21/03/2017

Check list de viagem – dicas para arrumar a mala


Dicas de como arrumar a mala


Você já se esqueceu de levar algo importante para uma viagem? Carregou peso desnecessariamente? Teve mala extraviada?

Eu sou a rainha de deixar para trás alguma coisa, especialmente, quando saio a viajar sozinha por aí. Minha vida mudou depois que criei um check list que auxilia muito para arrumar a bagagem, viajar leve ou para evitar gastos ou transtornos desnecessários que possam surgir. Conheça as dicas!

Separando as coisas

Seja um destino frio ou calor, um final-de-semana ou um mês, estas dicas vão te ajudar a garantir agilidade e praticidade na hora de arruma sua mala ou mochila. 

1. Escreva os dias da sua viagem em um papel. No roteiro: Tem praia? Tem atividades esportivas? Tem festa? Tem turismo? Essa lista vai otimizar o processo e clarear na mente o seu estilo na viagem.

Por exemplo, roteiro de feriadão:
dia 1: deslocamento 
dia 2: city tour e jantar/festa
dia 3: praia/passeio e jantar/festa
dia 4: deslocamento

DICA: verifique a previsão do tempo no seu destino para não ter surpresas!

2. Coloque sobre a cama todas as roupas que você pretende usar. Se precisar, escreva os itens na lista acima e lembre-se de fazer combinações entre peças; é uma dica preciosa para se carregar menos. Use a criatividade e você terá uma mala compacta e completa, só com itens essenciais!

O mesmo serve para os sapatos. Com três pares – tênis, chinelo e outro - dá para passar um mês inteiro, vai por mim! 

REVISE! Retire tudo o que você acha que é desnecessário e revise ainda outra vez. Na dúvida, não há duvida. Guarde isso no armário de novo!

3. Separe as roupas íntimas, roupas de praia (se for o caso) ou específicas; esportivas ou para uma grande festa por exemplo. 

4. Separe itens de higiene, saúde e beleza. Leve o necessário; sei que é difícil, mas nada de fazer uma necessaire de dez quilos! Utilize frascos pequenos para os itens de higiene, faça uma farmacinha com os seus principais medicamentos e separe os seus itens indispensáveis de maquiagem, joias e bijuterias. Objetos de valor, leve na mala de mão!

5. Revise de novo. Sempre tem algo para ser deixado em casa! Carregue somente o que você vai usar!

DICA: com uma mala para 07 dias, você sobrevive mais de um mês! 

Dicas de como arrumar a mala
Europa 2016 : 15 dias e 13 quilos


Terminou? 

Separe um jogo completo de roupa para ser levado na bagagem de mão (com peças íntimas e chinelo) e atente-se para viajar com as peças mais pesadas, desde que sejam confortáveis! Já pensou em ficar na mão, caso a companhia aérea não entregue à sua bagagem principal no destino? 

Bagagem de mão será o nosso próximo assunto ...


Arrumando a mala, mochila, ...

7. Atente-se para a regra de bagagem da companhia aérea para malas despachadas caso a sua viagem seja de avião! Não pague excesso!

8. Faça rolinhos com as roupas e tenha um melhor aproveitamento do espaço;

9. “Setorize” a bagagem, utilizando sacos organizadores: muito bom em caso de viagens de diferentes destinos e temperaturas ou ocasião e para quem viaja de mochila. Facilita encontrar as coisas e manter a organização;

10. Leve uma embalagem a vácuo para roupas sujas ou de maior volume. Ele reduz o espaço utilizado e ainda sobra para as compras, mas deixe para utilizá-lo no final da viagem. Bom para quem viaja no inverno! 

11. Desapegue na viagem! Aproveite para deixar pelo caminho o que pode ser descartado! Já deixei bota, tênis, casaco e ainda liberei espaço na bagagem!

12. Caso você leve roupas que amasse; deixe-as por último! 

13. Fotografe a mala pronta ou os itens sobre a cama e saiba, exatamente, o que você está carregando, para suporte em caso de extravio. 

Acreditem; minha lista é feita na planilha que compartilho com vocês logo abaixo!

Dicas de como arrumar a mala
Adaptem às suas necessidades!!!


13. Identifique a sua mala também na parte de dentro. Vai que a tag principal cai...

14. Deixe a mala respirar! Mala completamente cheia e com o extensor aberto só na hora de voltar pra casa!


Muitos detalhes podem orientar a arrumação de uma mala. Minha vida realmente mudou depois que comecei a seguir estas dicas. Nunca foi tão fácil arrumar tudo na véspera da viagem, por que, sim, eu não consigo fazer isso com muita antecedência!

Chegou a sua vez; deixe a sua dica e conta para nós, como você arruma a mala?

-------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

9 comentários:

  1. Adoro esses posts com dicas de como arrumar mala, porque sempre pego uma dica especial que ainda não conhecia. Adorei você ter compartilhado a planilha, Gabi. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, essa é uma das partes mais chatas de uma viagem! Sempre deixo para última hora! Última mesmo! Na última viagem para Portugal, faltando umas 3 horas para ir ao aeroporto eu comecei a arrumar a mala. Acho que faço isso também porque ela é muito leve, sempre levo muito pouca coisa, repito roupa adoidado e só levo aquilo que realmente uso. Fui aprendendo à medida que fui viajando.

    Acho que seu texto pode ajudar muita gente, pois minhas amigas sempre sofrem na hora de arrumar a mala e algumas até me pedem socorro para diminuir suas imensas malas. Quando isso acontecer vou indicar esse texto para elas. :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica! Imagine a vida de quem tem que arrumar a mala da família inteira?! As orientações são muito valiosas, especialmente para quem viaja com crianças. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas.... eu sigo uns 70% do que você faz, achei interessante a parte de tirar fotos da mala depois de pronta, para casos de extravio, nunca tinha passado isso pela minha cabeça. #rolinhosderoupassempre

    ResponderExcluir
  5. hahaha, também separo 3 pares de sapato assim mesmo! Também tenho outras maniaszinhas, tipo colocar tudo separado em embalagens a vácuo, não só as roupas sujas. Deixa organizado e ainda ocupa menos espaço.

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas deveriam ser leitura obrigatória pra qualquer viajante. Sério, assim fica facil organizar tudo, né Gabi? Hehehehe
    Gosto muito dos sacos a vácuo! Eles realmente diminuem um espaço considerável!
    Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas! Vou tentar seguia-las na minha próxima viagem.
    Sempre fico confusa e com preguiça na hora de arrumar a mala! rs

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! Eu sempre viajo com mais do que preciso, mas um dia ainda vou dominar a arte de fazer uma mala compacta :)

    ResponderExcluir
  9. Adoro post assim de dica! Acabei de arrumar minha mala pra uma viagem de duas semanas, mas já tava pensando no que levar ha alguns dias.. Eu deixo em um bloquinho de nota no cel (que é oq tá próximo a mim sempre) e aí vou atualizando com as coisas que vou lembrando.. na hora de arrumar mala e só ir conferindo =)

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...