que eu tenha conseguido transmitir a beleza que encanta meus olhos quase que diariamente! E a Praça da Matriz é só um dos pontos lindos para se explorar no Centro Histórico...

Parafraseando Isabela Fogaça: Porto Alegre me tem, não leve a mal, a saudade é demais, é lá que eu vivo em paz... Porto Alegre é demais!

Feliz aniversário para a minha cidade amada!!!

Links úteis:
Visite Porto Alegre
Viva o Centro a pé

#DevaneiosemPoa


-------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !


* * *

Precisa de  hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!

2 comentários:

  1. Essa guria é boa de proza !
    Só tem uma correção : onde se lê fotos "toscas" leia-se belíssimas fotos !
    Parabéns a Porto Alegre e seu povo marvilhoso!
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Magnífico......guria

    3,1416

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...