15/05/2017

Ecoturismo no Paraná : Trilha de Piraí do Sul - #MoradorTurista


Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná


Neste episódio do Projeto #MoradorTurista, vou mostrar a vocês algo que quem mora em Curitiba também gosta de praticar: ecoturismo. São diversas opções de trilhas para caminhadas, trekking e bike, muitas próximas à capital paranaense ou até no vizinho Estado de Santa Catarina.

A última experiência que tive foi na Trilha de Piraí do Sul; caminhada tranquila com paisagens deslumbrantes e uma belíssima cachoeira para agregar ainda mais valor ao passeio bate-e-volta. 


Trilha de Piraí do Sul

Quando mudei para Curitiba, há pouco mais de um ano, saí a pesquisar o que seria possível de se fazer nos finais de semana para fugir da rotina. Descobri que a prática de ecoturismo e turismo de aventura é muito comum e que o Estado do Paraná é muito rico em trilhas e cachoeiras. Apresente o limão, que farei uma caipirinha!

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
Cenário de montanha!


Assim, conheci a Aventura Curitiba, empresa que possui diversos roteiros, de diferentes características e graus de dificuldade; é só se inscrever no que lhe for mais interessante e estiver de acordo com a sua resistência. Acompanhando as programações deste mês de maio, consegui me programar para participar da Trilha de Piraí do Sul; estava com saudades de caminhar por aí. Foi a segunda experiência com esta agência; a primeira havia sido na Trilha das Cachoeiras, em Corupá, Santa Catarina.

No sábado, às seis da manhã, parti sozinha, com um grupo desconhecido de doze pessoas rumo ao norte do estado. Piraí do Sul fica a 200km de Curitiba, na Região dos Campos Gerais, e o trajeto levou quase três horas, considerando uma pausa rápida no meio do caminho.

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
Diferentes formações rochosas nos aguardavam...


O acesso à trilha se dá pela Pousada Serra do Piraí, onde a van ficou estacionada e onde teríamos um almoço incluído no pacote. 

A caminhada foi bem tranquila para mim e para a maioria dos participantes. A primeira parte foi bastante plana e o tempo colaborou com a gente. O dia estava lindo!

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
Início da trilha

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
Delicadezas do caminho

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
Cenários diversos - mata nativa


De tempos em tempos, parávamos para contemplar o cânion da chapadinha e algumas formações rochosas interessantes que apareciam. Nossos guias foram o Leonardo e o Luis, proprietários da Aventura Curitiba e dois cachorros muito fofos!

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
A cachoeira era o nosso destino ...


Quase no meio do caminho, conhecemos algumas pinturas rupestres de povos que viveram no Paraná de dez mil a trezentos anos atrás.

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
Pinturas rupestres


Iniciamos uma descida, seguimos a trilha por dentro da mata e chegamos em um dos pontos mais esperados do dia. Um clarão, uma considerável faixa de areia e uma belíssima queda d'água de 60 metros. A verdadeira bênção!

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
Caminha um pouquinho, descansa um pouquinho...


Permanecemos pela Cachoeira da Paulina por algum tempo, o suficiente para tirar fotos, fazer um lanche e tomar um banho, o que só uma corajosa fez; não encarei a água gelada dessa vez! O lugar era mágico; uma praia em meio à mata nativa!

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná
Uma praia em meio à mata nativa do Paraná

Deixa molhar !!!


De lá, voltamos em ritmo agradável a todos e pelas duas horas da tarde estávamos de volta à pousada, onde nos aguardavam com um almoço bem caseiro delicioso. Foi servido costela, arroz, feijão, farofa de abobrinha, batata, salada e doce de abóbora; tudo fresquinho e no capricho. Satisfeitos, encaramos a estrada novamente e pelas 19h estávamos em Curitiba novamente, realizados com o dia que tivemos.

Ecoturismo - Trilha de Piraí do Sul - Paraná



Informações práticas:

Distância percorrida: 8km
Tempo de caminhada: 5 horas
Grau de dificuldade: leve/moderada

O que levar para uma aventura em trilha: repelente, protetor solar, boné, óculos escuros, água, lanches (biscoito, barra de cereais, sanduíche), toalha e roupa extra. 
O que vestir: roupas leves, tênis ou bota de trekking.
Lembre-se: só leve na trilha o que puder carregar! 

Amigos da montanha!


Espero que vocês tenham gostado de se aventurar comigo em mais este episódio do Projeto #MoradorTurista em Curitiba. Mês que vem tem mais...



... Acompanhe a hashtag #MoradorTurista pelas principais redes sociais e descubra novos lugares divulgados pelos membros da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV.


+ Curitiba no Devaneios:



Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...