10/02/2017

Cores, Contrastes e Curiosidades na Arquitetura de Paraty


Cores da Arquitetura de Paraty


Quando se fala em Paraty, o que vem primeiro à sua mente? Se forem as portas e janelas coloridas ou a beleza encantadora da sua arquitetura colonial, pode ter certeza de que será o mesmo que de muitos turistas que visitam a cidade. 

Sem desmerecer em nada as lindas paisagens banhadas pelo cristalino mar da Costa Verde do Rio de Janeiro, vamos juntos passear pelas cores e contrastes da linda Paraty e saber algumas curiosidades sobre sua arquitetura.


Cores, Contrastes e Curiosidades na Arquitetura de Paraty

Cores da Arquitetura de Paraty


Os mais de trinta quarteirões do Centro Histórico de Paraty são fechados com correntes, que impedem o trânsito de veículo e preserva a atmosfera agradável da cidade antiga. Por ele só circulam muitas pessoas e algumas charretes turísticas. 

O que mais se vê é gente fotografando e fazendo mil inevitáveis selfies nas lindas portas e janelas coloridas em contraste com as paredes brancas dos casarios e sobrados. A vida colorida é mesmo muito mais feliz!

Cores da Arquitetura de Paraty

Cores da Arquitetura de Paraty

Cores da Arquitetura de Paraty
Portas e janelas de todas as cores e tipos


Além de todo este colorido chamariz, há muita curiosidade envolvida na arquitetura de Paraty. Existem razões paras as coisas serem do jeito que são, vamos ver se vocês conseguem identificar o que conto a seguir.


- Calçamento irregular

Chamado de ‘pé-de-moleque’ por parecerem com o popular doce brasileiro, o calçamento das ruas do centro histórico de Paraty é irregular para que a água escoasse de melhor forma. Ele começou a ser feito no século XVII com o desenvolvimento trazido pelo ciclo do ouro e foi finalizado no rico ciclo de café. Permaneceu original até 1980, quando foi preciso fazer obras no saneamento da cidade.



Pode ser que estas pedras irregulares tenham sido usadas pelos escravos para facilitar a sua fuga, pois caminhariam descalços e teriam vantagem diante dos senhores de engenho. Pode ser. Verdade ou não, por isso é recomendado que se leve sapatos baixos e confortáveis para caminhar por Paraty. 

Cores da Arquitetura de Paraty
Paraty encanta a cada esquina


- As ruas de Paraty não são retas 

Encontrei duas versões que explicam por que as ruas de Paraty não são retas e ambas estão relacionadas com defesa. Uma diz que o fato das ruas se desencontrarem dificultava a visão dos atacantes que viriam do mar. Desta forma, eles não saberiam se teria alguém esperando por eles no final da rua. Já a outra está ligada à saúde, pois a curvatura das ruas dificultava o vento encanado, que era visto como um grande transmissor de doenças na época. Não sei o que realmente é verdade, mas existe certa coerência, visto que é muito fácil de perceber tal curvatura nas ruas.

O fato da água do mar entrar na cidade também era visto como uma forma natural de manter a cidade limpa. Vai saber o que se passava na época!

Cores da Arquitetura de Paraty
 Ruas curvas e tortas


- As casas foram projetadas acima do nível da rua

É isso mesmo. Para evitar inundações, os casarios e sobrados de Paraty foram construídos 30 centímetros acima do nível mais alto da rua e, mesmo assim, às vezes era necessário incluir outros degraus e pisos internos. 

Cores da Arquitetura de Paraty
Em alguns pontos, o mar invade a cidade !


- Influência da Maçonaria na arquitetura

Quem caminha por Paraty, facilmente percebe que algumas casas possuem a fachada bem mais decorada que outras e, geralmente, portando colunas com desenhos geométricos em relevo. Pois estes desenhos representam a influência da Maçonaria, que buscava demarcar território e mostrar aos demais maçons onde estariam localizados.

Outra simbologia está nas esquinas. Existem saliências de pedra, que formam um triângulo imaginário que representa Deus.

Cores da Arquitetura de Paraty

Cores da Arquitetura de Paraty
Quanto maior a casa, maiores as posses de seu dono!
Não basta ter colunas rebuscadas, precisa ter 
luminária em formato de abacaxi !!! 


Com história, simbologia e muitas particularidades, Paraty é destino para qualquer público. 
Planeje a sua visita e encante-se!


#DevaneiosemParaty
Use essa # e veja mais fotos no Instagram

-----------------------------------------------------------------------------------------------
  
Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

14 comentários:

  1. Paraty é incrível!! Estive lá quando ainda era criança e naquela época não tinha câmera digital e tenho apenas algumas poucas fotos, mas as poucas fotos que tenho dá para perceber que a arquitetura é um dos pontos fortes. Se voltasse hoje tenho certeza que iria voltar para casa com dezenas de fotos de portas e janelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tipo de destino que me encanta muito! Também adoraria voltar no tempo com máquina digital, mas já que o tempo já era, voltamos paara alguns lugares, né! ;)

      Excluir
  2. Oh saudades de Paraty... é muita história e beleza num lugar só. Lá quietinha aos pés da Serra e debruçada sobre o mar ... um lugar que um dia espero voltar.

    Belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor, comentário cheio de poesia; adorei! ;)

      Excluir
  3. Paraty é um encanto.
    Mas vamos combinar que é dificil não se apaixonar pela arquitetural colonial.
    Eu também amo fotografar portas e janelas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Paraty é linda!
    Sempre fiz bate e volta de Ubatuba até lá, já que parte da minha juventude eu passei em Ubatuba...hehehe.
    Adorei o post. Especialmente a seleção de fotos das portas lindinhas que eu sempre admirei.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que você tenha gostado e que o post remeteu esta memória!
      Bj

      Excluir
  5. Estive a pouco tempo em Paraty e como é bacana rever fotos e outros olhares da cidade. Amo demais!

    ResponderExcluir
  6. Sou louca pra conhecer Paraty. Depois desse post, ainda mais . Adorei as curiosidades :)

    ResponderExcluir
  7. Que cidade linda! Essa arquitetura me encanta. Ainda não estive em Paraty, mas viajei com você através desse post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. eu sou apaixonada por portas e janelas. Nao sei por que e nem começou isso! principalmente portas <3 hahahahah
    paraty é fantástica! Lugar maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Paraty é sensacional. Janelas, portas e detalhes fazem a sua arquitetura singular e inteiramente em sintonia com o lugar. Parabéns pelo belo post!

    ResponderExcluir
  10. Otimo artigo. Adicionalmente, o nome pé de moleque para os calçamento é o mesmo em MG, e esses eram assim chamados por causa da construção com acabamento entre pedras por meninos escravos, que ajustavam as pequenas pedras com os pés.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...