26/12/2014

Bogotá - Dia 2: Catedral de Sal + Candelária + Zona T



Devaneios de Biela
Rua do bairro histórico de La Candelária

Segunda-feira, treze de outubro, feriado do 'Dia de La Raza' (dia da raça) na Colômbia. Dia perfeito para aproveitar uma Bogotá ainda calma como no domingo para se deslocar com facilidade.






CATEDRAL DE SAL - Zipaquirá



Para se ir por conta até a Catedral de Sal, basta pegar um Transmilênio com destino ao Portal do Norte e lá procurar pelo ônibus intermunicipal com destino à Zipaquirá, ou simplesmente Zipa. 

Basta entrar no ônibus que o cobrador recolherá o dinheiro da passagem ao longo do percurso. Peça para ele lhe avisar quando estiver próximo à Catedral de Sal. O trajeto dura cerca de 50 minutos e custa uns R$ 5,00 (4200 COP).


Para retornar, pegue ônibus no mesmo lugar ou pergunte aonde ficam os ônibus para Bogotá. Você verá a placa no vidro dianteiro e, certamente, o cobrador que fica praticamente pendurado para fora do ônibus, irá avisar para onde está indo. Mas certifique-se de que há lugar vago ou você voltará em pé... como eu...

Chegando em Zipa, siga as placas indicativas que o levarão até o portão de entrada. Dali, basta seguir a linha branca até chegar aos domínios da Catedral.




Devaneios de Biela



Devaneios de Biela
Siga a faixa branca para chegar à Catedral de Sal


O bilhete mais simples custa 23000 COP (~R$ 30,00) e inclui a visita guiada. Os túneis estão a 186 metros de profundidade e a visita passa pelas 13 etapas da Via Crucis, até chegar à incrível Catedral de Sal. E claro, antes de sair há diversas lojinhas de souvenirs. Reserve 1h30 para a visita.


Devaneios de Biela
Acesso aos túneis e cruzes esculpidas em sal
 

Devaneios de Biela
A Catedral vista de cima...


Devaneios de Biela
... e de pertinho!

Antes ou depois da visita, vale dar uma caminhada pelo centro histórico de Zipaquirá. Por sorte, consegui ver um pouco da cidade antes, pois ao sair da Catedral, uma garoa caía sem demonstrar que pararia tão cedo.


Devaneios de Biela


Já era hora do almoço, então, encontrei uma cafeteira Juan Valdez, dei uma pausa para as pernas e decidi para onde iria seguir; a região histórica da Candelária.


Devaneios de Biela
Lanchinho !!!

LA CANDELÁRIA
  
A região antiga da La Candelária estará sempre mencionada nas dicas de ‘O que fazer em Bogotá’, que estão em guias de turismo e blogs por aí. É lá que se encontra a maioria das atrações da capital colombiana. Recomendo reservar um dia inteiro para caminhar pelas ruelas e visitar os lugares selecionados com calma.

O local de partida para este passeio é a Plaza Bolívar (carrera 8 com calle 10). Ponto central da Candelária, foi lá que em 20 de julho de 1810 foi declarada a independência da Colômbia e durante anos foi palco de manifestações políticas históricas, religiosas e culturais.

Ao norte da praça está o Palácio da Justiça, reconstruído em 1989 por último. A construção original (1921) foi destruída por um incêndio em 1948 e a segunda, foi destruída por um ataque rebelde em 1985.


Devaneios de Biela
Palácio da Justiça

À direita, em sentido horário, está a Catedral Primada, o centro religioso mais importante de Bogotá. No seu interior, estão os restos mortais de importantes figuras colombianas e da cidade como os de seu fundador, Gonzalo Jimenez de Quesada, o precursor da independência, Antônio Nariño e do pintor Gregorio Vásquez de Arce y Ceballos. E logo na esquina, o Colegio Mayor de San Bartolomé, fundado por jesuítas em 1604 e ainda em funcionamento, é considerado o mais antigo e tradicional colégio de Bogotá.


Devaneios de Biela
Catedral Primada de Bogotá

Seguindo à esquerda, está o imponente Congreso de La Republica (1926) - Capitólio Nacional.


Devaneios de Biela

E à sua direita, a Alcaldía Mayor de Bogotá, prefeitura distrital.


Devaneios de Biela
Alcaldía Mayor

Não deixe de observar as guloseimas vendidas na Plaza Bolívar, que vão desde formigas (sim!!!) até frutas, passando pelas friturinhas e pelas famosas e deliciosas Obleas, discos gigantes de wafer recheado com o que você quiser (coco, doce de leite, leite condensado,...). Vai por mim, o arequipe - doce de leite colombiano é beeem bom!

Devaneios de Biela
Comidas de rua e vitrine de doces típicos


Seguindo a rua ao lado da Catedral, há diversas padarias e lugares para comprar cocada (sim de novo!!!) e muitos tipos diferentes de doces; uma perdição à gula! E logo em seguida está o Centro Cultural Gabriel Garcia Marques, que abriga, entre outras coisas, uma livraria e um café no segundo andar. Dica de lugar para descansar da andança pela Candelária!


Devaneios de Biela
Centro Cultural GABO

Em frente está o Museo Botero, visita imperdível !!! Divirta-se apreciando as "gordinhas" e outras pinturas e esculturas do famoso pintor colombiano Fernando Botero, além de obras de pintores famosos como Picasso, Renoir, Dalí, Matisse, entre outros. A entrada é gratuita, mas programe-se, pois o museu fecha nas terças-feiras.

Devaneios de Biela
Museu Botero e algumas das obras expostas

Se ainda sobrar tempo, visite o Museo del Oro e a Casa de La Moneda (ambos fechados nas segundas-feiras!), outras opções da Candelária.


ZONA T

Para a noite, depois de passar o dia todo caminhando, a pedida foi relaxar na BBC - Bogotá Beer Company localizada na Zona T, em frente ao Shopping Andino. É uma opção obrigatória para quem visita Bogotá, gosta de cerveja (claro!) e deseja prestigiar as produções locais. Servem comidinhas apropriadas de boteco para acompanhar seus variados tipos de cerveja! 




Devaneios de Biela
BBC em frente ao Shopping Andino (Zona T)

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 

Veja também:


#DevaneiosnaColombia
Use essa # e veja mais fotos no Instagram

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis!


Precisa alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

10 comentários:

  1. Que lugar bonito. Fiquei doida pelas guloseimas e cervejas, é claro! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã da Colômbia, tem muito o que fazer e provar por lá! ;)

      Excluir
  2. A América Latina é incrível mesmo, não? Tantas lugares, sabores e culturas para conhecer. Já tenho que colocar Bogotá na lista :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclui mesmo na sua lista! Vocês vão gostar bastante! ;)

      Excluir
  3. Covardia esse post com dicas da Colômbia quando eu estou LOUCA pra ir pra lá logo!!! rs Essas obleas aí parecem muito o stroopwafel holandês, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São um pouco diferentes e beeeem maiores! Tem mil recheios para colocar e custam bem baratinho!!! ;)

      Excluir
  4. Puxa,tenho muita vontade de conhecer toda a América do Sul, mas ainda falta muita coisa. Adorei ver as dicas! Adoro café Juan Valdez :) Você comeu formiga? Quando eu era pequena, sempre queria comer e meu vô diziam que fazia bem aos olhos! kkkkkkkkk beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As formigas não me apeteceram, eles vendem uns pacotinhos na rua mesmo. Quem provou disse que são crocantes e salgadinhas, kkk... bj

      Excluir
  5. Adorei o post, a Colombia com certeza está na minha listinha de países que morro de vontatde de visitar! Adorei o post, acho que vou adorar as obleas!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...