22/11/2017

Um Feriado diferente em Angra e Ilha Grande


Feriado em Angra e Ilha Grande - Freguesia de Santana


Dias lindos de sol, praias paradisíacas, cenários deslumbrantes compostos com o mar e o verde das montanhas. Assim é Angra e Ilha Grande, destino desejado por muitos. Localizados na chamada Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, depois de conhecer Paraty, tive a oportunidade sair de Curitiba para passar um feriado diferente, mergulhando e navegando por entre as mais diversas ilhas que compõe este belo arquipélago. 

Que tal passar um feriado em Angra e Ilha Grande


Feriado em Angra e Ilha Grande


Uma das maiores dificuldades que sempre encontrei em ir para Angra e Ilha Grande é a distância que as separa de Curitiba ou Porto Alegre, onde eu morava antes. Angra está localizada a 151 km do Rio de Janeiro e Ilha Grande pertence ao município, mas só se chega lá de barco ou lancha mesmo. Pode-se ir de avião ao Rio de Janeiro ou São Paulo e contratar um serviço de transfer ou alugar um carro, por exemplo. De ônibus também é possível, mas o fato é que estes deslocamentos devem ser bem estudado antes.

No meu caso, fomos bravos guerreiros e enfrentamos mais de doze horas de estrada em ônibus fretado a partir de Curitiba. Viajamos por toda a noite e quinta-feira de feriado chegamos com o mar nos esperando. Fui sozinha acompanhando um grupo que se formou para mergulhar por lá. A organização desta viagem foi feita pela Acquanauta, escola de mergulho de Curitiba e foi meu début com eles.




Onde ficamos hospedados em Angra: Pousada Angra Fashion 

Angra e Ilha Grande - Pousada Angra Fashion
A pousada vista do mar

À primeira vista veio um pensamento em mente: era tudo o que eu queria! Localizada entre a mata e o mar, a pousada oferece muita tranquilidade a quem lá se hospeda. Entre o prédio dos quartos e o de restaurante e lazer, tem-se a área de piscina, com a praia particular e um trapiche para o embarque nos barcos ou lanchas.

Fiquei hospedada em quarto duplo, com sacada e vista para o mar. Não era muito espaçoso, mas a minha cama era confortável e ter o mar aos olhos e ouvidos era ótimo. O quarto era equipado com TV a cabo e ar condicionado, frigobar desligado e sem secador de cabelo. O banheiro era reformado, com box de vidro. O chuveiro demorava muito para esquentar e não tinha um bom jato de água. Podem melhorar neste item.  

Para se ter ideia de preço, a tarifa com café para 04 diárias do feriado em apartamento duplo standard ficaria entre 1800 e 2100 Reais (base 2017), dependendo se com vista para o mar ou não. Interessante que a Pousada também oferece pacotes de meia pensão e pensão completa, basta combinar na reserva. A administração deixa bem claro que é proibido consumir alimentos próprios nas áreas comuns nas muitas placas espalhadas pela propriedade. Isso nos chamou a atenção. 

Angra e Ilha Grande - Pousada Angra Fashion


Tivemos regime de meia-pensão e foi ótimo em função de passarmos quase o dia todo no mar. O café da manhã era muito bem servido, com bastante variedade de pães, bolachas, frutas e itens quentes, como ovos e salsicha. No jantar, buffet de comida caseira bem gostosa e salada fresca. A sobremesa não era incluída e as bebidas também deveriam ser pagas à parte. Achei mesquinho não terem incluído pudim ou frutas no buffet, mas estava na política da pousada. Isso virou brincadeira entre nós!

Aos que desejarem, também há sauna, sala de ginástica, sala de jogos e caiaques para aluguel. O mar é bem calmo e perfeito para o banho! Na recepção é possível de se agendar passeios de escuna, barco ou lancha às principais praias turísticas e pontos de interesse em Angra e Ilha Grande.

Angra e Ilha Grande - Pousada Angra Fashion


- Pontos negativos: 
. Acessibilidade bastante limitada, visto que a pousada fica em uma encosta e existem muitas escadarias para todos os lados. 
. Sinal de Wifi fraco e disponível somente nas áreas comuns, o que nem sempre funcionava. Aproveite para desconectar, se conseguir!

- Opinião: embora existam pontos que podem ser melhorados, como o chuveiro, passamos um ótimo feriado hospedados na Angra Fashion. Tivemos a particularidade de ter a operação de mergulho na pousada, o que é muito válido e também pudemos agendar um passeio direto com eles. 

Angra e Ilha Grande - Pousada Angra Fashion
Que tal um fim de tarde assim?


Mergulhos e passeios em Angra e Ilha Grande

. Como é mergulhar em Angra e Ilha Grande?

O objetivo principal deste feriado era praticar o mergulho recreativo. Foram 02 mergulhos por dia, começando logo na chegada na quinta-feira, até domingo, com a possibilidade de uma saída noturna, que não foi feita por opção. Como características gerais da Baía de Ilha Grande, encontramos mar frio com temperatura da água em torno de 22 graus e visibilidade média de 10 metros ou menos. Os mergulhos eram todos rasos, chegando a 15 metros de profundidade máxima.

Angra e Ilha Grande - mergulho
Um dos pontos de mergulho era essa ilhota... 


A navegação foi tranquila entre os pontos de mergulho e o tempo necessário para chegar neles ficava próximo aos trinta ou quarenta minutos. O perfil dos mergulhos era quase sempre o mesmo: com recifes de um lado e areia do outro.  Alguns mergulhos apresentaram corrente fraca, mas todos foram bem tranquilos. 

Em relação à fauna e flora, a incidência de coral sol na região está grande. Vez ou outra, eram as suas cores laranja e amarelo que davam um contraste mais vibrante no cenário. Muitos peixes falsos voadores, frades, cofres, caranguejos grandes, baiacus e alguns ciliares. Há quem viu polvo e a aparição de alguma tartaruga é sempre uma alegria para quem está embaixo d’água! No último mergulho, pedimos para visitar o ponto onde estão destroços de um helicóptero. 

Angra e Ilha Grande - mergulho
Eu e as bolhas !!!

A operação foi toda conduzida pela Oceán Centro de Mergulho, que fica localizada na própria Pousada Angra Fashion. A embarcação foi lotando ao longo do feriado, quando começamos a dividir o espaço com outros grupos de mergulhadores, mas isso não diminui a excelente atenção dada pelos tripulantes. Jean e Ricardo, obrigada!


BIELA RECOMENDA: Além de protetor solar e itens necessários para 
destinos de praia, não esqueçam de levar repelente!!!


. Passeios em Angra e Ilha Grande

Mas e daí... vai até Angra e Ilha Grande e não vai conhecer as suas praias paradisíacas? Não, senhor... 

Entre as várias as opções de passeios de escuna, barco ou lancha por lá, conseguimos personalizar um roteiro para o nosso grupo. Agendamos diretamente na pousada e o próprio pessoal da Oceán nos levou para conhecer a Praia Freguesia de Santana e a Lagoa Azul.  Esse passeio geralmente dura cinco horas e engloba outras praias. 

- Praia Freguesia de Santana: foi onde se iniciou o povoamento de Ilha Grande. Além da bela enseada, que pudemos desfrutar durante a parada, é possível de se fazer trilhas pela Mata Atlântica até as praias do Bananal e Saco do Céu, como também e visitar o entorno da Capela de Santana, cuja propriedade é particular. A temperatura assustou um pouco, mas logo, todos estavam se divertindo dentro d’água!

Angra e Ilha Grande - Freguesia de Santana
Cenário típico de Angra e Ilha Granda, com muitas lanchas


Angra e Ilha Grande - Freguesia de Santana
Praticando SUP nas águas calmas de Ilha Grande


- Lagoa Azul: um dos lugares mais visitados de Ilha Grande para se praticar snorkeling como também atracar lanchas e badalar. Se chama assim, pois lembra o cenário do filme ‘A Lagoa Azul’, clássico do cinema dos anos 80. Fica bem ao lado da Freguesia de Santana e a variação de tons da água é apaixonante!

Angra e Ilha Grande - Lagoa Azul
Cenário realmente exuberante na Lagoa Azul

. Ficou para a próxima... 

Posso dizer que esse passeio foi um ‘aperitivo’ do que Angra e Ilha Grande pode nos oferecer a mais. E é até estranho, visto que o fato de praticar mergulho nos proporcione visitar muitas enseadas e praias que não são tão comuns aos outros visitantes. Este feriado deixou a vontade de voltar e curtir o que não foi possível.

Sem dúvida, quando eu voltar para lá, buscarei de me hospedar na Vila do Abraão, pela atmosfera e possibilidades que o local proporciona, e conhecer as outras praias, como a famosa e bela Lopes Mendes. A Mariel andou por lá e deixou várias dicas prontas para quem quiser pesquisar sobre este belíssimo destino. É mais um paraíso que temos no nosso Brasil para conhecer e explorar!


#DevaneiosnoRio
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...