A cada ano, conheça pelo menos um lugar diferente. E se este lugar estiver nos seus planos e a oportunidade aparecer, melhor ainda.
Foi assim que o destino me levou até a cidade histórica mineira de São João Del Rei, patrimônio histórico do Brasil.
É bem possível que, quando se fala em cidades históricas de Minas Gerais, venha à sua cabeça as famosas Tiradentes e Ouro Preto. O mesmo acontecia comigo. Pois São João del Rei é vizinha de Tiradentes e não menos famosa, talvez, menos popular. Mesmo assim, foi uma incrível surpresa e surpreendeu todas as expectativas.
São João del Rei começou a ser povoada no início do século 17, devido às atividades relacionadas com a exploração do ouro por ali existente. Seu nome é uma homenagem à Dom João V, rei de Portugal e tem como nativos, importantes personagens da história do Brasil como o ex-presidente Tancredo Neves e o próprio líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
A cidade está localizada à 185 quilômetros da capital mineira de Belo Horizonte e também é conhecida como a cidade ‘que os sinos falam’. Isso, porque ainda cultiva a linguagem dos sinos nas muitas igrejas que encontramos por lá. Cada toque tem o seu significado. Além disso, preserva uma arquitetura peculiar do período colonial, com casas brancas e janelas coloridas, encantando o olhar de turistas e fotógrafos.
A minha passagem por São João, como é chamada, foi rápida e para conhecer um pouco mais da cidade, precisei achar uma brecha na agenda do Encontro de Blogueiros. E foi depois de uma das programações, já anoitecendo, que andei pelas ruas do seu centro histórico, acompanhada das companheiras blogueiras Fernanda e Bruna.
O ponto de encontro sempre foi na Praça Frei Orlando, onde está a importante Igreja São Francisco de Assis, linda por fora e inacreditável por dentro. Durante os dias que estivemos em São João, pudemos observar etapas da procissão de Boa Morte e Assunção da Virgem Maria. Foi uma incrível experiência, jamais vista por mim antes.
Outro detalhe que descobri outro dia é que atrás da igreja, existe um cemitério e lá está a lápide de Tancredo Neves e sua esposa.
Voltando ao passeio noturno, atravessamos a ‘praia’, como os moradores carinhosamente chamam o Córrego do Lenheiro e chegamos no Largo do Rosário, onde está a Igreja do Rosário, uma das mais antigas igrejas preservadas em São João e representada pela padroeira dos escravos. Por isso, possui arquitetura considerada simplória.
Ao seu lado, está o Solar dos Neves e dos Lustosa. Este casarão colonial pertence à família do ex-presidente do Brasil, Tancredo Neves, e sediava o laboratório do Dr. Lustosa, famoso por inventar uma tal cera que aliviava as dores de dente no passado.
Entre na ruela ao lado e chegue à Rua Santo Antônio e observe que as suas casas possuem fachada irregular, algumas sendo bem tortas. Esta é uma das ruas mais antigas de São João del Rei e é onde estão sediadas as orquestras Ribeiro Bastos e Lira Saojoanense.
Voltando e seguindo pelas ruas de paralelepípedo e mais casas cheias de história, chegamos à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, sede de muitas celebrações importantes de nossa história e da atualidade de São João.
[ Imponente, a Basílica possui cinco portas, uma das
características que a distingue das demais igrejas ]
Subindo a ladeira e ao lado do Hospital de mesmo nome, está a Igreja de Nossa Senhora de Mercês, lindamente iluminada à noite.
Na descida, chegamos na Igreja Nossa Senhora do Carmo, considerada uma das mais bonitas na cidade. Logo em frente, está o Bar Bistrô, parceiro do Encontro de Blogueiros e onde tivemos uma ótima noite com show de chorinho da banda Chora Genésio horas mais tarde.
E para voltar ao nosso ponto de origem, cruzamos pela Ponte da Cadeia, a primeira de São João, que precisou ser reconstruída após desabar durante uma procissão. O nome está ligado com a prisão construída ao lado, hoje prédio da Prefeitura Municipal.
A assim terminou o nosso passeio noturno pelas ruas históricas e desta pequena amostra do que ver por São João del Rei. Espero que tenham gostado!
E como complemento deste post, a Bruna dá uma dica de roteiro pé pelas ruas de São João durante o dia no seu blog Contando as Horas. O seu relato está cheio de dicas e fotos!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o
Booking e faça a sua reserva!
O Devaneios é
afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com
o blog!
que show!!!!!!!!!!!!!!!! adorei e ficou tão carinhoso o post. Sua cara Gabi! Grande abraço e volte sempre!
ResponderExcluirQue amor, Tony! O post reflete a alegria do EIBV2!
ExcluirVoltarei com certeza! Bj
Parabéns pelo post.
ResponderExcluirObrigada Camillo!!!
ExcluirAdorei o nosso passeio noturno! Foi tão bonito que compensou o cansaço do fim de semana corrido hehehe
ResponderExcluirViu como vale a pena?!kkk
ExcluirObrigada por ter vindo junto...
Olá!!!
ResponderExcluirGostei bastante de conhecer São João del Rei, assim como outras cidades históricas mineiras. A cidade é cheia de histórias, vale muito a pena incluir no roteiro.
Obrigada por mencionar o meu blog!! Se nada der certo nessa vida, posso ser guia turistica em SJDR, né?!!?! =PPPP
Oiee!!!
ExcluirRealmente foi incrível conhecer este outro Brasil! Fiquei com mais vontade de voltar, desta vez com mais calma!
Obrigada por dividir as suas imagens de dia com a gente! Se precisar de uma guia, já sei quem procurar, kkk
Que post lindo, Gabi ;) SJDR é uma cidade encantadora
ResponderExcluirObrigada, Coisa!
ResponderExcluirSJDR merece a visita!!! Bjão
Vamos voltar? ;)
ExcluirSão João del Rei é um arraso, mas suas fotos estão matadoras hein? Adorei. :) Parabéns.
ResponderExcluirObrigada! A cidade é realmente inspiradora para fotos! ;)
ExcluirLugar para o qual a visita tem sido adiada, com frequência, mas sobre o qual não consigo parar de ler e pesquisar. Quero passar uns dias na região, para matar minha sede das Cidades Históricas. Essas fotos noturnas me ganharam, claro! BjO!!
ResponderExcluirQue passeio bacana, Gabi! Já conversei com meu esposo diversas vezes para planejarmos uma viagem às cidades históricas de MG.
ResponderExcluirAdorei o post!
Eu e a Eloah tivemos o prazer de conhecer esta cidade linda e guiadas pelo Antonio do Retrip. Cada igreja, cada loja, cada detalhe nos fizeram sorrir. É lindinha mesmo. E também adorei os bares, com cervejas baratas e uma moçada bem bonita.
ResponderExcluir