04/05/2016

Um passeio pela Usina de Itaipu - Foz do Iguaçu


Visita na Usina de Itaipu - Foz
Usina de Itaipu - Itaipu Binacional


Quando se planeja uma viagem para Foz do Iguaçu, certamente serão as cataratas que virão primeiro em mente. Elas são majestosas e visitá-las, seja do lado brasileiro ou do argentino – ou ambos! – é tarefa para se colocar no topo da lista. 

No entanto, Foz surpreende, dada à quantidade de atividades que se pode explorar por lá. Depois de mostrar o Templo Budista e a Mesquita Islâmica, o circuito noturno pela vizinha Iguazú, na Argentina, e sugerir um safari emocionante que vai embaixo das cataratas, agora é hora de mostrar outra grandiosidade e contar como foi fazer um passeio pela Usina de Itaipu. Saiba tudo a seguir.


.A Usina de Itaipu - Itaipu Binacional

A idealização da usina se iniciou na década de 60, mas somente ‘saiu do papel’, ou da mesa de negociações entre Brasil e Paraguai, com a assinatura do Tratado de Itaipu (1973). Este documento suportou a intenção do aproveitamento do potencial hidrelétrico do Rio Paraná, um dos dez maiores rios do mundo em volume de água. A partir do ano seguinte, estava criada a empresa binacional que trataria de construir a usina. 

Foi somente em 1984 que a usina começou a gerar energia. Na chamada faze IV, de 2007 até 2013, Itaipu atingiu a marca histórica de 98.630 GWh (giga-watt-hora) em geração de energia, superando a própria marca mundial atingida em 2012. Embora Itaipu não seja a maior usina em potência instalada, é a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. Foi considerada, também, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis no final do ano de 1995.

São 20 unidade geradoras de energia, com a capacidade de 700 Megawatts (MW). Para nós, leigos, termos ideia, apenas uma destas unidades seria suficiente para atender o consumo médio de eletricidade de dois milhões e meio de residências brasileiras. Já ajuda a entender um pouco.




.A Visita Panorâmica na Usina

Era nosso último dia livre em Foz do Iguaçu e após visitar o Templo Budista, que fica no caminho, chegamos ao chamado Complexo Turístico de Itaipu.

A Visita Panorâmica acontece todos os dias e tem a duração aproximada de duas horas. Foi a atração que conseguimos encaixar no nosso roteiro. É recomendada a compra do ingresso com antecedência, mas não tivemos qualquer problema em adquirir os nossos na hora. Foi preciso aguardar um pouco para o próximo horário do passeio e, durante este tempo, conhecemos a loja de recordações e lembranças da usina e das outras atrações de Foz do Iguaçu. 

Visita na Usina de Itaipu - Foz
Bilheteria do Complexo na saída do passeio


Alguns minutos antes do previsto, nos reunimos com os outros participantes no Centro de Visitantes, onde existe uma grande maquete e estão expostas outras fotos e algumas peças da usina. A atividade começa com um curto documentário sobre a Itaipu Binacional. 

O ônibus não demorou muito a chegar. No caminho a simpática guia nos contou história e curiosidades do complexo de Itaipu, ao passo que cruzávamos pontos de interesse.

A primeira parada é no Mirante do Vertedouro, onde está o letreiro da Itaipu Binacional e três vertedouros que servem para escoar as águas em excesso que lotam o reservatório nos períodos de chuva – dezembro a março. Demos sorte e conseguimos ver uma das comportas abertas. O volume de água era impressionante.

Visita na Usina de Itaipu - Foz
Primeira parada com sorte: o excesso de água precisou ser liberado

Visita na Usina de Itaipu - Foz
Detalhe da comporta aberta e do volume de água


Seguimos, então, ao Mirante Central, a segunda parada do passeio. Ali, tem-se uma ampla visão da barragem, com seus quase oito quilômetros de extensão e 196m de altura. Este mirante possui estrutura de bar, banheiros e fotógrafos.

Visita na Usina de Itaipu - Foz
Acesso ao segundo mirante

Visita na Usina de Itaipu - Foz
Visão geral da Usina de Itaipu. Daqui, as turbinas 
(os tubos brancos) parecem pequeninas 

Visita na Usina de Itaipu - Foz
Painel em azulejo com um pouco da história do da Usina


Tivemos outra sorte de conseguir passar por cima da barragem e contemplar a incrível vista dos dois lados: a do Rio Paraná com a cidade de Foz do Iguaçu ao fundo e a do reservatório que abastece Itaipu. Este trajeto nem sempre está disponível conforme eu havia lido anteriormente. Mas passar por ele, nos dá uma visão ainda melhor da amplitude da obra e volume de água envolvido.

Visita na Usina de Itaipu - Foz
A comporta da vertente em outro ângulo e 
a cidade de Foz do Iguaçu ao fundo (dir.)


Visita na Usina de Itaipu - Foz
Reservatório e o Sistema de Furnas, que transmite 
as correntes de energia aos destinos


A terceira e última parada prevista é no alto da barragem, o Porto Kattamaram. Aqui, quem quiser pode desembarcar com tempo livre e fazer o passeio pelo Lago Itaipu (custo extra) ou ficar curtindo o visual no deque. Também há restaurante no local. No nosso caso, descemos rapidamente e logo seguimos ao destino final.

Visita na Usina de Itaipu - Foz
Barco Kattamaram


.Informações práticas deste passeio

Endereço: Av. Tancredo Neves, 6702 – Foz do Iguaçu / Paraná
Horário: todos os dias das 08 às 16h – saídas a cada 30 minutos
Preço: R$ 31,00 (inteira) – base maio/16
Site oficial: turismoitaipu.com.br


.Como visitar? 

- de carro: seguir até o final da Avenida Tancredo Neves. O Complexo fica a 12km do centro de Foz e verá o Centro de Visitantes à direita. O estacionamento custa R$ 15,00.
- de excursão com as agências locais. Utilizamos os serviços da Loumar Turismo em outras atividades - Circuito Iguazú, Cataratas lado Argentino e Compras no Paraguai)  e ficamos bem satisfeitas. 
- para outros detalhes, acesse o site oficial.


Além da Vista Panorâmica, o Complexo Turístico Itaipu ainda oferece outras atrações pagas, entre elas:

.Iluminação da Barragem: sextas-feiras e sábados, com duração de duas horas.
.Circuito Especial: todos os dias, com duração de 2h30. Além de visitar os pontos panorâmicos, este passeio permite o visitante conhecer o interior da Usina.
- Porto Kattamaram: passeio de barco pelo lago de Itaipu, com duração de uma hora e saídas em vários horários durante o dia e à noite. No porto também há um restaurante aberto ao público.

+ Foz do Iguaçu no Devaneios :



Visitou alguma outra atração? Teve alguma outra experiência que se destacou?
Compartilhe conosco! 

#DevaneiosemFoz

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

* * *

Precisa de  hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!

7 comentários:

  1. Fiz um passeio por Itaipu em 2010 e lembro de ter gostado bastante. Acho que é um desses passeios que não tem como deixar de fora se for visitar Foz (e eu já preciso voltar!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também preciso voltar, ainda tenho outros lugares para visitar por lá!

      Excluir
  2. Já disse né: Amo Foz e a Itaipu é meu ponto fraco. Sua força me toca profundamente por tudo o que ela representou e ainda representa para Foz e toda a tríplice fronteira. <3

    ResponderExcluir
  3. Estive lá semana passada e tb dei sorte de ver um dos vertedouros abertos!!!!
    Amo tanto Foz <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  4. Ainda não fiz esse passeio. Na época, fiquei na dúvida se valeria a pena e optei por outra programação. Claro que vou incluir na próxima visita ;)

    ResponderExcluir
  5. Menina! Que saudades me deu de Foz agora. Estivemos na cidade na semana passada e pelo segundo ano consecutivo visitamos a Itaipu. Recomendo fazer o Circuito Especial e ver de perto as turbinas que geram tanta energia :)

    ResponderExcluir
  6. Ai, que saudades! Fiz esse passeio em 2002! Ou 2003! rs

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...