15/06/2017

Mercado Municipal de Curitiba



O Mercado Municipal de Curitiba é um local tradicional e querido pelos moradores da cidade, reunindo gente para comprar, comer, curtir e se encontrar. Também é dica de atração para turistas e visitantes que desejem viver uma experiência local e literalmente gostosa.

Ele não é tão impressionante quanto o Mercado de Belo Horizonte (BH) ou tão moderno quanto o Markthal, o mercado de Rotterdam, mas tem as suas particularidades e a atmosfera é tão agradável quanto o Mercadão de São Paulo e Curitiba não irá te decepcionar. Atenção amantes de cores, temperos e sabores... venham comigo! 


Mercado Municipal de Curitiba

De acordo com o site oficial, o movimento em torno do Mercado Municipal vem desde meados de 1820 e teve sede em diversos lugares pela cidade. Curitiba chegou a ficar bons vinte anos sem ter o seu Mercado, até receber local próprio, inaugurado em Agosto de 1958. 

Mercado Municipal de Curitiba
Pavilhão principal do Mercado Municipal de Curitiba


Em 1992, o Mercado passou por uma revitalização e reforma significativa em suas instalações. Adaptando-se à tendência de consumo, no ano de 2009, foi inaugurado o setor de orgânicos e outros produtos integrais. Atualmente, este setor fica no segundo andar, em uma área praticamente exclusiva.

A segunda grande revitalização e ampliação ocorreu em 2012. Hoje, a área principal do Mercado Municipal está neste pavilhão mais novo, colado no prédio original.

A circulação pelo Mercado é bem tranquila e os produtos estão dispostos de forma setorizada. No centro do pavilhão principal estão as bancas de hortifrutis, grãos, pimentas, frutas secas e cereais. No seu entorno, açougue, peixaria, adegas, loja especializada em peixes e produtos para aquários, floricultura, embalagens, queijos, embutidos, temperos, especiarias entre muitos outros produtos. Até artigos vintage se encontra por lá.

Mercado Municipal de Curitiba
Rosa dos Ventos no centro do pavilhão principal


Os preços podem não ser tão atrativos quanto os das grandes redes de supermercados, mas os produtos aparentemente são muito mais bonitos. O que me leva, em especial, às compras no Mercado Municipal são as frutas secas (mix de nuts) e o palmito; estes sim valem muito a pena! Sem contar que bem próximo, também está a loja do confeiteiro e outras especializadas em cozinha, bebidas e bazar.

Mercado Municipal de Curitiba - grãos

Mercado Municipal de Curitiba - grãos
Grãos em cores e texturas... muita variedade


Continuando o passeio, chega-se a uma área com mais opções de delicatessens, lojas especializadas em culinária japonesa e produtos sem glúten ou lactose. Amantes de cerveja também tem os seus representantes. É sim um incentivo ao consumo.

Algo que é muito particular deste Mercado Municipal é a existência de lojas mais comuns, que não envolvem alimentação de uma forma geral. Ao passo que se chega ao pavilhão anexo, o que primeiro foi construído, encontra-se uma infinidade de quinquilharias e bugigangas japonesas, lojas de sapatos e outras de serviços, como sapateiro e cabeleireiro. É um extra aos visitantes.

Mercado Municipal de Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba
Frutas e legumes bem organizados; alegria para os olhos


Mas algo que também tem seu destaque no Mercado Municipal de Curitiba é a ampla área de alimentação, no piso superior e mezanino do pavilhão principal. São variadas opções de restaurantes muito concorridos no horário do almoço. As panquecas são ótimas e os preços bem atrativos. 

Mercado Municipal de Curitiba
Principal área de alimentação
Ao fundo, painel de Poty, famoso artista curitibano

Quem quiser comida japonesa, árabe, italiana, salada, sanduíche, sorvete ou só tomar um café também será bem acolhido. Se sanduíche de mortadela é algo famoso no Mercadão de São Paulo, quem vem a Curitiba terá uma deliciosa opção. Eu provei e aprovei!

Mercado Municipal de Curitiba - sanduíche de mortadela
O meu sanduíche de mortadela do Maia Box: delicioso!


Outra grande vantagem é que Mercado está aberto todos os dias da semana, com horários diferenciados nos domingos, feriados e segundas-feiras. Não tem desculpa para não conhecer!


Localização:

O Mercado Municipal de Curitiba fica localizado em frente à rodoviária e estação ferroviária, chamadas juntas de Rodoferroviária, de onde sai o trem para Morretes, outro passeio bate-e-volta bastante conhecido, e também próximo ao Jardim Botânico.

É uma ótima opção de parada para quem estiver visitando Curitiba a bordo do ônibus Linha Turismo e quiser fazer um lanche ou refeição. Também pode ser considerada uma opção do que se fazer em Curitiba em dia de chuva.

Como ir:

Quem estiver de carro, deve procurar algum estacionamento no entorno ou deixar o carro na rua. Atenção para áreas onde é necessário colocar o cartão EstaR, que dá direito a uma hora ou até duas, dependendo da orientação que estiver na placa de sinalização. Se adquire o EstaR nas lotéricas.

Querendo ir de ônibus, utilize as linhas Circular Centro, linha Campo Comprido/Centenário, Interhospital, Cristo Rei e Linha Turismo.

Você também pode ir de Uber e não se preocupar com preços dos estacionamentos ou maiores deslocamentos.

Mercado Municipal de Curitiba
Que tal um aperitivo? Faça a sua escolha!


E aí, tá esperando o que? Agora você já sabe tido o que precisa para incluir o Mercado Municipal no seu roteiro! É só chegar...

Informações práticas:

Endereço: avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro – Curitiba
Horário de Funcionamento: 
Segunda: 07h às 14h
Terça até sábado: 07 às 18h
Domingo: 07h às 13h




... Acompanhe a hashtag #MoradorTurista pelas principais redes sociais e descubra novos lugares divulgados pelos membros da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV.


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...