10/12/2015

Natal Luz 2015 – registros e imagens de magia em Gramado


Natal Luz de Gramado 2015 2016


No próprio dia 30 de Novembro, quando foi oficialmente aberto o Natal Luz 2015, fiz questão de divulgar aqui no blog as novidades desta linda festa que enfeita a cidade de Gramado e atrai milhares de turistas todos os anos. E é claro que me deu vontade de participar mais uma vez desta festa, afinal, o Natal Luz está completando 30 anos e posso dizer que acompanhei a sua evolução desde quase o seu início.

Assim que a previsão do tempo deu sinais de que o final-de-semana seria limpo e bonito, não precisei pensar muito e logo esquematizei uma viagem para prestigiar este espetáculo. E acabou se transformando em uma viagem solo incrível!

Vou contar para vocês como foi o meu passeio e mostrar o que vi no Natal Luz 2015 de Gramado através de muitas e belas imagens. Espero transmitir o encantamento e contagiá-los com tamanha magia!

Cheguei no sábado pela manhã e encontrei uma Gramado ainda calma. Não tive muita dificuldade para encontrar uma vaga para estacionar e dei sorte de ser livre de cobrança. Na área central, existe parquímetro e o máximo permitido são três horas de permanência na vaga e, especialmente nesta época, há fiscalização permanente. Se você estiver de carro, estacione um pouco mais distante e não se preocupe com o horário! #ficaadica

Fiquei vagando, de certa forma, sem roteiro, munida de uma roupa bem confortável, câmera e baterias extras e segui por pontos turísticos e atrações que são de graça em Gramado à luz do dia e durante a noite. Registrei muitos cenários, vivenciei diversas cenas e muitos sorrisos! Acreditar em Papai Noel, não vamos, mas garanto que não há idade para se emocionar com o que se encontra pelo Natal Luz 2015 de Gramado!


.DURANTE O DIA ...


O ponto de partida do passeio foi na área mais central de Gramado. Na rua ao lado da catedral, o visitante é convidado para apreciar as tradicionais renas de Natal, decoradas por artistas locais. Vale olhar para cima e observar as palavras que remetem o sentido do Natal: Amor ... Família ... Fé ... Alegria ...

Natal Luz de Gramado 2015 2016


No caminho que conduz até a Catedral de Pedra foi montado um piso elevado que aguça a curiosidade, pois sugere a transformação em um tapete de luz com vitrais gigantes de imagens sacras. É para voltar depois... e logo ao lado, está a Fonte do Amor Eterno, onde casais apaixonados podem materializar a união colocando o seu cadeado personalizado. Em muitos anos de Gramado, foi a primeira vez que vi esta fonte... rende boas fotos e a minha rendeu outro destaque no Instagram do @gramado_rs. Adorei!


Natal Luz de Gramado 2015 2016  Natal Luz de Gramado 2015 2016


Em frente está a Praça Major Nicoletti e nela esta a bicicleta mais fotografada de Gramado. No Natal Luz 2015, a praça recebeu diversas estátuas de soldados fofos, estilo Playmobil, e as carpas dividem o espaço com enormes bolas de Natal e um chafariz de luz. Muito Legal!

Natal Luz de Gramado 2015 2016

Natal Luz de Gramado 2015 2016


Caminha um pouquinho... descansa um pouquinho... clic na Árvore da Sabedoria, caminha de novo... outros clics ...

Natal Luz de Gramado 2015 2016


A direção agora é a Praça das Etnias, grudada na Rodoviária. Ali o cenário muda. Em pleno dia de calor, nevou na praça. Mentira. Faz parte da decoração. Enormes flocos de neve branquinhos, feitos de garrafa pet, estão sobre a grama. Tem bonecos de neve, árvore de Natal e globos de neve. Teria que ver com luz!


Natal Luz de Gramado 2015 2016

Natal Luz de Gramado 2015 2016


A Vila de Natal do Natal Luz é um lugar criado para divertir as crianças. Há dois anos, ela foi deslocada do Lago Joaquina Bier para a ExpoGramado. Está um pouco mais afastada, mas existe transporte gratuito que sai de tempos em tempos de frente do Palácio dos Festivais caso você não esteja de carro. Não recomendo ir a pé, é longinho e ainda tem uma subidinha que não pode ser muito boa. #ficaoutradica.

Natal Luz de Gramado 2015 2016

A entrada da Vila é fofa, mas ela como um todo está bem diferente da que visitei no Natal Luz de 2012. Veja as fotos que você entenderá o meu sentimento. Desta vez, fui sem crianças, então não acompanhei a programação de teatros e apresentações que costumam divertir os pequenos.

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Artesanato local presente na Vila de Natal ]

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Casa do Papai Noel ]


E para completar o dia, próximo às quatro da tarde me juntei à multidão para esperar pela Parada de Natal. Estava em frente ao Palácio dos Festivais e foi lindo ver a alegria dos participantes e o encantamento do público, incluindo eu! O Natal Luz 2015 está uma coisa de primeiro mundo, fazendo jus aos prêmios que Gramado tem recebido de ser melhor destino no Brasil (fonte: TripAdvisor).

Natal Luz de Gramado 2015 2016

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Cenas da Parada de Natal - 
atração diária no Natal Luz ]


.DURANTE A NOITE...


Quando a luz dia começa a dar sinais de adeus está na hora de voltar para o Centro de Gramado e acompanhar as programações do Natal Luz. As luzes da cidade ainda estão apagadas e a multidão se aproxima. Não está mais a calmaria que encontrei pela manhã.

Todos os dias na Rua Coberta tem alguma apresentação às 19h30. Nesse sábado era o dia da árvore cantante e, devagarinho, consegui chegar perto para fotografar. A iluminação da Rua Coberta está incrível!


Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ A árvore cantante ]

Natal Luz de Gramado 2015 2016
 [ Iluminação da rua coberta e a 
árvore, agora, sem as vozes ]


Mais gente chegava. Era muita gente esperando para ver uma das atrações mais esperadas: o Show de Acendimento das Luzes do Natal Luz 2015. Este espetáculo acontece diariamente às 20h30 no Palácio dos Festivais e tem a duração de uns trinta minutos. Nesta hora, eu era apenas mais uma no meio daquela multidão e estava ansiosa para ver e fotografar o mais lindo do Natal Luz: as suas luzes!

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Câmeras e celulares à espera das luzes do Natal Luz ]


O Show de Acendimento é uma atividade interativa, onde os atores são funcionários de uma fábrica e precisam fazer funcionar a máquina que liga as luzes. O público é convidado a participar gritando códigos e, aos poucos, as luzes vão se acendendo em etapas. No fim, como prometeu a produção, chega a nevar em Gramado, o que faz a plateia delirar!

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Atores em cena ]

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Confirmado: Nevou no Natal Luz 2015 !!! ]

Agora, com as luzes acesas, o povo todo se dispersa e procura pelos melhores clics! O meu exercício foi esperar ou tentar fotografar os melhores ângulos com o mínimo de gente possível e isso foi uma tarefa interessante e desafiadora. 

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Pouca gente ??? ]

Lembram dos lugares que eu queria voltar com a iluminação? Vamos ver o que eu consegui trazer para vocês...


.AS LUZES DO NATAL LUZ 2015...


Natal Luz de Gramado 2015 2016
 [ Eis o tapete sacro iluminado!!! ]

Natal Luz de Gramado 2015 2016

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Lembram do chafariz de luz ? ]

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Canteiro da Av. Borges de Medeiros ]

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ A Árvore da Sabedora como ela é... ]

Natal Luz de Gramado 2015 2016
[ Natal Luz na Praça das Etnias ]


Sim... durante este passeio pelo Natal Luz 2015 eu sorri, me emocionei e fiquei encantada com toda a luzinha que brilhou na minha frente. Valeu cada passo, cada momento e cada clic!

#natalluz30anos #natalluzoficial #natalluzgramado


... Veja mais atrações de Gramado por aqui!


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

* * * 

Precisa de  hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva!
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!

12 comentários:

  1. Ai! Nós fomos no Natal Luz 2014 e realmente é uma delícia de viagem, luzes, magias e encantos. Adorei e queria muito ter ido novamente em 2015. Obrigada por compartilhar um pouquinho com a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro e me encanto! É um prazer trazer essa magia pra vocês!

      Excluir
  2. Meta para 2016: ver o natal em Gramado! Gente, eu amo natal, e ainda não conheço Gramado. Fico sempre babando nas fotos.
    Adorei seu relato, Gabi!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dani! Não é à toa que Gramado é um, se não o, destino mais desejado no Brasil! bj

      Excluir
  3. Uau!!! Lindas cores. Em pensar que não consegui ir, mas já estou tentando ajeitar pelo menos um dia, nem que seja em janeiro. Suas fotos só me deixaram com mais vontade! BjO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ir e se não der em janeiro, vá em 2016 mesmo... Eu brinco que não temos neve mas temos luzinhas... e elas ficam lindas nesta época! Bj

      Excluir
  4. Gabi, tenho uma proposta pra te fazer. Ano que vem vamos juntas ver o Natal Luz de Gramado???? rs é tanta coisa que fico perdida! rs

    ResponderExcluir
  5. Ai que lindo! Ainda não conheço o Sul mas Gramado sempre esteve na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que você está tão longe ... também temos coisas lindas aqui pelo Sul!

      Excluir
  6. Topo da minha wishlist para 2016! Quero muito ver todas essas coisas lindas que você mostra aqui no post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa conhecer o Natal Luz! É impossível não se emocionar!

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...