30/06/2015

Um Domingo de Sol em São Paulo

Domingo geralmente é um dia preguiçoso, que não inspira encararmos muitas funções. Isto, especialmente, no domingo frio e chuvoso que fazia em Porto Alegre na semana passada. Só que não... desta vez foi diferente!

Frio no RS por Francisco Bosco
Imagens do RS por Francisco Bosco

Devaneios de Biela - arte no metrô de São Paulo
Arte na Estação Santa Cruz
Metrô de SP - Linha 1 - Azul

Desembarquei em uma São Paulo ensolarada, a 23°C de temperatura e pouco após às 11h da manhã. Pelo meio-dia, já estava na Estação Santa Cruz  para pegar o metrô em direção ao Centro e descer na Estação São Bento. Jornada tranquila, com poucos passageiros e várias famílias. Cruzei com alguns "chinglings" da 25 de Março e logo avistei o lindo Mercadão de São Paulo.



Biela no Mercadão de SP
Mercadão de São Paulo

Biela e imagens do Mercadão de São Paulo
Interior

Para mim é o paraíso. Quem me conhece, sabe! É muita cor, muita textura, muito contraste em um só lugar - de comidas, de cheiros, cores e de gente!


Biela domingo no Mercadão de São Paulo
Especialidades do Mercadão!

O Mercadão estava bem cheio, porém muitas bancas estavam fechadas. Para interessados ou turistas (como eu!), tem uma banca de informações em plena atividade no domingo. Foi ótimo, pois não queria me perder pelo Centro de São Paulo, quando saísse de lá.

Andei, andei, comi lichia, pitaia amarela (também conhecida como saborosa) e tâmara fresca com morango, combinação tão deliciosa quanto chocolate - assim que ela me foi apresentada! 


Biela e frutas do Mercadão de São Paulo
Frutas exóticas. A Pitaia se parece com um cacto
e tem sabor suave (centro à direita)

E para encerrar este ponto turístico, me rendi a uma das tradições paulistanas: sentar no balcão do Hocca Bar e pedir um big pastel de bacalhau com uma cerveja bem gelada! O sanduíche de mortadela era um tanto grande para uma pessoa só... deixa esta para uma próxima...
Biela Hocca Bar Mortadela Mercadão
Hocca Bar do primeiro piso

Biela Sanduíche de Mortadela Mercadão de SP Hocca Bar
     Sanduíche de Mortadela

Biela Pastel de Bacalhau Mercadão Hocca Bar
Pastel de Bacalhau
                                
Feito isso, andei mais um pouco pelas ruas do entorno do mercado, já mais vazias ou cheias de moradores de rua e outros tipos. Subi a Ladeira Porto Geral até chegar na Rua XV de Novembro. E que linda! É uma rua para pedestres, anteriormente considerada como a mais chique da cidade, hoje hospedando a Bovespa, a BM&F e outros bancos, todos em prédios altos e portas imponentes!




 


Movimento da Exposição no domingo
Interior do CCBB SP

Logo logo, cheguei ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para prestigiar a exposição dos Mestres do Renascimento, com obras-primas italianas famosas de pintores como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Ticiano, Botticelli, entre outros. Foram quase 3h de espera para conseguir entrar no CCBB. Nesta hora, agradeço à tecnologia dos smartphones e às ótimas companheiras  que fiz neste passeio! Mas sem lamentos... valeu cada obra vista, mais do que especialmente à Leda e o Cisne, de Leonardo Da Vinci...




Diz-se que Da Vinci foi buscar o tema no acervo mitológico greco-romano, onde Zeus encantou-se por Leda, rainha de Esparta, seduzindo-a transformado em Cisne. Aqui, não tenho nenhum conhecimento para versar sobre o assunto. Mas a beleza desta obra me hipnotizou!




A exposição pode ser visitada até o dia 23 de setembro e não se permite que as salas superlotem. O número de visitantes é controlado com um cartão indicando o número da sala que se está. Talvez aí esteja o motivo das filas, mas não desanimem!

Biela e Banco com pés de livros Centro Cultural BB SP
Banco em frente ao CCBB

* ATUALIZAÇÃO: Este post foi ao ar em setembro de 2013! Por atualizações no blog, ele foi deslocado para cá!

5 comentários:

  1. Quando pessoas de outros estados pensam em São Paulo fazem logo uma cara feia, ou de pavor ou ainda balançam a cabeça dizendo:"nunca moraria lá", pois é eu fui uma destas. Sulista da serra gaúcha acabei me rendendo aos encantos de São Paulo, essa cidade tão assustado e pra nós... Hoje depois de 4 anos de residência por aqui, páro e penso que a vida me trouxe pra cá e despacito comecei a amar este lugar também, talvez ainda nao tanto como o nosso Rio Grande, mas quem sabe um dia!? Bom poderia escrever horas sobre São Paulo, mas por hoje vou ficando por aqui Gabi... Um super beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adri! As dicas são sempre bem-vindas!
      Com certeza, sempre irei tirar o proveito do melhor que a cidade tem a oferecer!
      Bj

      Excluir
  2. Eu tive que segura-la para não arrancar a obra "Leda e o Cisne" e levar para casa.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por falar de São Paulo! Moro em Brasília há quase dois anos. E muita saudade da família e de São Paulo!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...