23/07/2016

#EncontroBH2016: 3 dias com blogueiros de viagem em BH


Coisa bem boa é encontrar outros blogueiros de viagem em eventos carinhosamente pensados para isto. Depois de debutar no #Tchêncontro, realizado em Porto Alegre, e participar do #EIBV2  em São João DelRei, os dois no ano passado, chegou a hora de voltar para Minas Gerais a abrir os trabalhos de 2016. Pois durante o final-de-semana de 17 a 19 de junho, aconteceu o #EncontroBH2016 e a ideia central foi se divertir e fazer algo que os mineiros realmente gostam, botecar. No nosso caso, “blogtecar”.

#EncontroBH2016 - Encontro de Blogueiros de Viagem


Sexta… chega e se aprochega na Cervejaria Backer !!!

Na sexta-feira, fui recebida por uma Belo Horizonte (BH) quente e ensolarada! Foi lindo sair do friozinho que fazia em Curitiba e curtir um pouco de temperatura de verão. Mesmo com a jornada aérea um pouco longa e mais o trajeto de Confins até o Hotel Promenade Toscanini, onde fiquei hospedada, logo que larguei a mala já tive vontade de passear. E foi com o Rozembergue, do blog Mochilão Barato, que saí para ter o primeiro novo contato com essa terra boa, que é BH para depois encontrar os outros blogueiros na Cervejaria Backer.

Começamos dando uma volta rápida pela linda Praça da Liberdade. É uma região que merece um dia inteiro para ser visitada, pois nos prédios históricos e bem conservados do seu entorno, existem diversas opções de museus e exposições interessantes. Não é à toa que se chama Complexo Cultural da Praça da Liberdade e esta visita, com certeza, é outro bom motivo para voltar à BH em outra oportunidade.

Belo Horizonte - Praça da Liberdade #EncontroBH2016
Praça da Liberdade


Partimos em direção ao pôr do sol no Mirante do Mangabeiras, com direito a uma parada na Praça do Papa, para se ter ideia da vista que logo apareceria ao nosso olhar. E que vista! 

Como escreveu a Alessandra Fratus, do blog Tô pensando em Viajar, foi ali que entendemos o porquê do Belo Horizonte... E ela tinha razão, foi um lindo final de tarde!

Belo Horizonte - Praça do Papa e Mangabeiras
Praça do Papa e Parque das Mangabeiras ao fundo

Belo Horizonte - Miranda do Mangabeiras
Pôr do Sol visto do Mirante das Mangabeiras


E na Cervejaria Backer... que bela recepção e jeito de começar o nosso #EncontroBH2016, organizado pela Renata Campos – Rê Vivendo Viagens, com a participação de Helder Ribeiro e Lilian Brandão – Nerds Viajantes e da Camila Navarro – Viaggiando.

A Backer produz cervejas artesanais de qualidade para agradar todos os paladares. Aprendemos sobre o processo produtivo da cerveja artesanal, com a sommelier cervejeira Priscila Collares, e depois seguimos para a visitação à Maternindade Cervejeira, com direito à degustação de seis tipos de cerveja. 

#EncontroBH2016 - Encontro de Blogueiros de Viagem


No mesmo espaço, foi aberto o Templo Cervejeiro da Backer (Rua Santa Rita, 221. Bairro Olhos d'Água), que conta com vários ambientes aconchegantes e cardápio variado. Este evento já rendeu um post exclusivo no Devaneios, saiba mais sobre a nossa experiência na Backer clicando sobre este link!

Belo Horizonte - Templo Cervejeiro da Backer
Templo Cervejeiro da Backer: onde o #EncontroBH2016 oficialmente começou


Sábado… dia de blogtecar !!!

Começamos o dia com delicioso café da manhã na A Pão de Queijaria (R. Antônio de Albuquerque, 856). Localizada no movimentado Bairro da Savassi, este pequeno estabelecimento literalmente nos pegou pelo estômago. Era uma opção melhor que a outra. Sou suspeita, pois amo pão de queijo incondicionalmente!

Escolhi o pão de queijo caprese, recheado com tomate, queijo e manjericão.  E para beber, depois do café preto, experimentei o leite de doce de leite.


Belo Horizonte - A Pão de Queijaria no #EncontroBH2016
A Pão de Queijaria


Para todo este sábado, a proposta era fazer uma Maratona de Bares em lugares que fossem acessíveis a pé. Assim, não perderíamos tempo com o deslocamento e manteríamos a disposição e integração em alta.

Começamos pelo Bar do Antônio Pé de Cana (Rua Flórida, 15 – Sion), onde fomos recepcionados gentilmente com uma rodada de chopp. Este é um bar tradicional que já recebeu o título de melhor boteco de BH por mais de uma vez. Possui decoração simples e mesinhas na calçada.

Belo Horizonte - Bar do Antônio no #EncontroBH2016
Bar do Antônio Pé de Cana


Depois, foi a vez do Almanaque (R. Pium-Í, 675), uma choperia localizada em uma rua com outras tantas opções de bares e restaurantes. No Almanaque, tivemos o mezanino só para nós, o que foi ótimo para papearmos bastante! Foi ali que tiramos a foto oficial que está no início deste post!

Belo Horizonte - Bar Almanaque no #EncontroBH2016
Bar Almanaque


Descansados, atravessamos a rua em direção ao Muu (R. Pium-Í, 630). Inaugurado em 2015,  o bar é moderno e possui um esquema interessante, de compra de fichas no valor de R$ 6,00. Este valor poderia ser trocado por espetinhos ou por chopp. Caso ultrapassasse era só dar mais fichas até fechar o valor do pedido. Curti bastante o ambiente. O bar tem um pé direito alto e grafites coloridas nas paredes. As mesas são altas e as pessoas acabam ficando mais em pé mesmo, facilitando o entrosamento!

Belo Horizonte - Bar Muu no #EncontroBH2016
Muu


Por fim, mas não nos entregando de jeito nenhum, chegamos ao 222 (Rua Francisco Deslandes, 222 – Anchieta), um bar montado em um quintal. Ali, fizemos uma grande mesa e ficamos proseando entre brindes e outras comidinhas típicas mineiras até cansar. Palmas para o pastel de angu, outra delícia local!

Belo Horizonte - Bar 222 no #EncontroBH2016
Bar 222, para encerrar nossa Maratona de botecos 


Domingo… Turismo básico pela Lagoa da Pampulha !!!

Ok, que o café da manhã do hotel era completíssimo e delicioso, mas o que viria a seguir tocou o meu coração. Foi no Mercado Municipal de BH (Av. Augusto de Lima, 744.Centro) que aconteceu o desjejum e valeu esperar por mais esta experiência ‘local’ mineira. De pé, no balcão do Bar Dois Irmãos, tomei meu café da manhã junto com outros vários mineiros que frequentam o lugar no domingo. E a pedida foi: café preto, pão de queijo e broa de queijo. Delícia!

Eu já havia visitado o Mercado Municipal no ano passado, quando passei por BH para ir para São João Del Rei. Acho o lugar incrível e vou deixar para escrever um post exclusivo para ele... aguardem! Por enquanto, deixo algumas fotos do que eu vi por lá.

Belo Horizonte - Mercado Municipal no #EncontroBH2016
Mercado Municipal, com suas cores e sabores


O Mercado Municipal foi o nosso ponto de encontro para a atividade turística do #EncontroBH2016. Acompanhados pela simpática Neuma Horta, atravessamos a cidade rumo ao Complexo Arquitetônico da Pampulha, onde estão muitos outros cartões-postais de BH.

Começamos visitando o Museu de Arte da Pampulha, avistamos o Iate Clube e recebemos muitas informações sobre o planejamento da região e sobre as obras de Oscar Niemeyer, que decoram a Lagoa da Pampulha. Não conseguimos visitar a Casa de Baile, por conta de uma corrida de rua que havia fechado o acesso a esta obra. Mas a Igrejinha São Francisco de Assis nos recebeu de braços abertos.

#EncontroBH2016 - Encontro de Blogueiros de Viagem
Guerreiros blogueiros de viagem turistando por BH


E a imersão na cultura mineira seguiu no tradicional restaurante Maria das Tranças, que desde 1950 serve a comida típica local. O restaurante fica em um grande ambiente, tipo galpão, e no fundo, há uma exposição de fotos do ex-presidente Juscelino Kubitcheck. Pudemos provar de tudo. De aperitivo, serviram torresmo, polenta frita e os deliciosos pasteis de angu recheados com queijo. Os pratos principais, frango com quiabo (meu preferido!), frango frito acebolado e o frango ao molho pardo, que não agradou muito o meu paladar. Para acompanhar, arroz branco, quiabo, angu e farofa de ovo. E de sobremesa, eu escolhi um delicioso pudim ao invés de queijo com goiabada e fechei a minha participação em mais este delicioso encontro de blogueiros de viagem em Belo Horizonte.

Belo Horizonte - Restaurante Maria das Tranças no #EncontroBH2016
Comida típica mineira no Restaurante Maria das Tranças


.Blogs participantes:




#EncontroBH2016 - Encontro de Blogueiros de Viagem


#DevaneiosemMinas #EncontroBH2016 #Blogtecando
Use essas # e veja mais fotos no Instagram


.Veja o que já foi escrito sobre o Encontro:



-----------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

* * *

Precisa de  hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!

13 comentários:

  1. Isso deve ter sido uma delícia! Quero conhecer mais BH e vou nas dicas de vocês!
    Um beijo,
    Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma delícia em todos os sentidos, Lena!!!
      Que venha o Encontro de Sampa!
      Bj

      Excluir
  2. Gente, que farra deliciosa. Só não fiquei com invejinha pq na mesma data estava eu uma viagem linda linda linda :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o relato e participar desse encontro! Depois vou roubar umas fotos suas hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um encontro que estávamos juntas!!! ;)))
      Pode roubar... com créditos, kk

      Excluir
  4. Que encontro bacana!!! Morrendo de vontade aqui...

    ResponderExcluir
  5. Realmente BH é tudo de bom! Eu que sou de lá não me canso de passear pela cidade e ainda tem muitos lugares que não conheço.
    Foi um prazer te conhecer e até o próximo encontro!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um prazer te conhecer também!!!
      Até a próxima... bj

      Excluir
  6. Esse encontro foi uma folia, né? Acompanhei tudo daqui de casa e foi uma pena eu não ter conseguido passagens com preços acessíveis para ter encontrado com vocês. Quem sabe na próxima?
    Muito bom o relato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que a gente consiga se encontrar em algum deles mesmo! Fico na torcida!!! ;)

      Excluir
  7. Uau! Eu queria tanto, mas tanto ter ido!
    E esse roteiro tá mega a nossa cara né. Quantas comidinhas, bebidinhas e delicinhas. 2017 eu vou o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria que vocês tivessem ido... quem sabe no próximo a gente se encontra?! ;)

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...