10/07/2018

O Incrível Templo Branco da Tailândia


Templo Branco (White Temple) - Tailândia


Sem dúvida, o Templo Branco é um dos lugares mais procurados por quem visita Chiang Rai, no norte da Tailândia. O Wat Rong Khun ou White Temple, como é mundialmente conhecido, é o mais diferente que se encontra por lá, desde a sua idealização até a sua forma em si. Porém, existe muita simbologia envolvida em todo o parque que o abriga e uma visita guiada é altamente recomendada.  

Templo Branco da Tailândia

Templo Branco (White Temple) - Tailândia
Fundos do Templo Branco


Lembro-me como se fosse hoje do dia que decidi pelo tour para o norte da Tailândia. Estava baseada em Chiag Mai e não queria, mesmo, andar nos elefantes, algo controverso e muito comercializado na região. Como estava em grupo, tive a oportunidade de acompanhar duas companheiras no Tour ao Triângulo Dourado, que incluiria a visita ao Templo Branco. Foi por pouco, mas consegui uma vaga e esperava muito por isso!

O Wat Rong Khun esteve quase em colapso, por volta do século 20, por falta de fundos para a sua restauração. A partir daí, Chalermchai Kositpipat, artista local de fama mundial, decidiu reconstruí-lo com seus próprios recursos e criatividade. Assim surgiu o Templo Branco,  como componente de um complexo de vários templos que ainda deverão ser construídos sem data prevista.

Como todo o lugar turístico de destaque, o Templo Branco também lota e muito. Vá preparado para disputar espaço para as fotos com outros visitantes.


Simbolismo no Templo Branco

Templo Branco (White Temple) - Tailândia
A Porta do Céu - entrada do templo


Existe muito significado e sentido em tudo o que compõe o Templo Branco. Se você não quiser fazer uma visita guiada, vale se informar antes para que a sua visita seja mais completa. Vai por mim!

Logo ao avistar o templo já nos sentimos maravilhados com tanto detalhe. A começar pelo brilho dos milhares de pedaços de espelhos colados sobre o gesso com a incidência dos raios de sol. Fazia um dia lindo e o céu azul dava ainda mais destaque para o branco do templo. Pois essa cor branca, justamente, significa a pureza de Buda e os fragmentos de espelhos, sua sabedoria e ensinamentos.

Templo Branco (White Temple) - Tailândia
Detalhes do poço de desespero


Existe uma direção recomendada para a visitação. Em frente ao templo, chama a atenção o poço cheio de mãos e patas, todas para cima, como em sinal de sofrimento e desespero. Aí está o início de tudo: os desejos e tentações da vida mundana. Quem quiser, pode permanecer ali, mas todos são capazes de percorrer a ponte do ‘ciclo do renascimento’ em busca de libertação desse sofrimento e da paz de espírito e mente. É um convite à reflexão dos ensinamentos budistas.  

Ao final da ponte, atravessamos a ‘Porta do Céu’, encontramos várias imagens de Buda e, logo, estamos diante do prédio principal, que vale andar em seu entorno, observando as manifestações artísticas que o adorna.

Templo Branco (White Temple) - Tailândia
Buda em meditação


No interior, não vamos encontrar um super altar, mas não deixe de olhar para todas as paredes. É mais uma surpresa do Templo Branco. Ao invés das imagens comumente encontradas em outras casas de oração, esta expõe pinturas dos mais diversos tipos de forma harmônica. Na parede oposta ao altar, veremos imagens de super heróis de quadrinhos, artistas de adoração mundial e até um buquê de armas, tudo simbolizando a vida mundana. Nas laterais, estão a evolução do ser na roda da vida, pois vivemos em looping, não é mesmo? E a reflexão está justamente aí: a roda da vida vai girando e somos capazes de atingir a evolução ensinada por Buda; um árduo trabalho diário.


Outras atrações

Templo Branco (White Temple) - Tailândia
Detalhe do Templo Dourado


Além do Templo Branco, representante da mente, há o espetacular Templo Dourado, símbolo de desejo e dinheiro e representação do corpo. Pasmem, é onde ficam os banheiros do complexo.

Bem ao fundo, há outro prédio na mesma ideia criativa do Templo Branco, com muitos espelhos. Ali fica o crematório, importante ritual para o Budismo.

Templo Branco (White Temple) - Tailândia
Crematório


Ainda existem muitos objetos espalhados nos passeios, túneis de mosaicos e locais para os visitantes deixarem seus sinos e fazerem orações. Claro, que não pode faltar a loja de souvenir.


Como ir ao Templo Branco

A melhor forma de chegar ao Templo Branco é com motorista particular, que pode ser contratado nos próprios hotéis ou através de agências de turismo. Para quem estiver na cidade de Chiang Rai, o Templo está localizado a 15 km do centro e parece-me que dá para ir com o transporte público, na forma mais econômica. Se for o seu caso e interesse, basta se informar no local.

No meu caso, estava em Chiang Mai, bem mais ao sul. A visita ao Templo Branco foi a primeira atração do Tour ao Triângulo Dourado (fronteira Tailândia – Laos e Mianmar), ainda mais ao norte. Foi um tanto quanto cansativo passar muitas horas na estrada. Mas valeu muito a experiência.

Templo Branco (White Temple) - Tailândia
Jardins do complexo


Informações práticas

Localização: Chiang Rai - norte da Tailândia
Valor do ingresso: 50 Thai Baht (aproximados 6 Reais – 2018)
Horário de funcionamento: das 8h às 18h – todos os dias


...Importante:  vestir-se de forma adequada e respeitosa (sem decotes ou roupas curtas ou muito justas), tirar os sapatos ao entrar no templo e respeitar as sinalizações. Fotos não são permitidas no interior do templo.

...Fonte da pesquisa: Renown-travel.com



+ Tailândia no Devaneios:
#DevaneiosemThai
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...