28/06/2017

Visite Teresópolis em lugares e sabores – dicas gerais

Teresópolis - Dedo de Deus - Mirante do Soberbo


A região serrana do Estado do Rio de Janeiro é surpreendente. Começa pela belíssima paisagem das montanhas e picos que nos acompanham pela estrada e vai longe. Além da famosa Petrópolis, sua vizinha Teresópolis não pode ficar de fora do seu planejamento de visita pela região. Saiba como é, o que fazer e visitar, onde se hospedar e comer em um guia enxuto, cheio de dicas e atrações para incluir em um roteiro, seja de foco turístico, para ecoturismo e aventura ou seja só para curtir de qualquer jeito.

Visite Teresópolis em lugares e sabores e apaixone-se!


Teresópolis é a cidade mais alta do Estado do Rio de Janeiro e se localiza na microrregião serrana, a quase 90km da capital carioca. Sua emancipação data do ano de 1891 e seu nome homenageia a imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II, cuja estátua está logo no trevo de acesso à cidade. A temperatura média anual fica por volta dos dezessete graus e a mínima pode chegar próxima à zero no mês de julho, período com menos probabilidade de chuvas na região.

É um destino de grande destaque ao ecoturismo, visto que abriga parte de três parques naturais: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual Três Picos e o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis.  Por causa deste relevo, Teresópolis é considerada a capital nacional do montanhismo e atrai praticantes de trekking e acampamento. Viu? Tem para todo o público!


O que fazer – pontos de interesse e atrações turísticas


. Mirante do Soberbo: localizado no trevo de entrada de Teresópolis (BR 116), é o um dos melhores lugares para se avistar o Dedo de Deus, um pico de 1692 metros de altura que, junto com outras montanhas, parece uma mão com o dedo indicador em direção ao céu.

Nota: apesar do Dedo de Deus ser considerado cartão postal de Teresópolis, ele faz parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nos limites da vizinha cidade de Guapirmirim.

Teresópolis - Dedo de Deus - Mirante do Soberbo
Créditos: Lily Pestana


. Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO): ocupa uma área de mais de 20 hectares de Mata Atlântica e compreende os municípios de Guapirimim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro. A principal sede do Parque está em Teresópolis e os atrativos vão desde área de piquenique e camping, até piscina de água natural, quedas d’água e poços para banho e diversas trilha e cachoeiras. As mais destacadas são a Trilha Suspensa, a do Cartão Postal e a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que demanda três dias.

Adoro fazer trekking e a visita ao Parnaso foi apenas uma degustação do que eu poderia encontrar por lá; no final do post eu explico o por quê. Com muita gratidão, foi possível fazer a trilha do Poço Dois Irmãos. Pena que não estava quente o suficiente para um banho naquelas águas!

Endereço: avenida Rotaryana, s/n

Teresópolis - Trilha do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Teresópolis - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Poço Dois Irmãos
O início da trilha e o Poço Dois Irmãos


. Granja Comary: nome conhecido para o Bairro Carlos Guinle. Apesar de ser popular por abrigar a sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e reunir muitos fãs durante a concentração e o treinamento das Seleções Brasileiras e outros times patrocinados, é local que proporciona aos visitantes um belíssimo cenário composto pelo Lago Comary com o Dedo de Deus e outros picos da Serra dos Órgãos ao fundo. Vale conhecer!

Teresópolis - Lago da Granja Comary
Lago em frente à CBF. Créditos: Lily Pestana


. Museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi: foi um passeio mais do que agradável durante a nossa visita à Teresopólis. Tivemos a honra e o prazer de sermos recepcionados pelo casal Regina Furtado Lippi e José Luiz Lippi, neto e herdeiro de José Francisco, vestidos com roupas de época, que também nos conduziram por todo o tempo.

Teresópolis - Museu Sobrado Lippi
Não são uns fofos???


Após 25 anos, em que o sobrado esteve fechado, o casal retorna à cidade e encontra uma infinidade de objetos e documentos não só pessoais como históricos sobre Venda Nova, como já fora chamada Teresópolis. Dona Regina, que é professora, foi determinada e ousada e abriu as portas deste museu-memória sem qualquer apoio técnico ou financeiro.

O sobrado tem arquitetura do século XIX e seus cômodos expõem móveis, fotografias, documentos e muitos objetos de época e da coleção particular do Sr. Lippi, como lindos relógios de bolso e canetas. Garanto a vocês que é uma visita com muito sentimento!

Teresópolis - Museu Sobrado Lippi
O sobrado


Além do Sobrado, a visita segue pelo jardim, onde há uma pequena capela feita de bambu e muita manifestação artística. O espaço também promove atividades sócio culturais, educativas, de assistência social entre outros.

As visitas acontecem aos sábados, domingos e feriados, das 13h30 até às 17h30. Quem tiver interesse em outra data, deve entrar em contato para agendar.

Endereço: Estrada Tere-Fri (RJ 130), Km 15 - Teresópolis


E mais...


. Feirinha do Alto: como é conhecida a Feira de Artesanato de Teresópolis (Feiarte). Existente desde 1983, a feira reúne mais de 800 barracas com os mais diversos produtos, seja vestuário, decoração, entre outros. Lugar bom para comprar recordações da cidade e ainda incentivar as produções locais. Por ali também há praça de alimentação e manifestações culturais e artísticas.

Endereço: Praça Higino da Silveira, Bairro Alto – aos sábados, domingos e feriados


. Cachoeira dos Frades:

Localizada no Vale dos Frades, parece ser a preferida dos que visitam Teresópolis. É uma bonita queda volumosa de 10 metros que forma uma bela piscina natural. No seu entorno há um gramado que permite acomodar melhor os visitantes.

Endereço: Parque Estadual dos Três Picos – acesso pelo Quilômetro 19 da rodovia que liga Teresópolis a Friburgo (RJ130).


. Circuito Terê-Fri:

São 68 quilômetros que ligam as cidades de Teresópolis (Terê) e Nova Friburgo (Fri) com muitas atrações e cenários magníficos no caminho. Além das atrações de cada uma das cidades, no caminho há diversas atrações naturais, como o Parque Estadual dos Três Picos e a Cachoeira dos Frades, além de opções para comer, comprar e se hospedar.

Endereço: Estrada do Jacarandá, de Teresópolis - Km 0, até Nova Friburgo – Km 68.


. Arabotânica (antes era Orquidário Aranda): além de expor variedade de orquídeas, o passeio permite ao visitante admirar plantas ornamentais de várias partes do mundo, como fazer uma caminhada ecológica de 350 metros pela mata atlântica.

Endereço: Estrada Francisco Smolka, 601 - Quebra-frascos


. The Exp: para quem quiser ter uma experiência personalizada ou visitar Teresópolis com apoio de uma equipe especializada e dedicada, recomendo entrarem em contato com a The Exp. Caso você resolva ir sozinha (ou sozinho) para Teresópolis, também é uma oportunidade de interação!

The Exp - Encontro Intrip Teresópolis
Fábio Lima e seu novo projeto - The Exp:
'Viaje com toda a Liberdade, Viva as Melhores Experiências"

Como ir

De carro, saindo do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, seguir pela Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha) e BR 040 / BR 166 em direção à Belo Horizonte, até chegar ao destino. São cerca de 90km.


De ônibus, do Rio de Janeiro até Teresópolis, pela Viação Teresópolis Turismo. A viagem dura cerca de uma hora e meia e o preço da passagem não chega a R$ 50,00.


Onde ficar

Existem muitas opções de acomodações em Teresópolis, seja em hotel, pousada ou hostels, diferentes ofertas para atender o interesse de todos os visitantes.

Teresópolis - Pousada Terê Parque
Entrada da Pousada 


Fiquei hospedada na Pousada Terê Parque, que tem tudo a ver com Teresópolis. Aconchego, contato direto com a natureza, estrutura; tudo rodeado pelas belas montanhas do Parque da Serra dos Órgãos, concedendo à pousada um belíssimo cenário. A pousada está localizada próximo às principais atrações de Teresópolis e acolhe casais, famílias com crianças e grupos, possuindo suítes de diversos tamanhos e necessidades. Há estacionamento e wifi gratuitos e o completo café da manhã está incluído na diária.



Onde comer

Destinos serranos atraem turistas, também, pelo paladar. Teresópolis possui boas opções para quem deseja comer bem. Veja as opções que tive a oportunidade de conhecer:

. Don Phillipe: ambiente acolhedor e familiar. Oferece rodizio de pizza e à la carte à noite. Provamos uma pizza melhor do que a outra, com sabores conhecidos e outros inusitados a mim. Foi impossível resistir a mais um pedaço. Também oferecem massas e risotos no capricho e promovem cardápios variados durante o almoço, no sistema self service.

Onde Comer Teresópolis - Don Phillipe, pizza, massa, carne, sopa Onde Comer Teresópolis - Don Phillipe, pizza, massa, carne, sopa
Pizza deliciosa com cerveja boa e o Chef Phillipe preparando
o queijo grada padano para receber a massa! 

Tivemos a oportunidade de ver o Chef Luiz Phillipe Ferreira Baddini preparar uma massa no queijo grana padano que estava uma delícia só e com a harmonização de cervejas produzidas na região, oferecidas pela Rota Cervejeira do RJ. Típico lugar que não tem erro!

Endereço: Rua Capitão Edmundo Nascimento,53 - Várzea

Encontro de Viajantes de Viagem Intrip Teresópolis
Mimos aos viajantes!


. Varietá Grill: como o nome sugere, o Varietá Grill agrada qualquer gosto ou necessidade. O ambiente é amplo e acomoda casais, famílias e grupos. O sistema é self service e são várias ilhas muito bem servidas e variadas de saladas, queijos, frutos do mar, sopas, churrasco e comida japonesa, não deixando faltarem deliciosas sobremesas.

Onde Comer Teresópolis - Varietá Grill
Algumas delícias do Varietá Grill


Endereço: Av. Delfim Moreira, 722 - Centro


. Paradise Garage: quando entrei para almoçar no Special Pub, como é chamado, bateu um arrependimento de não ter passado por ali durante a noite. Ok, não estava na programação. Excelente ideia uniu a paixão dos proprietários pela personalização, restauração e manutenção de carros, com um pub moderno e vintage, ao mesmo tempo, tudo reunido em uma grande garagem. Chega-se direto na área do pub, onde existe um aconchegante mezanino, com pufs e sofás e, na parte de baixo, mesas, bar e um palco de considerável tamanho. Nomes como Capital Inicial, Maria Gadú e tributos a ótimas bandas estão na programação. Ao fundo, a garagem, onde estavam expostos Fuscas e um Karmann Ghia tinindo de brilho.

Onde Comer e Sair Teresópolis - Paradise Garage
O bar, a garagem e as blogueiras (Eu, Carol Moreno e Denise Tonin)


O cardápio da casa é bem variado e muitas torneiras de cerveja e chopes estão dispostas no bar. De petiscos a carnes e massas, até sobremesas elaboradas, o que passou pela nossa mesa estava caprichado, bem servido e uma delícia! Mais um lugar para voltar em Teresópolis!

Onde Comer e Sair Teresópolis - Paradise Garage
A minha escolha !!!


Endereço: Rua Tenente Luiz Meirelles 3377 - Bom Retiro
Horário: Quarta-sexta: 18h - 2h, Sábado, domingos e feriados: 12h - 2h


Nosso roteiro - extra

A visita à Teresópolis foi em formato press trip, idealizada pelo blog Intrip. Embora tivemos atividades específicas, compartilho o nosso roteio, de fim de semana, para dar ideia de como você pode planejar o seu passeio.

Dia 1 (sexta):  Chegada à Teresópolis, Check in na Pousada e Jantar no Don Phillipe;

Dia 2 (sábado): Mirante do Soberbo e Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com palestras com convidados sobre o Parque, conduzida pela Isabela Deiss de Farias, sobre os roteiros de experiência da The Exp, com Fábio Lima e sobre a Volunteer Vacations, com Mariana Serra. Após o piquenique, conseguimos fazer a trilha do Poço Dois Irmãos e ter uma degustação do que o Parque pode oferecer. Passada na Granja Comary na volta e Jantar no Variettá Gril.

Dia 3 (domingo): Visita ao Museu Sobrado José Francisco Lippi e almoço no Paradise Garage. Retorno ao Rio de Janeiro com a Viação Teresópolis.


Um agradecimento especial ao Fábio Lima a família, Intrip e The Exp, por dedicar muito carinho nesta press trip, à Ana Maria Machado e guias, Henrique Silva e Artur Esteves, e a todas as empresas que apoiaram e fizeram que o Encontro acontecesse. Espero retornar à Teresópolis!


#DevaneiosnoRio #EncontroIntrip #ViajantesemTere
Use essa # e veja mais fotos no Instagram



Encontro Intrip

Organização: Fábio Lima (INTRIP
Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda (Para Viagem), Zelinda Aêreas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Gardens) (Não Pira, desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips), Mauricio Oliveira(Trilhas e Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine), Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem), Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras),Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

9 comentários:

  1. Bom demais! Quero voltar!!!!!! beijokas

    ResponderExcluir
  2. Quanto lugar interessante para se visitar em Teresópolis. Gostei do post, com ótimas dicas e fotos.
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com água na boca. Saudades do Brasil e da sua culinária. Preciso encontrar algo parecido aqui no sudeste asiático para matar as saudades! Rsrs...

    ResponderExcluir
  4. Que legal, foi um encontro de blogueiros? Acho que vi algo em algum instagram...
    Teresópolis é uma graça! Passei por lá quando fiz a travessia Petrópolis x Teresópolis - você também gosta de trekking, imagino que já tenha feito ou esteja na lista :)
    Espero pode voltar para curtir mais as atrações da cidade.
    Valeu pelas dicas!
    bjos

    ResponderExcluir

  5. Quantas dicas legais!!! Eu já fui a Teresópolis só de passagem e acabei não aproveitando nada da cidade =/
    Gostei de saber que há tantas opções do que fazer! O parque Serra dos Órgão me deixou encantada! Parece um lugar super tranquilo.

    ResponderExcluir
  6. Aí que show! Com tantos lugares e montanhas pra conhecer na cidade, já me apaixonei faz tempo, mas ainda não deu pra ir! Atiçando a vontade! ;)

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha o passeio, o destino que não tão conhecido assim (pelo menos entre os estrangeiros) e sobretudo a partilha. Adorei os sorrisos do casal D. Regina e Sr. Lippi.
    Abraço desde Portugal

    ResponderExcluir
  8. Deve ser mesmo uma delícia passar uns dias aí. :) Mil vezes no Rio e nunca fui a Tere! Que lástima! Além das belas paisagens gostaria especialmente de visitar o sobrado. :)

    ResponderExcluir
  9. Que charme! Nunca fui mas curti tanto que acabou de entrar pra minha lista de desejos!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...