01/02/2019

Espanha - Tour Finisterre e Muxia - Costa da Morte


Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha


Muita gente considera a cidade de Santiago de Compostela um destino de passagem. Sejam peregrinos que fazem o Caminho de Santiago ou visitantes em Portugal, que resolvem estender a viagem até a Espanha e conhecer este tão famoso destino, é comum fazerem somente o passeio de um dia para lá. Porém, existem algumas oportunidades no noroeste da Espanha que somente serão oferecidas aos viajantes que desejarem explorar um pouco mais desta linda região, a Galícia.

Existem algumas excursões que facilitam esta exploração, visto os lugares visitados e o conforto nelas incluídos. Participei de duas delas e, aqui, estão detalhes do Tour Finisterre e Muxia, na Costa da Morte. Passearemos pelos destinos finais do Caminho de Santiago – a bucólica Muxía e o farol de Finisterre, na conhecida como Costa da Morte, visitaremos a incrível Cascata de Ézaro e conheceremos o maior horreo galego, localizado na pequena cidade de Carnota. Venham comigo viajar por meio de cultura espanhola e belas imagens!


Tour Finisterre e Costa da Morte


Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha
Farol de Finisterra 


Após caminhar por 240 quilômetros e receber a bênção do feito na Catedral de Santiago, deu vontade de continuar e seguir até o encontro com o mar. Mas ir a pé até Finisterre não seria uma opção no momento. O tempo de férias que restava seria destinado ao ócio, à contemplação e ao merecido descanso.

Assim surgiu a opção de contratar a excursão para Finisterre e Costa da Morte, opção fortemente oferecida pelas ruas históricas de Santiago de Compostela. Bastou um folheto entregue próximo à Catedral e a passada pela agência de turismo, localizada no caminho para o hotel. Pronto, estava marcado o passeio para o outro dia.

Mas excursão? Não dava para ir por conta? Sei que muitos optam por fazer os passeios por conta, mas neste caso, devido ao limite de horário de ônibus, indisponibilidade de trem e quantidade de oportunidades incluídas, é bastante favorável se optar por grupos organizados.


Itinerário detalhado

1. Santiago de Compostela – saída em ponto de encontro.

2. Muxía (Mugía)

Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha
Santuário da Virgem da Barca

A primeira parada desse passeio proporciona uma imensa conexão do visitante com o mar. E como isso faz bem!

Em uma paisagem cheia de paz, curvas e ângulos bons para fotografia, lá se encontra o Santuário da Virgem da Barca, bem próximo ao mar. O templo foi completamente destruído em 2013, porém foi reerguido dada a sua importância religiosa para a região da Galícia e para a história do Caminho de Santiago, que desde a Idade Média tem passado por ali.

Um pouco mais acima da igreja, existe um monumento chamados de A Ferida (la herida), em memória de uma das maiores catástrofes ecológicas causada pelo naufrágio de um petroleiro; o Prestige em 2002 - foto abaixo.

Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha


3. Farol de Finisterre   


É onde se encontra o ‘quilômetro Zero’ do Caminho de Santiago, destino final da peregrinação. Ali, está a única sobrevivente bota de bronze, monumento em homenagem aos peregrinos e também local onde os aventureiros costumam deixar ou queimar amuletos e objetos usados durante a peregrinação; diz ser essa uma tradição. E a outra bota? Foi roubada já faz algum tempo...

Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha
Marco Zero do Caminho de Santiago


O Farol de Finesterre, construído em 1853, serviria para auxiliar a navegação daqueles que se aventurariam nas águas do entorno.  Porém, facilmente se percebe o motivo daquela área ser chamada de ‘Costa da Morte’. O vento é forte, a existência de pedras e as águas agitadas proporcionaram muitos episódios de naufrágios no passado. Não só pelo misticismo que o local envolve os peregrinos do Caminho de Santiago, visitantes ficam boquiabertos com a belíssima paisagem, em especial, a encontrada durante essa visita na primavera.

Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha
Itens deixados pelos peregrinos 

Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha
A única bota de bronze que ainda resta 
em homenagem aos peregrinos


O local possui estacionamento, loja de souvenirs, banheiros e também um hotel bem charmoso, com bar e bistrô aberto ao público. 


4. Povoado de Finisterre – pausa para almoço 

Para um lugar que se chama ‘Fim da Terra’, Finisterre é mais do que agradável. Um povoado ali se formou no entorno de um porto pesqueiro. Por conta disso, em frente a este porto, que mais parece uma marina, existem muitas opções de restaurantes os quais o visitante tem a liberdade para escolher o que mais lhe agradar.

Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha


Após o almoço, vale dar uma pequena caminhada na orla até o Castelo de San Carlos, uma construção de  meados dos anos 1700 que rende boas fotos e uma bela vista do mar.

Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Espanha
Castelo de San Carlos

5. Cascata de Ézaro

Esta foi uma grata surpresa deste tour. A Cascata de Ézaro é uma queda de 40 metros vinda do rio Xallas, cujas águas desembocam na baía de Ézaro e encontram-se com o mar mais adiante. O cenário é deslumbrante e diz-se ser o único deste tipo na Europa. 

A cascata fica em um pequeno cânion e a curta caminhada até ela é bem estruturada em deque de madeira. No entorno, existe uma marina e área recreativa muito convidativa ao ócio. 

Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha


6. Carnota

A parada na pequenina Carnota é rápida e tem um motivo: mostrar aos viajantes um dos maiores horreos da Galicia. Horreo são construções de pedra utilizadas para guardar, principalmente, batatas e milho e são muito vistas por quem passeia pela Galizia. 

As construções são altas, longe do solo, para conservar a umidade, manter ventilação e proteger os produtos dos pequenos roedores. O Horreo de Carnota possui 35 metros de comprimento.
  
Tour Finisterra e Muxia - Costa da Morte - Galicia - Espanha
Horreo de Carnota

Após esta parada, se inicia o retorno à Santiago de Compostela, felizes por ter escolhido conhecer estes destinos tão especiais na Galícia.



Informações práticas

Preço estimado da excursão: 35 Euros (aprox. R$ 150,00 – Jan/19)
Duração: 10 horas
Inclui: Transporte e guia turístico



#DevaneiosnaEspanha
Use esta # e veja mais fotos nas redes sociais

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

4 comentários:

  1. Oi, Biela. Nos pareceu muito interessante esse tour. Somente duas perguntas:
    1- alguma companhia especifica você contratou ou pode pegar qualquer uma das que se oferecem por lá?
    2- a que horas aproximadamente se está de volta a Santiago de Compostela (nosso voo é 21:35)?

    E parabéns pelo post e pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Qual o nome da agência que levou vocês nesse passeio?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, obrigado pelas dicas um lindo local!

    ResponderExcluir
  4. Amei o post.. Não conhecia.. obrigado por compartilhar...

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...