22/06/2015

5 coisas para fazer de graça em Gramado



O que fazer em Gramado



É só baixar a temperatura que a Serra Gaúcha lota de turistas. É gente de todo o canto do Brasil que aproveita a alta estação do inverno para viver o frio e torcer para que neve em Gramado. Mas é preciso de muito frio e sorte, pois não tem hora certa para a neve aparecer. O último registro foi em 2013.

A seguir, deixo a minha dica das 5 coisas para fazer de graça em Gramado. Este é o roteiro básico que não pode ficar de fora dos planos e você consegue percorrê-lo em um dia e, praticamente, todo a pé.


* Praça Major Nicoletti 
=> Igreja Matriz São Pedro, Rua Coberta, Palácio dos Festivais

A Praça Major Nicoletti reúne lojas, restaurantes e é o ponto central de Gramado. Está localizada na Avenida Borges de Medeiros. Na sua frente está a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado todos os anos no mês de julho/agosto.

O que fazer em Gramado
[ Igreja Matriz ]


O que fazer em Gramado
[Palácio dos Festivais ]

Logo ao lado está a Rua Coberta, palco de exposições e apresentações e local que reúne muita gente o tempo todo. É uma rua de extensão pequena, cheia de lojas e restaurantes para todos os paladares.

O que fazer em Gramado
[ Rua coberta ]


* Praça das Comunicações/Etnias e Casa do Colono

Local bonito de se ver e ótimo para fotografar. Fica ao lado da Rodoviária de Gramado, abriga muitas atrações típicas da região e também é utilizada como local para manifestações culturais. De lá também partem algumas excursões para a zona rural de Gramado e é possível comprar produtos orgânicos.

O que fazer em Gramado


Também conhecida como Praça das Etnias, reúne três casas típicas dos povos que colonizaram Gramado: italianos, alemães e portugueses.

O que fazer em Gramado
[ Casa Italiana ]


O que fazer em Gramado
[ Casa Portuguesa ]


A Casa do Colono, representa a colonização alemã e comercializa delícias típicas locais como, queijos, geleias (ou chimia), biscoitos e muito mais. Ao lado, cucas (pão doce) e pães saem direto do forno para a venda! Se você não conhece, não deixe de experimentar!

O que fazer em Gramado
[ Casa Alemã / Casa do Colono ]


* Rótula das Bandeiras e Lago Joaquina Bier

Fica a poucos metros da Rodoviária e homenageia os Estados Brasileiros, representados pelas bandeiras hasteadas. No centro há uma grande estátua do Kikito ("Deus do bom humor"), toféu dado aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado.

O que fazer em Gramado
[ Kikito e a Rótula das Bandeiras ]

Logo adiante está o Lago Joaquina Bier, onde acontece um dos espetáculos no Natal Luz e é local para a prática de exercícios nas outras épocas do ano. Ali tem uma versão moderna e divertida do Kikito, o Kikitóide, que também rende boas fotos!

O que fazer em Gramado
[ Lago Joaquina Bier ]

O que fazer em Gramado
[ Kikitóide, criação da artista Kira Luá ]


* Lago Negro


Um dos principais e mais conhecidos pontos turísticos de Gramado, o Lago Negro é visita indispensável para todas as idades. Está aberto vinte e quatro horas por dia e tem acesso gratuito, a menos que se deseje fazer o passeio de pedalinho.

O que fazer em Gramado


Faça uma caminhada em volta do lago e desfrute o ar puro, o contato contado com a natureza e tire belas fotos!


* Belvedere Vale do Quilombo:

Este mirante fica na Avenida das Hortênsias, que liga Gramado à Canela. É uma área aberta, de acesso gratuito que fornece uma bonita vista do Vale do Quilombo. Fotografia clássica!

O que fazer em Gramado
[ Vale do Quilombo ]

E tem muito mais dicas de Gramado no Devaneios... conheça acessando os links abaixo:

- Le Jardin - Parque de Lavandas (acesso gratuito)
- Alpen Park (em Canela)
- Cascata do Caracol (em Canela)


... tem muito mais Devaneios na Serra Gaúcha... continue lendo!


------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram e tenha fotos e conteúdos exclusivos!


* * * 

Precisa de  hotel em Gramado? Acesse o Booking e faça a sua reserva!
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog! 

8 comentários:

  1. Já visitei a cidade por 2 vezes e não me canso com os atrativos de Gramado! Quero voltar para fazer alguns itens dessa lista que não conheci. Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gramado também nunca me cansa! Venha mais vezes! ;)

      Excluir
  2. Ainda bem que tem passeios grátis pq o que eu sempre ouço falar de Gramado é que é uma cidade caríssima!!! Dicas essenciais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente dá pra se deixar bastante dinheiro em Gramado e a cidade agradece! Mas... Existem sim opções mais econômicas, sem perder o charme! Vale ir de qualquer forma é aproveitar!

      Excluir
  3. Gabi, me deu uma saudade de andar de pedalinho no Lago Negro! hahahah Eu não vou a Gramado a mais de 20 anos. Preciso voltar! Obrigada pelas dicas! beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nostalgia bateu, né! Este ano levei minhas sobrinhas para andar de pedalinho, foi super divertido! Quando você voltar vais ver uma outra Gramado, com certeza! Muita coisa mudou por lá! Venha! Bjs

      http://www.devaneiosdebiela.com.br/2015/04/gramado-com-criancas.html

      Excluir
  4. É uma vergonha, mas ainda não conheço o Rio Grande do Sul. Tenho muita vontade de ir para Gramado, mas acabou que nunca deu :( Ótimo saber que tem muitos passeios legais de graça na cidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha Dani! Gramado é incrível para qualquer público e qualquer bolso!
      Precisando de dicas, estamos aí! ;)

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...