06/06/2018

Como é voar com a Iberia e a imigração de Madri


Como é voar com a Iberia - Espanha


A busca pela melhor passagem para a última viagem nos levou até a Iberia, companhia aérea espanhola que, até então, desconhecia detalhes. Neste post conto o motivo desta escolha e como foi a experiência de voar com a Iberia.

De bônus, vocês saberão que passar pela temida imigração de Madri, não foi tão ruim assim, mas teve o seu suspense. “Atenção tripulação, portas em automático!”


A busca pela melhor passagem

Já sabe qual é o possível destino para a próxima viagem, mas não sabe por onde começar? Eu te ajudo. Pesquise em sites de busca como Google Flights, Skyscanner, Decolar, Kayak ou outro de sua preferência. Em muitos deles, é possível de se criar um alertas para acompanhar as variações de preços. Daí é só garantir a melhor tarifa, se possível.


... DICA: Em caso de conexão, algumas companhias aéreas possibilitam e incentivam o Stopover, que é a oportunidade de se estender a conexão e colocar mais um destino no roteiro. Saiba +


No caso dessa viagem, a Ibéria foi a companhia aérea que melhor ofereceu o que se procurava em termos de rota e preço. O escolhido foi o que se chama de multicidades, ou multidestinos, que é quando a viagem tem destinos diferentes. Começamos chegando em Porto - Portugal e saímos de Santiago de Compostela, na Espanha.

- dados dos voos:

Casa – SP/Guarulhos -  Madri – Porto
Santiago de Compostela – Madri – RJ/Galeão - Casa


A compra da passagem


Como é voar com a Iberia - Espanha
Boas-vindas no sistema individual de entretenimento


Definido o roteiro e realizadas as pesquisas, a compra das passagens se deu direto no site da Ibéria. Uma compra foi concluída com sucesso, gerando o localizador já com a confirmação do pagamento. A outra demorou um pouco para confirmar e foi necessário entrar em contato com a Ibéria para que os dados dessa compra e da passagem fossem encaminhados. Apesar disso, o atendimento da Ibéria sempre foi atencioso; não posso reclamar.


Voando com a Iberia

Para os voos de ida, já foi possível de se fazer o check in e a marcação de assentos para os dois trechos internacionais. No trecho até São Paulo, foi necessário comparecer ao balcão de embarque da Latam para registro do início da viagem e despacho da bagagem, que foi até o destino final.  Todos os cartões de embarque foram emitidos no primeiro trecho. Nesse momento, também solicitei o crédito das milhas, mas não aconteceu. Precisei solicitar novamente à LATAM – parceria Oneworld - após o retorno da viagem e isso ainda não foi concluído.


            Como é voar com a Iberia - Espanha  Como é voar com a Iberia - Espanha
Detalhes dos assentos e da aeronave


Em Guarulhos (SP), foi preciso validar o bilhete no portão de embarque da Ibéria, visto que o nosso foi emitido pela Latam. A atendente chamou pelo alto-falante e foi só apresentar o cartão com o passaporte para, em seguida, embarcar.

As aeronaves Iberia eram da Airbus e a disposição dos assentos no voo até Madri era de duas poltronas em cada extremidade e quatro no meio. Escolhemos janela e corredor na lateral, buscando conforto para as dez horas que teríamos de viagem.


Serviço de bordo

Decolagem autorizada, aeronave estabilizada e, pouco mais de uma hora depois, foi iniciado o serviço de bordo com o almoço. Foi servido pão, manteiga, queijo pasteurizado, salada, panqueca (ou carne), bolo doce, biscoito água e sal, bebidas diversas, chá e café. No outro voo, escolhi almôndegas e todas as refeições estavam bem aceitáveis. 

Como é voar com a Iberia

Como é voar com a Iberia - Espanha
Refeições principais nos voos internacionais


Durante a viagem, foi servido sanduíche e água como lanche. E A menos de duas horas da chegada, foi oferecida uma caixa de café da manhã, com várias coisas boas: sanduíche, bolinho, salada de fruta, um chocolate e leite em pó. No kit de talheres, sal e pimenta, sempre acompanhava um lencinho umedecido bem cheiroso!

No voos curtos, Madri a Porto ou Santiago de Compostela a Madri, não havia serviço de bordo, o sistema era de venda. 

Como é voar com a Iberia - Espanha
Lanche ou café da manhã


O atendimento da tripulação era padrão, alguns mais simpáticos que outros. No voo de retorno, tivemos um pequeno atraso na saída e o comandante informou, gentilmente, que alguém foi convidado a se retirar do voo por comportamento estranho; parece que simulou crise de asma, algo do tipo. Foi bastante transparente com os passageiros, pediu desculpas pelo atraso e  seguiu viagem agradecendo a compreensão. 


Conforto da classe econômica

Dessa vez, não tinha kit de viagem nos esperando sobre os assentos da classe econômica, apenas o padrão: cobertor e travesseiro.  Os fones de ouvido eram oferecidos pelas comissárias de bordo e o encosto da cabeça era articulável, o que acho bem interessante. Entretanto, sempre levo nas viagens um travesseiro inflável, destes de encaixar na cabeça. É item que não pode faltar na minha bagagem de mão.

A distância para a poltrona da frente parecia boa. Vocês já devem saber que sou pequena, o que dificulta um pouco avaliar o espaço, mas na Iberia sobrou um tanto. Os corredores eram padrão e a limpeza dos banheiros foi algo que me surpreendeu.

Como é voar com a Iberia - Espanha
Passageiros devidamente acomodados


Entretenimento a bordo

Telas individuais e ampla seleção de filmes, seriados, músicas e jogos, para ninguém ficar entediado. Coloquei a lista do Oscar 2018 em dia, assistindo Lady Bird, A Forma da Água e Três Anúncios para um Crime. Ainda assisti outros filmes mais antigos e um documentário entre um cochilo e outro. 

Acessar o mapa de acompanhamento de voo pode ser uma boa, mas não sempre, pois há momentos em que as horas não passam. Experimentem um voo de 16 horas e depois conversamos. Se comparar, dez horas foi moleza!

Como é voar com a Iberia - Espanha
Entrada USB para manter os equipamentos
individuais carregados até o fim da jornada


A chegada a Madri

Quando temos conexão internacional, é importante de se verificar se não há troca de terminal. No caso, chegamos pelo terminal 4, precisamos fazer a imigração em Madri e seguir para o terminal 4S.  A caminhada é longa, mas a sinalização é perfeita. Os terminais são interligados por uma linha de metrô.

- a imigração: 

A imigração em Madri pode ser temida, por ser bastante rígida e famosa por casos de deportação. Entrar na Europa por ali pode gerar certa tensão. Não a nós, que estávamos com toda a documentação preparada caso nos perguntassem.

A Espanha é um dos muitos países membros do Tratado de Schengen, que permite a livre circulação de turistas estrangeiros entre eles. Não é necessário visto de turismo para brasileiros, mas o seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil Euros é obrigatório. Isso não significa que ele será solicitado pelo agente de imigração, mas se for e você não o tiver, já sabe, pode voltar para casa.

Pois bem, a passagem pela imigração foi tranquila, sem muitas perguntas. No raio X a coisa foi um pouco mais rigorosa. Foi solicitado tirar os líquidos da mala de mão e, para isso, costumo deixar separada a necessaire transparente com os recipientes de 100 ml para facilitar e evitar transtornos. 

Além disso, por amostragem, fui selecionada para testes de resíduos. Coletaram amostras da mochila, casaco e botas com um cotonete e depois pediram para verificar a água que eu estava carregando. Feito isso, fui liberada para seguir adiante. Estejam preparados para estas abordagens!


Conclusão

Como é voar com a Iberia - Espanha
Aeronave de voos mais curtos


Voltando à Iberia... foi a minha primeira experiência com a companhia aérea espanhola. Já tinha ouvido falar que seria uma das piores da Europa, que as aeronaves eram velhas e tal. Não encontrei isso.  

Um ponto negativo a salientar ocorreu no check in do retorno em Santiago de Compostela. Não pudemos marcar os assentos nem no balcão. A atendente precisaria cobrar uma tarifa, mesmo sendo assento comum.  O detalhe foi que ela escolheu os assentos sem dar margem para a nossa opção. Moral da história, o voo não estava lotado e nós pudemos escolher aonde nos acomodar, assim que o embarque foi encerrado.

Em resumo: o atendimento foi bom, as aeronaves estavam adequadas, sem velharias, serviço de bordo, qualidade e variedade de alimentos bem aceitáveis e excelente entretenimento a bordo. Assim, sem nenhuma dúvida voltaria a voar com a Iberia.


#DevaneiosnaEspanha
Use esta # e veja mais fotos nas redes sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Um comentário:

  1. agradeço pelo post que está muito bem explicado - e fico um pouco aliviada, pois todas as avaliações anteriores eram muito ruins rs.
    obrigada ♥

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...