25/02/2015

Colômbia - 4 dias em Cartagena (parte I)


Fotos de Gabi HP
Rua do centro histórico de Cartagena

Voltando um pouco no tempo, Cartagena das Índias abrigou um importante porto de escoamento de prata e ouro para a coroa Espanhola e também um importante centro de comércio de escravos vindos da África. Foi fundada em 1533 por Pedro de Heredia e quando declarou a (1ª) independência da Espanha em 1811 passou a atrair piratas e corsários por conta de toda essa riqueza. Por causa disso foram erguidos os 11km de muralhas que, em parte, ainda cercam o Centro Histórico, e fazem de Cartagena a cidade mais turística da Colômbia.

Entre diversos ataques, destruições e reconstruções, somente em 1905 que Cartagena começou a se estruturar como cidade. Em 1984, foi  declarada Patrimônio Histórico Mundial da UNESCO, por ter o maior e mais completo sistema de fortificações militares da América do Sul, o que inclui o porto, os fortes e os seus monumentos.

Fotos de Gabi HP
Portas de Cartagena

Passei 4 dias em Cartagena. Três deles caminhando pelas encantadoras ruas da cidade amuralhada, pedalando no calçadão até a praia de Bocagrande ou me protegendo de alguma eventual chuva que surgia de surpresa e um dia descansando à beira mar da tranquila Isla del Pirata.

.DICA DE BIELA: Tente conseguir o mapa turístico no centro de informações que fica na área de desembarque do aeroporto de Cartagena. Além de indicar um roteiro de turismo a pé pelas ruas do centro antigo, ele me acompanhou durante todo o período em que estive por lá. No mapa abaixo, adaptei um roteiro de sugestão e vou descrevê-lo em detalhes até o ponto 7 a seguir.

Fotos de Gabi HP


A entrada principal da Cidade Histórica de Cartagena se dá pela porta da Torre del Reloj. É onde recomendo que se comece a fazer a caminhada. Atravessando uma de suas três portas está a Plaza de los coches, onde funcionou o mercado de escravos  e o Portal de los Dulces, onde se encontram barracas com doces típicos colombianos.

Fotos de Gabi HP

A seguir chega-se à Plaza de la Aduana, que hospedava os prédios do governo colonial. Ali se encontra o Hard Rock Café de Cartagena.

Fotos Gabi HP

Virando a esquina, chegamos na Plaza San Pedro de Claver, para mim a praça mais charmosa de Cartagena e que homenageia, em seu nome, o padre que não mediu esforços em defesa dos escravos que lá eram comercializados. A praça abriga o monastério e Igreja de San Pedro de Claver, de imponente fachada,  o convento e o Museu de Arte Moderna, que espalha esculturas em ferro encantando ainda mais esta praça.

Fotos Gabi HP

Seguindo em direção aos fundos da Igreja, chegamos ao Museo Naval del Caribe, para os que quiserem se aprofundar na história de Cartagena e na história da navegação no Caribe.

Fotos Gabi HP

Na Plaza de Bolívar, estão várias das atrações do centro histórico de Cartagena e muitos habitantes locais que se abrigam do sol e calor sob a sombra de suas árvores. Era onde funcionava o Tribunal Santo da Inquisição, e hoje, o Palácio de la Inquisición funciona como museu e exibe os instrumentos de tortura utilizados até meados de 1800. Em frente está o gratuito Museu del Oro, com registros da das manifestações da tribo indígena Zenú.

Fotos Gabi HP
Palácio da Inquisição

Logo ao lado está a Catedral de Cartagena (1575), considerada uma das mais antigas da América. 

Fotos Gabi HP

Volte para o outro lado, siga em direção à Plaza Santo Domingo e prestigie o monumento La Gorda, do artista colombiano Fernando Botero, localizada em frente à entrada do Convento. Esta é, sem dúvida a praça mais turísticas de todas em Cartagena. Seu entorno está repleto de bares, restaurantes, lojas, sorveterias e muitos, mas muitos vendedores ambulantes e galanteadores.

Fotos Gabi HP

Providencie um refresco e siga até o bonito Teatro Heredia. Ache um canto na muralha e descanse... se bobear o dia já estará dando sinais de seu fim.

Fotos de Gabi HP

No final da tarde, o programa indispensável é acompanhar o magnífico espetáculo do sol se pondo no mar.  Seja no famoso e badalado Café del Mar, um bar na beira da muralha, com a cerveja Club Colombia a R$ 12,00 e lounge music ou simplesmente se acomodando em qualquer parte da muralha, aproveite este momento à sua maneira.

Fotos Gabi HP

Fotos Gabi HP

+ Cartagena no Devaneios:





  
#DevaneiosnaColombia
Use essa # e veja mais fotos no Instagram

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis!


Precisa alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

4 comentários:

  1. Andei lendo tanto sobre Cartagena pq é um dos destinos + no topo da minha wishlist ultimamente!!! Volto aqui quando comprar a passagem! rs

    ResponderExcluir
  2. Ta aí um lugar que está na minha lista faz tempo! Na verdade, desde que fiz um semestre de espanhol e a cidade apareceu em uma lição haha Foi amor à primeira vista! Adorei o post :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post porque estou muito interessada em visitar a Colômbia. amei as fotos e babei na das portas! Ain que lindeza. Posso me copiar e colar lá? Vamos? :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, acredita que nunca tinha pensado em ir para Cartagena. Algumas pessoas falam super bem e outras nem tanto. Mas tô gostando de ler sobre ela aqui. Beijos.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...