02/09/2014

Brasil: Urubici - Serra de Santa Catarina

Perceber que Corpus Christi, em vinte de junho, seria o último feriado de 2014 não gerou qualquer dúvida. Mesmo com a Copa do Mundo acontecendo em Porto Alegre, a decisão já estaria tomada: vamos para a estrada !!!
Não demorou nada para juntar o grupo e estruturar o roteiro da vez: URUBICI, na serra do Estado de Santa Catarina.

URUBICI é uma cidade de cerca de 11 mil habitantes e está a 900 metros do nível do mar. Se localiza no Vale do Rio Urubici, Estado de Santa Catarina, e sua natureza é considerada Patrimônio da Humanidade, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica, decretado pelo UNESCO em 1991. A área de Urubici é composta de mais de mil quilômetros quadrados de muita beleza. São atrações para aventureiros e turistas, sobretudo, amantes da natureza!

Devaneios de Biela Serra Catarinente
 Mirante de Urubici

Devaneios de Biela Serra Urubici
 Mapa dos pontos de interesse em Urubici

DIA 1:

Dia de deslocamento. Saímos de Porto Alegre pela manhã e seguimos pela BR 101 até Criciúma, onde paramos para arrecadar mais uma passageira desta aventura e fazer uma pausa para o almoço. Em seguida, rumamos à Serra do Rio do Rastro e ao nosso destino final: Urubici.

Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina

Devaneios de Biela Serra do Rio do Rastro
 Mirante da Serra do Rio do Rastro... incrível!!!

DIA 2:

Após o delicioso café colonial, cheio de bolos e outras coisas gostosas, partimos para a cidade. Primeiro, fomos buscar na ICMBio a autorização de acesso ao Parque Nacional de São Joaquim, já agendada previamente com a nossa pousada.

Urubici - Serra de Santa Catarina
Vista da nossa cabana na Pousada Sítio do Trevo

Depois, passamos pela Secretaria de Turismo para pegar algumas dicas, mapas e definir a programação. Mas foi com o excepcional atendimento do Sesc que tivemos todas as informações necessárias para fazer o nosso dia o mais produtivo possível.

Na impossibilidade de conseguir algum guia ainda disponível para fazer alguma trilha, nos sobrou a opção de explorar atrações de livre acesso aos turistas, sem a necessidade de guia local. E lá fomos nós!

1ª Parada: SERRA DO CORVO BRANCO
Localizada a 30km do centro de Ubirici, anda-se boa parte em estrada de chão. Por entre os paredões de noventa metros passa a rodovia SC 370 em direção à Grão Pará. Porém, somente 600m são pavimentados e não se recomenda andar por ali em dias chuvosos.

Estacionamos logo no acesso à serra e caminhamos pela via para apreciar a linda paisagem!
Devaneios de Biela Serra do Corvo Branco Urubici
Devaneios de Biela Fotos Paisagem
Devaneios de Biela Fotos paisagem
2ª Parada: CAVERNA RIO DOS BUGRES
Localizada a 11km do centro da cidade, são pequenos túneis conectados que teriam sido habitações indígenas primitivas. Salvo o atendimento muito simpático da menina que controlava o acesso à propriedade (R$ 3,00) a atração deixou muito a desejar. É muita estrada de chão para pouca emoção, pelo menos, para adultos. O senso de humor imperou ali!
Devaneios de Biela Caverna Rio dos Bugres
A caverna

Mas o melhor de ir até lá foi encontrar no caminho uma ponte pênsil. Valeu diversão e boas fotos!
Devaneios de Biela Fotos paisagem

3ª Parada: CANHAMBORA CAFÉ
A fome bateu, então, voltamos até a cidade para fazer um lanche. Super recomendo este café! O ambiente é uma graça e os produtos saem no capricho!
4ª Parada:  MORRO DO CAMPESTRE
Distante a 8km da cidade, tem acesso em propriedade privada (R$ 2,00). Os altos da Serra do Campestre atingem 1.380m de altitude e a subida até o estacionamento é em estrada de chão e exige um pouco do carro.
Morro do Campestre
Urubici - Serra de Santa Catarina Morro do Campestre

Vale cada minuto! A subida final é feita a pé e é leve. Diz-se que no Morro do Campestre se tem um dos melhores locais para apreciar as vistas do vale do Rio Canoas e assistir ao pôr-do-sol em Urubici. É uma delícia de lugar!
*   *   *   *   *
Logo que caiu o sol, a temperatura já marcava menos de dez graus. É sempre indicado levar um agasalho a todo o lugar dada a variação que se tem entre dia e noite. Seria mais uma noite gélida. Assim, decidimos ficar pela cidade e adiantar um pouco a hora de jantar.

Decidimos por um rodízio de pizza pertinho de uma lareira no restaurante Ponto da Neve. Ótimo custo benefício!

DIA 3:

No caminho de volta do Morro do Campestre, no dia anterior, recebemos o retorno do Iran, um dos guias que tentamos contato, confirmando a sua disponibilidade para fazer alguma atividade no sábado. Era o que precisávamos!

Nos encontramos às 9h no início da estrada de acesso ao Morro da Igreja e logo tomamos rumo ao nosso ponto máximo do feriado: a TRILHA DA PEDRA FURADA.
A pedra furada está no Parque Nacional de São Joaquim, localizado nos aparados da  Serra Geral e chegando a 1.822m de altitude. É necessária a autorização da ICMBio para acessar, nem que seja, o mirante do Morro da Igreja.
Trilha da pedra furada ecoturismo

A trilha é percorrida por cinco horas e tem grau de dificuldade de moderado a difícil. O primeiro estágio é um pouco mais leve, pois é a subida do morro. O trajeto pode ser úmido e, por vezes, enlamaçado. No segundo, começam algumas dificuldades com a existência de pedras, lama e terrenos escorregadios e íngremes. Em alguns pontos, chegamos a encontrar gelo!
 Paisagem logo no início da trilha

Seguindo pelo primeiro estágio

Trilha da pedra furada ecoturismo
 Cuidado: gelo na trilha !!!

O terceiro estágio é o contorno dos cânions em ambiente ainda mais íngreme, algumas vezes em ambiente fechado. É a parte que demandou mais preparo físico.

Terceiro estágio; o contorno do cânion (esq.)

Trilha da pedra furada ecoturismo
Primeira visão da Pedra Furada (ao centro)

Ao fim deste estágio, atingimos o objetivo principal, alcançado o furo da pedra! Por lá, ficamos por aproximados quarenta minutos. Hora de lanchar, descansar e aproveitar ao máximo o sol e todo o visual que nos circundava!
O furo da pedra!

Passado o tempo, voltaríamos pelo mesmo caminho, com pausa para a foto final da nossa conquista!
Trilha da pedra furada ecoturismo
 A Pedra Furada de outro ângulo e já no caminho de volta

Do mirante do Morro da Igreja, vislumbramos a Pedra Furada por outro ângulo, agora iluminado pelo dourado do sol, e contemplamos a imensidão distante em tons de azul. Cenário espetacular !
 Grand Finale: fim de tarde no Mirante do Morro da Igreja

Foi tudo mágico !!! A friaca da noite anterior deu lugar a um lindo dia de sol, com temperatura amena. Não dava para acreditar que havia chovido muito pouco antes do feriado. O tempo estava limpo e as paisagens livres de qualquer interferência climática.

Trilha da pedra furada ecoturismo
Como terminamos a aventura... felizes!!!

Dica... Para a trilha, é recomendável levar água, lanche e agasalho, pois a temperatura varia bastante. Não se pode esquecer de carregar a bateria da máquina!

*   *   *   *   *

Equipe toda recomposta, fizemos nosso jantar de saideira no famoso e recomendado Paradouro Santo Antônio. O menu escolhido foi parrilla, trutas e os acompanhamentos servidos no buffet (salada e alguns pratos quentes), servidos, claro, ao brinde de uma bela cerveja artesanal! Fechamos a nossa trip de inverno com chave de ouro!!!

DIA 4:

Dia de voltar, com as energias renovadas !!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

* * *

Precisa de  hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!