11/11/2015

Ecoparque Sperry: Ecoturismo e gastronomia em Gramado

Vocês já devem ter percebido que Gramado é um dos lugares que gosto muito de explorar. Em um final-de-semana, fica quase impossível visitar tudo o que há por ali e pela vizinha Canela. Já contei quais são os 5 principais e indispensáveis pontos turísticos (e gratuitos), indiquei roteiro de um dia para passear com as crianças e mostrei alguns dos principais museus de Gramado, entre outras atrações.

Agora, vou sair um pouco do eixo urbano para mostrar uma opção de passeio em meio à natureza que vale muito a visita: o Ecoparque Sperry.

Portão de entrada

Localizado a 8km de Gramado, ou 10km de Canela, o parque convida os visitantes a praticarem o ecoturismo e apreciarem a natureza em trilhas autoexplicativas de percursos relativamente fáceis e muito bem sinalizadas. Ao chegar, já damos de cara com um ambiente lindo e muito bem cuidado.

Logo na entrada, recebemos as boas vindas do Leandro Sperry, que contou a história do parque e nos incentivou a desbravar as trilhas e curtir cada mirante. O trajeto tem cerca de dois quilômetros e leva o tempo que você precisar. No nosso caso, levamos quase duas horas, pois paramos o tempo todo para fotografar e contemplar as paisagens. Siga o post que você irá entender...

Gramado - Ecoparque Sperry

Começamos a trilha, cruzamos pontes, observamos espécies de árvores e chegamos no primeiro mirante, com vista para a Cascata do Trombão, de 35m de queda em meio à mata. Já se foram minutos de paz e contemplação.

Cascata do Trombão

A trilha segue costeando um cânion de mata nativa até chegar na próxima atração: a Cachoeira Escondida. Aqui, para você ter a melhor visão, siga pela trilha secundária até a segunda queda. Serão 103 degraus em caminho de ida e volta, mas vale cada passo.

Na base da Cachoeira Escondida

Gramado - Ecoparque Sperry Gramado - Ecoparque Sperry

Depois, voltamos para a trilha principal e seguimos até chegar a um descampado, com vista para o Vale do Quilombo e uma grande área de pomar um pouco mais adiante. É muita beleza e ar puro!

Gramado - Ecoparque Sperry
Placa interativa do Vale e outras sinalizações

Anexo ao pomar, uma pequena trilha se inicia e nos conduz a outro lindo cenário: a Cachoeira do Poço. De queda pequena, a água cai em um poço esverdeado e, junto com a natureza ao redor, forma uma paisagem deslumbrante!

Cachoeira do Poço

Ao final da Cachoeira do Poço, chegamos ao Mirante da Cachoeira da Usina e ao momento de tomar uma importante decisão no passeio: ir ou não até à sua base. Estávamos no final da trilha, há mais de uma hora, e teríamos 208 degraus pela frente. Respiramos fundo e seguimos adiante. Uau, decisão mais do que certa!

Gramado - Ecoparque Sperry
E aí, vai ou tá com medinho ???

Vai né...

Lindo grand finale, com direito a
arco íris na Cachoeira da Usina

Não é necessário guia nas trilhas. Sugiro usar roupa confortável, tênis, protetor solar, levar repelente, água e bastante bateria na câmera fotográfica. Se você tiver sorte, ainda pode cruzar com animais como coatis, tatus e bugios pelo caminho.

Dica Extra de Biela: infelizmente não pude desfrutar nessa vez, mas no Ecoparque Sperry está o Restaurante Bêrga Motta. Mais do que um restaurante é um recanto rústico e aconchegante para sair do convencional. O restaurante abre sábados, domingos e feriados a um custo único de R$ 55,00 (sem bebidas) e não aceita cartões.

Ecoparque Sperry e Berga Motta
O bolinho de arroz, banana e canela é uma delícia!
Foi oferecido pelo chef Guilherme Sperry
ao final do passeio!

Percebe-se que a Família Sperry cuida com muito carinho de tudo por lá.
Voltarei com certeza!

Ecoparque Sperry

Acesso pela Av. das Hortênsias, na esquina do Outler Sierra e Chocolate Prawer - siga as placas!
Abre de terças a domingos, das 9h às 17h
Ingressos: 12,00 adultos e 6,00 crianças de seis a doze anos
www.ecoparquesperry.com.br

Restaurante Bêrga Motta
Abre sábados, domingos e feriados a um custo único de R$ 55,00 (sem bebidas) e não aceita cartões.

Logo oficial Gramado Inesquecível

O Devaneios teve o apoio da Secretaria Municipal do Turismo de Gramado neste passeio.
As opiniões aqui expressas são particulares e independentes.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no FACEBOOK e no INSTAGRAM e tenha fotos e conteúdos exclusivos!

* * *

Precisa de  hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!