06/07/2014

Meu Primeiro Live Aboard - Abrolhos 2014

Entre os inúmeros benefícios que o esporte traz, o mergulho proporciona aos seus praticantes visitar paraísos, talvez, jamais pensados por eles como turistas. Os destinos escolhidos sempre terão algum atrativo especial, neste caso, relativo aos pontos de mergulho. E neste contexto está o Arquipélago de Abrolhos, local que escolhi para passar o feriadão da páscoa e fazer o meu primeiro live aboard.  



Blog de viagem e Mapa de Abrolhos - Brasil Mergulho
Fonte: brasilmergulho.com


"Quando te aproximares da terra, abre os olhos", disse Américo Vespúcio ao navegar por aquelas águas. Diz-se que aí está a origem do nome do arquipélago.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos fica localizado há aproximados 75 quilômetros da costa, ou, cerca de três horas e meia de navegação a partir da cidade de Caravelas, ao sul do Estado da Bahia. É controlado pelo Ibama (ICMBio) e é composto por cinco ilhas - Santa Bárbara, Redonda, Siriba, Guarita e Sueste, sendo somente a primeira habitada e por oficiais da Marinha do Brasil e pesquisadores.


Devaneios de Biela - Abrolhos
Ilhas Siriba (esq.) e Sueste (dir.)



Devaneios de Biela - Abrolhos
Ilha de Santa Bárbara



Na operação de live aboard, como o nome diz, vive-se embarcado. O catamarã Andarilho, da empresa Novo Horizonte, foi o nosso hotel e nele convivemos quase que 100% do tempo. Todas as refeições estavam incluídas; o cardápio era bem variado e agradou todos os doze participantes desta aventura, além dos quatro tripulantes a bordo.

Devaneios de Biela - Abrolhos


=> Estrutura do catamarã Andarilho

São duas suítes para casal, duas suítes duplas com beliche e duas cabine standard com beliche. No salão principal fica a cozinha equipada e a mesa de jantar, com sofás. Na popa, há mesa para refeições e banheiro, é onde ficam os equipamentos de mergulho. Na proa, espaço amplo para banho de sol!



Gabi HP - Abrolhos
Áreas comuns do catamarã

Gabi HP - Abrolhos
Cabines



*******

Logo chegando em Abrolhos, já nos preparamos para cair na água pela primeira vez. Cinquenta minutos depois, era hora de fazer o intervalo de superfície até que os cilindros fossem novamente abastecidos para, então, voltarmos para a água. E assim era a rotina. Entre um mergulho e outro, o tempo passava com banho de sol, snorkel, stand up paddle (SUP), soneca, almoço, leituras, risadas, ... , cada um fazendo o que desejasse.



Gabi HP - Snorkel em Abrolhos
Snorkel na Siriba


O desembarque aconteceu em duas situações, ambas com a autorização do Ibama. Na primeira, caminhamos pela Ilha Siriba para observar os Atobás, pássaros típicos do arquipélago, e fotografar Abrolhos por outros ângulos.

Gabi HP - Abrolhos

Gabi HP - Abrolhos

Gabi HP - Abrolhos

Gabi HP - Abrolhos Gabi HP - Abrolhos 

Gabi HP - Abrolhos

Na segunda, visitamos a Ilha de Santa Bárbara, única habitada. Foi onde tivemos a oportunidade conhecer o funcionamento do arquipélago com suas peculiaridades. Do alto do farol, de 153 anos, acompanhamos o sol se pondo no mar.

Gabi HP - Abrolhos
Desembarque na Ilha de Santa Bárbara

Gabi HP - Abrolhos
A vila

Gabi HP - Abrolhos
Residência 'presidencial', visitada apenas por Lula uma única vez

Gabi HP - Abrolhos
A lindinha capela da vila

Gabi HP - Abrolhos
O farol...

Gabi HP - Abrolhos
...e a sua visão privilegiada do Arquipélago


Sites úteis:

Post no blog 1000dias



-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis!


Precisa alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Gabi, lugar lindo mesmo! Adoro esses faróis desse tipo, nos EUA está cheio!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Abrolhos parece ser um sonho, um lugar de beleza e paz!

    ResponderExcluir
  4. Mergulhei poucas vezes até hoje, mas adorei! Não conhecia Abrolhos e fiquei super interessada nesse esquema de dormir no Catamarã e poder conhecer um lugar com natureza tão linda. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma experiência bem interessante. No início, fiquei com um pouco de medo de enjoar. Mas, no geral, valeu cada momento. E o mergulho lá foi incrível também! Quero outros... ;)

      Excluir
  5. Gabi, que sonho. Todos os mergulhadores amam este lugar. Eu ainda não mergulhei, mas acabei de ganhar um batismo em Floripa. Vamos ver se me apaixono como vc! Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabi, muito obrigada pelo carinho de compartilhar sua experiência. Adorei o detalhamento dos mergulhos. Estou indo semana Q vem e vc me deixou ainda mais ansiosa e animada☺️
    Grande abraço ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Thábata! Uma ótima viagem e ótimos mergulhos para ti!
      Se lembrar... volte para contar como foi a experiência! ;)

      Excluir
    2. Estou indo com a Turma da Mergulho & Cia de Brasilia no Feriado da Semana Santa 13/14/15/e 16 de Abril de 2017. No Retorno Contarei Minha Experêcia.

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...