30/05/2016

Tire melhor proveito da sua passagem aérea


Passagem aérea

Uma das formas de se tirar melhor proveito de uma passagem aérea e ainda incluir um destino a mais no seu roteiro de viagem é fazendo um stopover. 

Foi desta forma que se esquematizou a minha Eurotrip 2016. Já era certo que eu precisaria chegar em Helsinki, na Finlândia. Mas e depois, por que não aproveitar para estender a viagem e conhecer outro lugar? 

Então, como primeiro passo do planejamento da viagem, fui em busca da melhor passagem aérea, visto que o período já estava definido pelo programa #HelsinkiSecret, o qual fui participar. O destino seguinte ficaria na sorte de quem me desse a melhor tarifa na passagem. 

Mas o que é stopover? Stopover é quando ao invés de uma simples conexão, paramos naquele destino por um ou mais dias. 

Sem querer, tive a primeira experiência com (uma espécie de) stopover na viagem à Holanda em 2015. Fui via TAP que, por ser uma companhia aérea portuguesa, obrigatoriamente entra na Europa via Lisboa e de lá o voo segue em conexão para outro destino. O mesmo ocorre no retorno, lá também seria a última parada da TAP no continente europeu. Assim, parti de Amsterdam e parei em Lisboa. Neste caso, precisei passar a noite por lá, devido ao horário do voo no outro dia e, assim, pude passear pela capital portuguesa nem que por algumas horas. Não foi algo planejado e deixou vontade de voltar. E irei.

Como planejar uma viagem com stopover?

Para início de conversa, costumo utilizar buscadores, como o Google Voos ou Kayak, para verificar quais as rotas disponíveis e as melhores tarifas oferecidas para uma viagem ida-e-volta. Aqui já teria a ideia quais seriam as companhias aéreas e onde seriam as conexões possíveis.

Seguindo a dica da minha amiga Fabrícia, anotei os voos interessantes e os respectivos preços e em seguida parti para a pesquisa no site destas companhias aéreas. Isso, para saber se a companhia aérea cobraria mais para caso de stopover.

No site da companhia aérea, ao invés de selecionar ‘ida-e-volta’, é preciso selecionar ‘multiplos destinos’ ou ‘múltiplas cidades’. No meu caso, como exemplo, fui com a Air France em três trechos:

          1. Curitiba (CWB) – Helsinki (HEL)  ... com conexão em Paris 
          2. Helsinki (HEL) – Paris (CDG)   ... Stopover em Paris
          3. Paris (CDG) – Curitiba (CWB)

Desta forma, consegui conciliar alguns dias em Paris com a mesma passagem aérea e, neste caso, sem custo adicional. 

Além dos benefícios já comentados, o Viaje Sim lembra muito bem que um stopover permite que viagens muito longas sejam mais agradáveis. Por exemplo, sair do Brasil até Bangkok com uma paradinha em Dubai ou ir aos Estados Unidos com uma parada no Caribe, que tal?


E as bagagens?

Neste caso, vale a regra de cada companhia aérea. Além de verificar quais são elas no próprio site da empresa, recomendo perguntar ao pessoal de aeroporto para se certificar de que as bagagens chegarão direto, ou não, no seu destino final.


Você tem alguma experiência neste tipo de voo? Conta para nós como foi!



-----------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

* * *

Precisa de  hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!

12 comentários:

  1. Stopover é vida! Em uma viagem para a Cidade do México, conexão na Cidade do Panamá, não pensei duas vezes e passei lá 3 noites! Vale muito a pena mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber deste destino! Obrigada por participar!

      Excluir
  2. Amo fazer stopover!!! Hahaha Incluo SEMPRE que dá! :P

    ResponderExcluir
  3. Excelente dica Gabi. Realmente a melhor coisa de uma viagem é poder conhecer o máximo de lugares possíveis. Adorei a Dica. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Eu viajei com Stop Over quando fui na lua de mel, e conseguimos colocar Roma por noites no roteiro. Foi demais Super dica, amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocês também tiveram experiência com stopover! Que venham mais!

      Excluir
  5. Stopover é tudo de bom! Foi em um assim que conheci Adis Abeba, capital da Etiópia. É uma ótima maneira de aproveitar mais um destino, né?
    Amei a dica ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! E estes exóticos ou outros que não pensaríamos em ir também!

      Excluir
  6. Reclamei esses dias mesmo no IG que não pude aproveitar um stopover em Paris mês passado (mas pq a viagem já tava longa demais), dá uma dorzinha no coração passar no aeroporto e não descer... Deveria ser lei! hahahha

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...