10/08/2018

Museu do Peregrino - Santiago de Compostela


Santiago de Compostela - Museu do peregrino


Por que visitar o Museu do Peregrino em Santiago de Compostela? Saiba mais sobre a origem dessa peregrinação e da própria cidade através de relatos, lendas e muitos objetos. É um museu pequeno, de rápida visitação,  preço bastante acessível e ainda está localizado ao lado da Catedral. 

A cada passo dado durante o Caminho Português de Santiago, mais ia sendo envolvida nessa história. O início de tudo, desde a descoberta do túmulo até a formação da cidade de Santiago estão expostos de forma diversa. Não perca a oportunidade e enriqueça seu conhecimento com esta visita!


Museu das Peregrinações e de Santiago

Embora criado em 1951, o museu só viu lento crescimento do seu acervo após a década de 70, com início de tímida distribuição de fundos para museus estatais e interesse na compreensão da peregrinação e da força exercida pelo apóstolo Santiago, discípulo próximo de Jesus Cristo.

Santiago de Compostela - Museu do peregrino


Com a transferência da gestão do museu para a Junta da Galicia, deu-se início a política de aquisição de fundos que aumentaram consideravelmente o acervo. Como o passar do tempo, a necessidade de espaço fez com que o museu fosse remodelado e passasse a ocupar novas instalações a partir de novembro de 2015. Procure por um prédio cheio de arcos na Praça de Praterias.

O Museu das Peregrinações e de Santiago trata da peregrinação como fenômeno universal, da peregrinação jacobea e de todas as dimensões do Caminho de Santiago.  Encontram-se expostas esculturas, pinturas e diversos objetos e imagens de Santiago.

Santiago de Compostela - Museu do peregrino


Passeando pelo museu

A visitação ao museu começa com a citação das três grandes peregrinações cristãs do mundo: os chamados “palmeiros" seguem em direção a Jerusalém, a Terra Santa; os “romeiros” a Roma, com as tumbas de Pedro e Paulo; e os “jacobeus” a Santiago de Compostela, por Santiago Maior.

Sem entrar em detalhes de religião, Santiago (São Tiago) era um dos doze apóstolos e discípulo próximo de Jesus Cristo, junto a Pedro e João, sendo testemunha de muitos dos seus acontecimentos mais importantes.  

Santiago de Compostela - Museu do peregrino - Santa Ceia
Destaque para Santiago em A Última Ceia - obra de Leonardo da Vinci


A história envolve, ainda mais, quem cruzou algum dos caminhos de Santiago e falo por mim mesma. As referências dessa história são baseadas em tradições e lendas, mas fazem-nos acreditar em todo o seu sentido.

Registros contam que após missão de tentativa de disseminação do cristianismo na Hispania - Península Ibérica, Santiago retorna a Jerusalém para acompanhar a Virgem Maria em seu leito de morte. Ali, no ano de 42, ele é decapitado por ordem de Herodes Agripa I, rei da Judieia e perseguidor de cristãos. Sete discípulos de Santiago levam o seu corpo para a região espanhola da Galícia, chegando lá através do porto de Iria Flavia, atual Padrón; um dos últimos lugares de pernoite no Caminho Português de Santiago e que tive a honra de conhecer.

Santiago de Compostela - Museu do peregrino
Representação do percurso do corpo de Santiago


Centenas de anos se passaram até que um ermitão, conhecido como Paio, avistou luzes em um bosque e alertou esta ocorrência a Teodomiro, bispo de Iria. No local, foi encontrado um altar com três monumentos funerários. Um deles guardava um corpo degolado, com a cabeça sob um dos braços e um letreiro do tipo ‘aqui jaz, Santiago,...’. Os restos ósseos nos outros dois monumentos foram atribuídos aos discípulos Teodomiro e Atanásio.

Teodomiro envolveu o rei Afonso II, o Casto, rei das Astúrias, que foi o responsável por mandar construir modesto templo que, mais tarde, se transformaria na bela Catedral de Santiago de Compostela. A notícia se disseminou rapidamente pela Europa e Afonso foi considerado o "primeiro peregrino" dos muitos que viriam. Seu trajeto é o conhecido como Caminho Primitivo e liga Oviedos a Santiago de Compostela. 

Santiago de Compostela - Museu do peregrino
Santiago peregrino


Após toda essa contextualização sobre a origem da peregrinação rumo à Santiago de Compostela, seguimos para a segunda parte da visita ao museu para explorar exatamente a peregrinação em si. Vemos os diversos caminhos existentes e fatos mais curiosos, como objetos que era de costume carregar no passado distante e a comparação com as vestimentas. Fico imaginando como seria na época, tarefa quase impossível. 

Santiago de Compostela - Museu do peregrino
Peregrinos do passado e do presente; quanta diferença!


Ao fim, quem tiver interesse, pode ver uma breve e didática apresentação, em vídeo, de toda a evolução da peregrinação jacobea, bem como da criação da cidade de Santiago de Compostela. Vale dedicar alguns minutos! 

Santiago de Compostela - Museu do peregrino


Informações práticas

Localização Praza das Praterías - Santiago de Compostela
Valor da entrada – tarifa cheia:          2,40 Euros 
Horário de funcionamento:     Terças-Sexta: 9h30 – 20h30 
Sábado: 11h – 19h30
Domingos e alguns feriados: 10h15 – 14h45
Segundas: fechado
Serviços: guarda volumes, banheiros, acessibilidade


+ Santiago de Compostela, Caminho e Galícia no Devaneios

- City tour a pé por Santiago de Compostela
- O que levar na mochila para o Caminho de Santiago?


#DevaneiosnoCaminho
Use esta # e veja mais fotos nas redes sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...