28/04/2017

Um passeio por Tiradentes - Minas Gerais


Tiradentes - Minas Gerais


Tiradentes: um feriado nacional, uma personalidade histórica, uma cidade encantadora no interior de Minas Gerais. O passado 21 de Abril me fez recordar o dia em que Tiradentes deixou de ser um destino possível, para se tornar realidade. E é a escolha para o retorno de posts desta Sexta Especial no blog.

Era um lindo dia de Agosto, propício para a realização desse passeio que teve origem em São João del Rei, cidade vizinha e onde estávamos hospedados. A bordo da Maria Fumaça, logo chegamos à Tiradentes para um mini tour que deixou saudades.



O mini tour por Tiradentes

Ao chegar em Tiradentes de Maria Fumaça, fomos recepcionados pelo Receptivo Rumos em Rotas, que nos conduziu pelas ruas da cidade. Este passeio fez parte da programação do encontro de blogueiros que aconteceu naquele final de semana.


A Estação Ferroviária de Tiradentes é um pouco afastada do Centro, vale ir de carro até lá e, depois, tranquilamente se passeia pela cidade a pé. O calçamento, apesar de ser de pedra e íngreme em algumas partes, é bem mais homogêneo que o de Paraty, cidade que tem arquitetura e atmosfera bem semelhante, mas no Estado do Rio de Janeiro.

Intitulei esse passeio como mini tour ou Tiradentes degustação, já que teve a duração de, apenas, parte da tarde. Mesmo em um curto período, foi possível curtir ao máximo o que a cidade tem a oferecer: um belíssimo patrimônio histórico declarado e preservado (IPHAN - 1938). Gastronomia, festivais, história e cultura só vem a acrescentar e tornar Tiradentes um destino ainda mais rico e atraente. 

Começamos o tour pelo melhor ponto para se ver Tiradentes do alto; a singela, mas agradável Igreja São Francisco de Paula. Observe a vista por todos os lados e admire a cidade e a bela Matriz de Santo Antônio ao longe.

Tiradentes - Minas Gerais


Em sua frente, a cruz data de 1718, ano em que Tiradentes deixou de ser um arraial, passou a ser a Vila de São José e desenvolver a arquitetura que impera até os dias atuais. Somente em 1860, passou a ser considerada na categoria de cidade. A nominação Tiradentes veio somente em 06 de dezembro de 1889, em reconhecimento e homenagem à Joaquim José da Silva Xavier, dentista de profissão (origem do nome ‘Tiradentes’) e alferes, cargo militar da época colonial, que participou ativamente da Inconfidência Mineira.

Tiradentes - Minas Gerais


No entorno do Chafariz São José de Botas, tivemos a van estacionada para seguir caminhando pelas ruas de Tiradentes. Este monumento tem especial importância, pois a água abastecia os habitantes e animais de Tiradentes, como também era usada para que se lavassem as roupas; cada função no seu locar apropriado. 

O formato do chafariz é semelhante à uma fachada de igreja, com elementos barrocos trabalhados em quartzito, com destaque para a cruz e brazão com as armas de Portugal.

Tiradentes - Minas Gerais


Ladeira acima e adentramos aos traços belíssimos da arquitetura colonial, com portas e janelas coloridas, lamparinas e outros detalhes. Chama a atenção uma pequena capela, que mais tarde descobri ser a casa paroquial, anexa ao Museu da Liturgia.

Tiradentes - Minas Gerais


E bem ali, no topo da ladeira, está a imponente Igreja Matriz de Santo Antônio, onde a pausa para fotos é bem longa! A construção do século XVIII é a menina dos olhos de Tiradentes; uma das principais atrações da cidade. A fachada foi desenhada por Aleijadinho e os inúmeros detalhes merecem todo o tempo possível para se admirá-los. Para acessar o interior da Igreja, uma pequena contribuição é cobrada e, lá dentro, fotos não são permitidas. Garanto que vale, sim, entrar. É arte dourada, para todos os lados, que nos rouba o fôlego, de tamanha beleza e riqueza.

Tiradentes - Minas Gerais

Tiradentes - Minas Gerais


Seguimos pela rua lateral até chegar ao Museu Padre Toledo, casarão onde morou este inconfidente e serviu de cenário para diversos encontros daquela época. Em frente, há uma estátua de Tiradentes. Não tivemos tempo, mas os amigos Mineiros na Estrada recomendam a visita! 

Tiradentes - Minas Gerais


Seguimos ziguezagueando pelas ruelas até chegar à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, outro belo exemplo da arquitetura barroca. É uma das igrejas mais antigas de Tiradentes e era frequentada e adorada pelos escravos.

Tiradentes - Minas Gerais


E o nosso passeio anunciava o seu fim. Chegamos ao movimentado e tradicional Largo das Forras, ponto de encontro de muitos e local que reúne bares, restaurantes, lojas de artesanato. Ali ficamos por algum tempo, fizemos nossas compras e nos despedimos de Tiradentes, muito felizes com o que vivenciamos.


Mapa do deslocamento - clique sobre as letras para identificar os pontos


Roteiro seguido - atrações de Tiradentes visitadas :

- Igreja São Francisco de Paula
- Chafariz São José
- Museu da Liturgia e Capela
- Matriz Santo Antônio
- Museu Padre Toledo
- Igreja Nossa Senhora do Rosário
- Largo das Forras

Tiradentes - Minas Gerais

#DevaneiosemMinas
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

6 comentários:

  1. Tiradentes é uma gracinha! Muito obrigada por mencionar a gente! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ain que lindeza de post. Adorei rever Tiradentes pelas suas lentes e palavras. Bom finde.

    ResponderExcluir
  3. Que cidade fofa, Gabi!
    Quero tanto conhecer Tiradentes um dia.
    Suas lindas fotos estão me fazendo querer adiantar essa visita ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é fofíssima mesmo. Sempre quis ir e valeu cada ladeira!
      Vale alugar um carro e fazer as cidades do entorno juntas!
      Um dia volto! Adoro Minas!

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...