25/07/2018

City Tour a Pé por Santiago de Compostela


Free walking tour - Santiago de Compostela


Vocês já devem ter ouvido falar nos Free Walking Tours, não? São maneiras descontraídas e divertidas de se conhecer curiosidades e lendas, além dos fatos históricos de uma cidade com caminhadas pelos seus pontos mais conhecidos. Sou fã dessas atrações e procuro por elas em quase todo lugar que vou. E não foi diferente em Santiago de Compostela, na região da Galícia, noroeste da Espanha.

A cidade é conhecida por ser ponto de chegada dos diversos Caminhos de Santiago existentes e isso é só um fato. Santiago de Compostela é surpreendente; cheia de vida, de detalhes e aconchego. Através deste city tour a pé, saibam o que ver e conhecer pelo seu centro histórico. Apaixonem-se também por mais este Patrimônio Cultural da Humanidade!


Free Walking Tour em Santiago de Compostela

Free walking tour - Santiago de Compostela


Muita gente apenas passa por Santiago de Compostela. Seja em passeios bate-e-volta a partir do Porto (Portugal) ou pelos peregrinos que logo partem para as suas casas, muitos visitantes passam apenas poucas horas na cidade.

Mas o que se encontra em Santiago além da sua famosa Catedral e da sua relação com o Caminho? Santiago é uma cidade que pode surpreender. A existência da Universidade lota Santiago de gente jovem. Suas inúmeras praças do centro histórico acolhem todos. Seu extenso comércio de rua, sua organização e bela arquitetura encantam.

São sugeridos dois a três dias inteiros para conhecer e curtir o melhor de Santiago e ainda dar uma volta em algum lugar da Galícia. E como ponto inicial de inspiração, apresento uma lista de lugares essenciais para conhecer e visitar na antiga cidade intra muralhas, perfeitamente possível de se fazer a pé, sozinhos ou através de tours guiados.


- Plaza del Obradoiro

Praça do Obradoiro - Santiago de Compostela
Plaza del Obradoiro com o Palácio de Raxoi ao fundo


Um dos principais lugares para conhecer em Santiago de Compostela. Foi lá que tudo começou. Uma pequena capela se transformou em uma belíssima e imponente Catedral e uma cidade que se construiu ao seu redor. O nome – Obradoiro – deriva das oficinas de operários que trabalhavam na construção da catedral. É onde chegam milhares de peregrinos todos os dias; vale observar a emoção de cada um!  

A praça é bem ampla e reúne os poderes da cidade – administração, religião e educação, representados pelas construções que a circundam. Em frente à Catedral, está o Palácio de Raxoi, sede da Câmara Municipal e da Presidência da Xunta de Galicia, à direita está o Hostal de los Reyes Católicos (~1500), que foi um hospital para abrigar peregrinos que ali chegavam e hoje abriga um hotel cinco estrelas e, do outro lado, o Colégio de San Xerome, sede da Reitoria da Universidade de Santiago de Compostela. 


- Catedral de Santiago

Catedral de Santiago de Compostela
Fachada da Catedral de Santiago


Magnífica!  Independente de religião ou do motivo que os levarem até Santiago, não há como não se emocionar com este monumento. Tá certo que meu sentimento é elevado depois de ter caminhado por 240 quilômetros. A Catedral de Santiago é grandiosa e belíssima. Suas torres podem ser vistas de longe. No seu topo, vê-se a imagem do apóstolo Santiago, vestido de peregrino. Abaixo dele, seus discípulos: Teodoro e Atanásio.

Catedral de Santiago de Compostela
Detalhes do altar maior e do 
mausoléu de Santiago


Para se visitar à Catedral, é recomendado acessá-la através da porta da Plaza de Platerías. Estando de frente para a fachada, siga à direita e contorne o monumento. No altar-mor, está Santiago e peregrinos e visitantes podem ir abraçá-lo pelas costas; é uma tradição. Abaixo do altar, há um pequeno mausoléu com relíquias de Santiago, Teodoro e Atanásio. 

Com sorte, acompanhem alguma missa do peregrino para tentar ver o ritual do Botafumeiro. O enorme incensário era utilizado na Idade Média para aliviar o odor e purificar os peregrinos da época e a tradição se mantém até hoje. São necessários oito homens para içar o Botafumeiro a uma altura de 65 metros e mantê-lo em movimento de vaivém por alguns ciclos até a sua parada. É emocionante, mas não frequente. Acontece em feriados especiais, como o do dia 25 de Julho – aniversário de Santiago - ou se algum grupo resolver contratar o serviço.

Botafumeiro - Catedral de Santiago de Compostela
Botafumeiro no final do ritual


- Plaza de las Platerías

Praça ao lado sul da catedral, onde está localizado o Museu do Peregrino e há concentração de joalherias e lojas de bijuterias. Procurem pelo azabache, que parece uma pedra preta, mas é madeira fossilizada. É uma ótima recordação para se levar de Santiago.

Plaza de las Platerias - Santiago de Compostela
Plaza de las Praterías vista do telhado da catedral


No centro da praça há uma curiosa fonte com quatro cavalos e, subindo as escadarias, a única fachada romântica da catedral. Perceba a diferença de textura dos diversos ícones que a compõe. São anjos, apóstolos, signos e cenas religiosas. É por ela que se entra na Catedral.

Plaza de las Platerias - Santiago de Compostela
Fonte e entrada da Catedral


- Rua do Franco

Liga o Parque Alameda à Catedral de Santiago. É uma estreita rua somente para pedestres, que concentra inúmeras opções de bistrôs, bares e lojas de souvenir. Além do turístico, é a rua onde está o Colégio Fonseca, primeiro edifício da Universidade de Santiago de Compostela (~1520); vale dar uma espiada no seu jardim!

Rua do Franco - Santiago de Compostela
Rua do Franco ainda adormecida


- Mercado de Abastos

Mercado na ativa desde 1873; lugar querido e tradicional pelos locais. Destaca-se pelo trato direto entre feirantes e consumidores e pela variedade de alimentos comercializados. Há abundante variedade de frutos do mar frescos, culinária típica da Galícia, bem como carnes, verduras e queijos. Mostrarei mais sobre este Mercado em outra oportunidade!

Mercado de Abastos - Santiago de Compostela
Área externa do Mercado de Abastos 


- Porta do Viño / Arco de Mazarelo

O Arco de Mazarelo era uma das sete portas de acesso à cidade amuralhada de Santiago de Compostela, porém a única que se conserva. Também é chamado de Porta do Viño, pois era por onde entrava o vinho da zona do Ribeiro, famosa na Galícia.

Porta do Viño - Arco de Mazarelo - Santiago de Compostela
Única porta preservada em Santiago de Compostela


Das outras portas, sobraram os nomes. Fato curioso é que onte estava a Porta Faxeira, hoje, existe uma faixa de pedestres que liga a Rua dos Francos ao Parque Alemada. Quando o sinal fica vermelho para carros, uma gravação ecoa algo tipo “Porta Faxeira aberta, podem passar”!


- Parque Alameda

Lindo parque, cheio de passeios e paisagismo. É onde se tem privilegiada vista da Catedral de Santiago (foto que abre este post!) e ótima opção de lugar para curtir o pôr do sol. 

Alameda Park - Santiago de Compostela
Jardins do Parque Alameda


Preserva mais um fato histórico da cidade. Percebe-se diferença entre o ornamentado passeio central, com bancos enfeitados em ferro pintados de branco e os bancos de madeira das outras áreas. Isso para diferenciar as classes sociais do não tão distante século XIX. 


Um pouco mais sobre o Free Walking Tour

Agora que vocês já conhecem as principais atrações de Santiago de Compostela vamos ao tour. 

Existem várias organizações disponíveis em Santiago de Compostela, mas quem conduziu esta caminhada foi a Galícia Experience. A Sara, guia e santiaguense, mostrou-se muito entusiasmada e orgulhosa de sua história. A caminhada foi bem humorada e repleta de sugestões a todo o momento. Foi um rico passeio! 

O tour tem duração média de duas horas e é gratuito a princípio. Ao final, neste caso, fomos até o escritório da Galícia Experience e ali deixamos uma contribuição espontânea (e esperada) pela disponibilidade deste serviço.

Quem tiver interesse, basta estar na Plaza del Obradoiro e procurar pelos guarda chuvas brancos! É só chegar! 

Free walking tour - Santiago de Compostela
Momento de explicações sobre Santiago


Informações práticas:

Ponto de encontro: Plaza del Obradoiro
Horários: 10h30, inglês e espanhol e 17h30, espanhol
Mais informações



#DevaneiosnoCaminho
Use esta # e veja mais fotos nas redes sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...