15/04/2015

Um dia para explorar Curitiba pela Linha Turismo



Curitiba, capital do Estado do Paraná, é habitada por cerca de 1,8 milhão de pessoas e está a poucos minutos de avião de Porto Alegre.

Das outras vezes que estive por lá, minha passagem pela cidade foi rápida, mas desta vez foi diferente. Tive tempo de sobra para conhecê-la e a melhor forma para fazer isto foi assumir o meu papel de forasteira e encarar a LINHA TURISMO

Era um sábado comum em Curitiba, amanheceu nublado, abriu o sol, depois nublou de novo, chuviscou e chegou a chover forte. Dizem que é assim mesmo e que, inclusive, todo o curitibano deve manter um guarda-chuva no carro!


Jardim Botânico de Curitiba
Vai passear por Curitiba? Leve uma sombrinha...


- Veja como funciona a Linha Turismo de Curitiba

Em um trajeto circular, a Linha Turismo percorre os principais pontos turísticos de Curitiba, entre muitos parques e praças. São aproximadas duas horas e meia de duração se você for direto ou você pode fazer quatro paradas, no estilo embarque-reembarque, optando pelos seus pontos de interesse. São ônibus de dois andares, facilmente identificados por sua cor verde e ao custo de R$ 45,00 por pessoa. O pagamento é feito diretamente no ônibus.

Percurso da Linha Turismo de Curitiba
Percurso da Linha Turismo


O ponto inicial do tour é na Praça Tiradentes, chamado de Marco Zero e onde fica a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e a primeira saída ocorre às nove horas da manhã. Porém, o passeio pode ser iniciado em qualquer um dos pontos; basta que você localize a parada de ônibus e observe o horário previsto para o ônibus passar por ela.

Linha Turismo de Curitiba

Tickets da Linha Turismo


O meu itinerário começou no famoso MUSEU OSCAR NIEMAYER (MON), conhecido como museu do olho devido ao seu formato. Parti direto para o destino escolhido para o primeiro desembarque: a ÓPERA DE ARAME, uma obra de arte em meio à natureza.


Ópera de Arame - Curitiba
Ópera de Arame

Ópera de Arame - Curitiba
Ópera de Arame por dentro


Não foi possível visitar a PEDREIRA PAULO LEMINSKI, que fica ao lado,  pois havia um festival de música eletrônica neste dia. Assim, esperei pelo próximo ônibus para seguir com o passeio.

A segunda parada precisou ser substituída, pois começou a garoar e passear em algum parque não seria uma boa ideia. Assim, com a proximidade da hora do almoço e da fome que começava a bater, escolhi parar em SANTA FELICIDADE, conhecido como eixo gastronômico ‘italiano’ de Curitiba. 


Dentre as muitas opções, o restaurante escolhido pareceu ser mais o aconchegante: o Velho Mandalosso, estilo galeteria, com variedades gostosas de massas caseiras.



Devaneios de Biela

Nessa altura, o tempo já tinha melhorado um pouco, mas não existia a vontade passear no PARQUE BARIGUI após o almoço. Então, parti rumo à terceira parada: a TORRE PANORÂMICA.

Torre Panorâmica de Curitiba
Torre panorâmica 


A torre concede uma vista de 360 graus de Curitiba e vale bastante parar por lá e brincar de identificar os pontos do alto! Se não me engano, cobram R$ 3,00 por pessoa para entrar. 

Torre Panorâmica de Curitiba
Uma das vistas da Torre

E agora... só restava direito a mais uma parada. A opção foi fazer o tour ‘centro histórico’ através do segundo andar do ônibus e ver a cidade de outro ângulo!

Na Praça Tiradentes, fui obrigada a fazer uma pausa, pois é o ponto de onde o tour se inicia oficialmente. Mas não demorou muito e o passeio sobre rodas logo recomeçou...

Catedral de Curitiba
 Catedral de Curitiba

Centro de Curitiba
Imagens do Centro de Curitiba


... até chegar no belo JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA e lá ficar até a chuva chegar!



Jardim Botânico de Curitiba
O tradicional e lindo 'Palácio de Cristal' do Jardim Botânico

Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico encanta de qualquer ângulo


E por fim, retorno ao Museu do Olho (Museu Oscar Niemayer - MON), com direito a visitar (de novo!) a exposição Genesis, do fotógrafo Sebastião Salgado...


Museu Oscar Niemeyer Curitiba

Museu Oscar Niemeyer Curitiba



...e consumir super delícias no Café do Museu! 

Café do Museu Oscar Niemeyer Curitiba

Ótimo ambiente para terminar essa maratona turística e aproveitar o final da tarde!


+ Curitiba e Paraná no Devaneios:


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

10 comentários:

  1. Eu adorei o bus, mas acabei pegando ele muito tarde. Quase não desci pra poder curtir o passeio todo. Mas como vou te visitar, em breve, faço tudo de novo! hahaha Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu estava ontem mesmo revendo minhas fotos de Curitiba! Não cheguei a usar o ônibus mas li muitos relatos na internet elogiando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale bastante o passeio, especialmente para quem tem pouco tempo na cidade e para se ter uma visão geral!

      Excluir
  3. Ah, também já fiz esse passeio com o ônibus turístico e gostei bastante! Achei o sistema deles bem interessante já que permite que você desembarque e embarque algumas vezes e com isso dá para conhecer muita coisa em um dia, não só da janelinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que tivemos a mesma opinião! Ainda preciso voltar em alguns parques que não pude descer por causa da chuva (normal em Curitiba, rsrs)...

      Excluir
  4. Perfeito esse roteiro! Eu naõ peguei a Linha Turismo, mas adorei a dica. quando voltar para Curitiba quero testar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima opção para quem quer conhecer os principais pontos de Curitiba! bj

      Excluir
  5. Cada vez que leio posts de Curitiba mais tenho vontade de conhecer a cidade!
    Com certeza vou subir na torre...adoro lugares altos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curitiba é uma cidade muito bonita e tem muito o que fazer e visitar!

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...