09/04/2017

Bélgica - um dia em Antuérpia


Bélgica - um dia em Antuérpia


Quando falamos em Bélgica, o que vem primeiro à sua mente? Chocolate, cerveja ou waffles? Pois saiba que o país também possui uma das mais bonitas estações de trem da Europa e que ela está localizada em uma cidade que tem forte ligação com diamantes. 

Conheça a Antuérpia: uma joia de destino na Bélgica! Localizada quase na fronteira com a Holanda, é uma opção perfeita para se passar um dia, no estilo bate-e-volta, mesmo que a cidade faça você querer passar mais tempo por ela.


A Antuérpia – Antwerpen é a segunda maior cidade da Bélgica, com pouco mais de quinhentos mil habitantes. Está localizada ao norte do país, região conhecida como Flanders e quase fazendo fronteira com a Holanda, motivo pelo qual eu resolvi colocá-la como um destino extra no meu roteiro pelo país vizinho, por onde viajei sozinha.

Bélgica - um dia em Antuérpia


O porto de Antuérpia teve expressiva importância na conexão da região de Flanders com as rotas comerciais da Europa desde a Idade Média e hoje ele ocupa a posição de segundo maior porto do continente europeu, ficando atrás somente do porto de Rotterdam, na Holanda. Toda esta relação comercial, existente desde sempre, fez da Antuérpia uma próspera cidade com tanta beleza na sua arquitetura e atmosfera. 

A prosperidade fez como que a Antuérpia se destacasse, também, não só no comércio local e internacional de diamantes, mas no corte e lapidação da pedra preciosa. Bem próximo à Estação Central, está o Diamantkwartier, setor que reúne um número considerável de lojas e o tudo mais que for relativo a este ramo. Agora, se vale a pena comprar diamante na Antuérpia eu já não poderia dizer, pois não era o foco deste passeio.

Bélgica - um dia em Antuérpia
A belíssima Estação Central de Antuérpia


Interessados em saber qual é a melhor época para se visitar a Antuérpia talvez não precisem se preocupar muito. O clima por lá costuma ser agradável em qualquer estação. Durante os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, dias podem ser mais cinzas e frios, especialmente, à noite e cedo pela manhã. Em Abril e Maio, já fica mais agradável de aproveitar os muitos bares e restaurantes ao ar livre, mas pode-se ser surpreendido por alguma chuva. Junho, Julho e Agosto é verão, então a cidade ganhará ainda mais vida pelas ruas. 

. Como foi o dia... o que ver em Antuérpia

É muito fácil de circular pelas ruas e conhecer as principais atrações de Antuérpia a pé mesmo. Aliás, dessa forma está todo o seu encanto, pois a cada esquina há uma surpresa; seja uma praça, um beco ou lindas construções. 

Provavelmente você chegará de trem na Estação Central, que já é uma das grandes atrações de Antuérpia. Ali mesmo há um posto de informações turísticas onde você pode obter um mapa e outras dicas locais.

Se sair pela lateral, logo verá a entrada do Zoológico e também há uma praça com uma bela visão da fachada da Estação Central, que se destacará ao longe. Se sair pela frente, verá a Rua Meir – Meirstraat, que te conduzirá por todo o passeio. E só andar por ela e se deliciar com o que vier pela frente e que contarei a seguir.

- Estação Central: um dos principais pontos de visitação da Antuérpia, a estação central foi originalmente construída em 1895 e começou a ser utilizada em 1905. Foi totalmente renovada em 2007 e ocupa o quarto lugar na lista estações mais lindas do mundo pela Newsweek.

Além do destaque por ter as plataformas em vários andares e cobertas por uma estrutura metálica, o prédio onde está a bilheteria e os serviços é esplendoroso e merece a visita. 

Bélgica - um dia em Antuérpia
Por dentro da Estação Central

Bélgica - um dia em Antuérpia

Bélgica - um dia em Antuérpia
Vale entrar e contemplar a beleza do saguão

- Antwerp Zoo: está grudado na Estação Central e é tão fofa que dá vontade de entrar. É um dos mais antigos zoológicos da Europa e possui uns 5000 animais, inclusive um aquário e belos jardins. Abre todos os dias e sugere-se meio dia para visitá-lo. 

Mas... não era o foco deste bate-e-volta e o preço é um pouco salgado (£ 22,50  / 2017) para só dar uma voltinha. Vale pensar na visita se você estiver com crianças! 

- Meirstraat - Rua Meir: é uma belíssima rua, cheia de prédios lindos e muitas, muitas lojas. Se você não se perder nas inúmeras lojas da Meir, conseguirá conhecer os principais pontos em um dia e ainda sentar numa das praças e apreciar as cervejas belgas.

Bélgica - um dia em Antuérpia
Meirstraat - paraíso de consumistas!

- Groenplaats: uma enorme praça de onde se vê a lateral da catedral. Há muitos bares e restaurantes em sua volta. Cheguei bem no dia em que havia uma feira de comida tailandesa! 

DICA... onde um dia foi a sede dos correios, hoje existe o primeiro mercado coberto da Bélgica, chamado de Supermercado. Mais do que um lugar agradável para encontrar comida fresca e honesta, o lugar também promove manifestações artísticas.

- Catedral de Nossa Senhora – Onze-Lieve-Vrouwekathedral: Foram 169 anos de construção para erguer os 123 metros da magnífica torre da maior catedral gótica dos Países Baixos, que leva o nome da padroeira da Antuérpia. No seu interior, pode-se encontrar influências de outras estilos e grandiosas obras de arte, incluindo quadros de Rubens e de outros famosos pintores belgas. Uma pena que estava fechada quando fui.

Bélgica - um dia em Antuérpia
Detalhes da torre de 123 metros da catedral


- Grote Markt: contorne a catedral e você chegará na mais linda praça de Antuérpia. Olhe bem ao redor e suspire se achar que deve. Confesso que fiquei sem palavras por alguns instantes. Era maio e o tempo estava agradável, mas com um vento gelado que insistia em aparecer vez ou outra.

Bélgica - um dia em Antuérpia
Arquitetura típica belga - guild houses
e um animado show pela praça


O maior destaque da Grote Markt é a Prefeitura de Antuérpia – Stadhuis. Um dos primeiros exemplos de arquitetura renascentista dos Países Baixos, ela é cheia de detalhes e está decorada com as bandeiras dos países da União Europeia. O prédio foi incluído na lista de Patrimônios Históricos da Unesco em 1999. Merecidíssimo!

Bélgica - um dia em Antuérpia
A Prefeitura de Antuérpia 

Em frente à Prefeitura há uma grande fonte com a estátua de um rapaz arremessando uma mão. Pois se trata da lenda que deu origem ao nome da cidade; hand werpen, que significa mãos arremessadas em holandês, língua local. O rapaz é Brabo e a mão pertencia a um gigante chamado Antigoon. Este gigante morava próximo ao Rio Escalda - Schelde e cobrava pedágio de quem quisesse atravessá-lo. Quem não quisesse pagar, teria sua mão cortada e arremessada neste rio. Um dia, o soldado Brabo desafiou tal gigante e acabou por cortar a sua mão como era o costume. Virou herói e a cidade ganhou seu nome!

Bélgica - um dia em Antuérpia
Estátua de Brabo (dir.), torre da catedral e mais Grote Markt

- Het Steen (A rocha -  a pedra): tem formato de castelo e fica às margens do Rio Escalda – Schelde. É a construção mais antiga de Antuérpia, sendo base de uma prisão até 1823. Depois disso, foi residência e armazém de pesca até se transformar em sede do Museu Marítimo, mas este foi transferido para o MAS – Museum aan de Stroon. Atualmente, funciona como um centro para visitantes e para desenvolvimento de ensino e criatividade infantil.

Bélgica - um dia em Antuérpia
Het Steen: construção mais antiga de Antuérpia

Bélgica - um dia em Antuérpia
Prédios históricos e medievais por todos os lados


Localizando-se !





Para quem se interessar por museus, são inúmeras as opções. Entre elas, destaco:

- MAS – Museum aan de Stroom: um prédio moderno que une a cidade e o porto e exibe provas desta relação. Possui um terraço com vista panorâmica da cidade, do Rio Scheldt e do porto, que a Bruna nos mostra como é.

Endereço: Hanzestedenplaats 1 (próximo ao Het Steen)
Fechado às segundas-feiras e o ingresso custa dez Euros. Nas últimas quartas-feiras do mês e para a vista panorâmica, a entrada é gratuita.

- Pavilhão dos Diamantes: apresenta a história e mostra por que a Antuérpia ficou conhecida como o grande centro mundial de diamantes.

Endereço: Hanzestedenplaats 33 – ao lado do MAS
Entrada gratuita e não abre às segundas-feiras. Nos outros dias, funciona das 10h às 17h

- Casa de Rubens - Rubenhuis: Peter Paul Rubens foi um famoso pintor barroco dos séculos 16 e 17. Durante 40 anos ele viveu no centro de Antuérpia e foi ali que as suas principais obras foram criadas. Esta casa seguiu outro rumo com a morte do pintor, mas em 1937 foi comprada pela cidade e longamente restaurada para ser aberta ao público como museu.

Endereço: Wapper 9-11 - site oficial 
Custa 8 Euros e não abre às segundas-feiras. Nos outros dias, funciona das 10h às 17h.

Outras opções podem ser encontradas nas sugestões do Viajonários.

Bélgica - um dia em Antuérpia
A torre da catedral é um ótimo ponto de referência!

Dicas úteis:

- Como ir: de trem de Roterdã ou Bruxelas... não é necessário visto, mas se você estiver em outro país (Holanda, por exemplo) é importante não esquecer o passaporte. No meu caso, fui revistada no trajeto de retorno da Antuérpia até Roterdã. A passagem de ida-e-volta pode ser comprada diretamente do guichê da estação de origem.

- Língua oficial: Holandês, mas muitos falam inglês, francês e algum alemão.
- Moeda: Euro
- Feriados: nestes dias, muitas lojas e atrações estarão fechadas
- Hospedagem: veja as dicas

- Walking tours: o centro de turismo organiza diversos tours a pé e por menos de dez Euros. Interessados podem agendar o tour desejado nos Centros de Visitantes (estação central e Grote Mark 13) ou online

- Free Walking Tour: Sou fã destes tours e participo sempre que posso, como fiz em Amsterdam e Utrecht, ambas na Holanda. Eles costumam ser divertidos e contar fatos além dos históricos. É recomendado agendar a participação no site da Freetour, para dar noção aos organizadores de quantos terão no grupo e garantir qualidade.  Ao final, seja gentil e deixe uma gorjeta aos guias! 

Seja qual for o seu interesse, a Antuérpia é um belo destino para se considerar em uma roteiro !


#DevaneiosnaBelgica
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

7 comentários:

  1. Adorei o post! Super detalhado e com informações importantes!
    Agradeço muito por citar o Viajonários!
    Abraços e muitas viagens incríveis! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Muitas viagens incríveis a vocês também!

      Excluir
  2. Uau, parece belíssima mesmo. E que casualidade o festival de comida tailandesa durante a sua estadia. Bem, casualidade ou diversidade mesmo. heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu pensei o mesmo? Acho que eram os tais "sinais" ! ;)

      Excluir
  3. Que linda a cidade! Acredita que nunca tinha visto nenhuma foto de Antuérpia antes? E olhe que tenho uma amiga que mora lá.
    Agora vou considerar muito fazer uma visita a ela ;)
    Adorei o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... eu estava tão perto, hehe... coisas de Europa!
      Foi uma super surpresa. Amei andar pela cidade!
      Vocês irão gostar também!

      Excluir
  4. Belíssima,principalmente as construções medievais 🌹

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...