20/07/2017

Paraná: O que ver, fazer ou comer em Morretes?


Passeio em Morretes

Morretes é um dos destinos mais procurados por quem visita o Paraná e  está associado com muitas atrações do Estado. A cidade está localizada aos pés da Serra do Mar e se pode chegar até ela de trem, contemplando os belíssimos cenários por onde passa a centenária Estrada de Ferro, como pela também bela Estrada da Graciosa, com seus quiosques e mirantes. É uma boa opção de passeio bate-e-volta para que estiver em Curitiba e para experimentar ou apreciar o barreado, típico prato da culinária paranaense ou praticar ecoturismo próximo à capital paranaense.


O que ver e fazer em Morretes

Assim como Paranaguá, Morretes teve sua colonização iniciada por portugueses e também foi ocupada por exploradores vindos de São Paulo. O povoado foi fundado em 1721 e a cidade em 31 de Outubro de 1733. Muita história é contada através dos seus casarios coloniais e atmosfera, que atrai milhares de turistas, especialmente, aos finais de semana.

Passeio em Morretes - casarios coloridos

Passeio em Morretes - casarios coloridos


É muito fácil circular em Morretes e as atrações principais estão, praticamente, todas concentradas em um só lugar; a rua que costeia o rio Nhundiaquara e seu entorno. É um passeio ótimo de se fazer quando o tempo está agradável. Se quiser garantir um pouco de sossego ou ser atendido prontamente em um restaurante, vá cedo. Com o passar das horas, o movimento só aumenta. São grupos de motociclistas, ônibus de turismo, turistas avulsos ou os muitos outros que escolhem ir de trem para Morretes. Famílias com crianças, casais, grupos de amigos, exploradores sozinhos; Morretes é para todos!

Passeio em Morretes - rio Nhundiaquara
Rio Nhundiaquara 

Passeio em Morretes
Rua principal por onde passeiam os visitantes

Os casarios, conservados ou não, e alguns elementos da paisagem sugerem um cenário pitoresco. Se estiver de carro, estacione próximo a Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto e comece o seu passeio por ali; ou não também. É só uma sugestão! De um lado ou de outro, é fácil de se encantar com as mesinhas na rua e o movimento cheio de vida que por ali circula.

Passeio em Morretes - Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto
Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto

Passeio em Morretes - casarios

Passeio em Morretes - porta


De um lado o rio, de outro, lojas de artesanato e de outras lembranças possíveis de se levar de presente ou recordação. Talvez o monumento de Marco Zero da cidade passe batido, mas ele está ali também e em local bom para quem quiser fotografar o chafariz que fica no rio.

Passeio em Morretes

Passeio em Morretes

Passeio em Morretes - bala e chips de banana
Doces e gostosuras locais

Também tem a Ponte Velha de Morretes, dando mais contraste à cidade e o gazebo - Coreto Sinibaldo Trombini - tímido em meio a muito verde da praça principal de Morretes. Aliás, por ali se concentram muitas bancas de produtos típicos, como as balas de bananas e chips de banana e aipim ou mandioca entre outras delícias e artesanatos.

Passeio em Morretes - Ponte velha de ferro
Ponte velha de Morretes

Apesar de estar localizada na zona litorânea do Paraná, Morretes não tem praia, mas oferece diversas opções de ecoturismo, cicloturismo, turismo de aventura e turismo rural. Pretendo participar de algumas qualquer hora.

Passeio em Morretes - casarios coloridos

Passeio em Morretes


Como chegar

De carro: a partir de Curitiba, a forma mais rápida é seguir sempre pela BR 277, observando as sinalizações. Este trajeto possui pedágio.
A outra opção é seguir pela BR 116, com a oportunidade de passar pela linda Estrada da Graciosa. A distância é semelhante.


ESTRADA DA GRACIOSA: trecho que liga Curitiba a Morretes e passa por uma área bem preservada da Mata Atlântica. É um trecho bastante sinuoso e muito belo, com vários mirantes e áreas com quiosques para lanche e descanso. Torça para que a paisagem esteja livre de serração!

Passeio em Morretes - Estrada da Graciosa
Trecho da Estrada da Graciosa

De ônibus: quem faz o trajeto Curitiba até Morretes é a Viação Graciosa e o percurso tem duração e preço aproximados em 1h30 e trinta reais. A rodoviária fica está próxima às atrações, facilitando quem quiser ficar a pé!

De trem: é uma experiência belíssima, mas o preço assusta um pouco. Quem leva é a Serra Verde Express e o  ideal é combinar um trecho de trem e outro de van para conhecer a Estrada da Graciosa e fazer um passeio completo pela região.

Passeio em Morretes - pórtico
Pórtico de Morretes

Onde ficar

Não tive oportunidade de me hospedar por Morretes, dada a sua proximidade com Curitiba. Porém, existem várias opções para cada necessidade, seja viajante solo, famílias com crianças, grupo de amigos ou casais.

...Aproveite as ofertas do Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis.

Passeio em Morretes - portas

Onde comer

Costeando o rio Nhundiaquara estão as principais opções de bares e restaurantes de Morrentes. O tradicional Barreado é o prato mais oferecido, mas também se encontram opções de frutos do mar, entre outros pratos. Caminhe pela região e escolha a opção que mais lhe interessar. Por ali também se vendem sorvetes, paletas mexicanas, café e outros lanches.

BARREADO é talvez o prato mais típico do Paraná. Tem influência portuguesa , origem no litoral e é sinônimo de festa e fartura e pode ser requentando que não deve perder as suas propriedades. “O nome vem da expressão “barrear” a panela com pirão de cinza ou farinha de mandioca, para evitar que o vapor escape e o cozido fique ressecado”. Come-se o barreado com farinha de mandioca (fininha), banana e arroz. Pode ser tudo misturado ou separado; como você preferir! 

Na última vez que estive em Morretes, encontrei o Restaurante Terra Nossa, dobrando à esquina da praça. Estava em família e com criança pequena e achamos o local mais tranquilo para almoçarmos. Optamos por barreado e acompanhamentos à la carte, por não achar necessária a opção de rodízio e foi o suficiente. O prato estava bem saboroso e o custo benefício foi bom.  

Passeio em Morretes - barreado
Suculento barreado, com farinha e banana

Se você ainda não conhece, não deixe de provar as deliciosas balas de bananas, feitas na vizinha Antonina, e nas bancas de artesanato e produtos locais, também se encontram geleias, chips de banana e outras delícias. Vale como sobremesa e até tira gosto para pegar a estrada novamente!


Passeio em Morretes - janelas  Passeio em Morretes - janelas


+ Curitiba e Paraná no Devaneios:


#DevaneiosnoPR
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...