26/02/2016

O que fazer em Foz: Templo Budista e Mesquita Islâmica (city tour)


Você já visitou lugares que te fizeram sentir muito bem? Como eles eram? Abertos? Fechados? Coloridos? Tinham música? E gente? São inúmeras as possibilidades e gostos. Hoje, na SEXTA ESPECIAL do Devaneios, convido vocês a passear por uma atração que vai além das cataratas. Sejam bem-vindos ao Templo Budista de Foz do Iguaçu. No final do texto, conto um pouco sobre a Mesquita Islâmica, outra atração de Foz e um extra para vocês!

Templo Budista de Foz do Iguaçu


Este foi o segundo templo que visitei. O primeiro foi o templo budista de Três Coroas, na serra gaúcha. É um lugar tão lindo que fez com que eu voltasse mais vezes. Quando soube que em Foz do Iguaçu também tinha um templo budista e que seria possível visitá-lo, fiquei grata. É um lugar que me faz muito bem! Alguém se identifica?

O Templo Chen Tien, o verdadeiro nome do Templo Budista de Foz, foi estabelecido na cidade em 1996, depois de constatada a carência dos ensinamentos budistas na America Latina pelo Mestre Tong Zhong. O nome do templo é uma homenagem ao Mestre Kuang-Chin, um dos mais importantes mestres budistas da China no século passado e grande inspiração para a prática da meditação e doutrina Terra Pura, seguida pela Ordem Budista Internacional (ORBI) alojada no Templo de Foz.

Templo Budista de Foz do Iguaçu


A visita ao Templo Budista de Foz é uma das paradas esperadas para quem contrata serviços de city tour, por isso já sabíamos da existência desta atração. Estávamos de carro e por conta própria, então conseguimos encaixar a visita quando estávamos a caminho da Usina de Itaipu, no último dia da viagem. Com a ajuda do Waze e das sinalizações de trânsito, foi bem fácil de chegar ao Templo Budista, embora ele fique um pouco afastado do centro de Foz.
Logo ao atravessar o Portal de entrada, uma das primeiras estátuas que chama a atenção de todos, é a de um enorme Buda sorridente, o Maitreya (Mi-Lâ-Fo, em chinês) - Buda da Sabedoria e Felicidade. Ele olha em direção ao Sul, onde temos vista para a cidade (foto acima).  Daria para ficar algum tempo sentada naquele gramado, não fosse a chuva que logo chegou.

Templo Budista de Foz do Iguaçu
 Buda da Sabedoria e Felicidade 


Em volta do Maitreya, estão quatro estátuas cinzas de Reis Celestiais, cada um com a sua representação. Da vigilância da terra e proteção com harmonia e compaixão; da prosperidade; da visão e força para superar obstáculos e da proteção às poluições e tentações.

Templo Budista de Foz do Iguaçu
Rei Virudhaka - Rei do Sul - com a espada da sabedoria, ele corta
os males da ganância, raiva, ignorância, arrogância e ajuda o
crescimento da natureza de bondade. Também traz prosperidade 


Ainda na área chamada de Pátio do Templo, observamos quatro outras estátuas distintas, que representam grandes virtudes e são chamados de Bodisatvas. São estátuas cheias de detalhes e que estão devidamente identificadas. Senti falta de identificação em alguns outros pontos do Templo, afinal, eu tinha o Templo de Três Coroas como referência. No caso, somente estas eram identificadas.

Templo Budista de Foz do Iguaçu
 Compaixão - Sabedoria - Conduta - Voto 


Logo atrás do Buda sorridente, há uma grande área aberta onde estão mais de cem estátuas de Buda Amitabha, ao qual a ORBI é devota. Cada estátua possui uma placa com o nome de algum lugar. São Paulo estava lá, mas não descobri o que significava. Todas as estátuas são iguais e mostram dois gestos de mão, chamados de mudra. Na mão direita, o gesto da sabedoria e na esquerda, o da generosidade!

Templo Budista de Foz do Iguaçu

Templo Budista de Foz do Iguaçu


Templo Budista de Foz do Iguaçu
Buda Shakyamuni - estátua em bronze, mede 10m de altura e pesa 
10 toneladas. Dizem ser a maior estátua de Buda da América do Sul


Terra Pura é uma escola do budismo criada pelo Buda Amithaba. Representa um reino livre de sofrimento e maldade e oferece condições para a prática do Dharma e alcance da iluminação. Em frente à grande estátua de bronze, os visitantes são convidados a recitar 'Na Mo A Mi Tuo Fo', com sinceridade, para atrair coisas boas!

Templo Budista de Foz do Iguaçu


Eis então o Grande Salão. O templo chinês de dois andares, por característica, é mais simples do que templos da Índia ou Tibete e pode ser visitado apenas no primeiro andar, onde estão 18 estátuas de pessoas que atingiram um estado de iluminação onde a reencarnação não será mais necessária (nível Arahant). O segundo andar é reservado para cerimônias e práticas. 


Templo Budista de Foz do Iguaçu
 Portão de acesso dos visitantes ao Grande Salão 


Vocês já devem ter ouvido falar em Nirvana, não? É quando se entra em estado de graça na meditação; e a libertação do sofrimento ao apego material. E Paranirvana? É o Nirvana por completo, a libertação do corpo, traduzida por morte e passagem. Pois no Templo Budista de Foz existe uma enorme estátua de Buda Shakyamani, na posição de meditação deitada, quando entrou em Paranirvana. 

Templo Budista de Foz do Iguaçu


Ainda existem outras estátuas espalhadas pelo jardim e uma pequena lojinha com artigos budistas e lembranças do Templo. Trouxe comigo um livreto e foi dele que tirei a maioria das informações que repassei a vocês. Durante a visita, também vale observar as frases pintadas na parede. Um convite à reenergização! 

Templo Budista de Foz do Iguaçu


.Informações práticas – Templo Budista:

Endereço: Rua Dr. Josivalter Vilanova, 99
Horário: Terça a domingo: das 9:30 às 16:30
Entrada franca e estacionamento gratuito

Para outras informações e imagens do Templo Budista, a Cris fez um post bem completo!

Templo Budista de Foz do Iguaçu


... E a Mesquita Islâmica de Foz ?

A Mesquita de Foz foi inaugurada em 1983 e leva o nome de Omar Ibn Al-Khatab, em homenagem a um importante e íntegro homem muçulmano.

Não imaginava que fosse tão grande. Depois, pesquisei e descobri que sua sala oval chega a ter 400 m². Só foi possível fazer este registro externo, pois a Mesquita já estava fechada. As gurias do Marola com Carambola conseguiram fazer a visita no city tour e registrar o lindo interior do templo, vale conferir! É muito bonito mesmo, pena que não consegui visitar. Outra atração que fica para uma próxima visita a Foz!

Para visitar a Mesquita é preciso usar um véu que pode ser alugado na entrada e tirar os sapatos. Não permitem a entrada de mulheres com shorts ou saias curtas.

Templo Budista de Foz do Iguaçu
 Registro da Mesquita de trás das grades! 


.Informações práticas – Mesquita Islâmica:

Endereço: Rua Meca, 599 
Horário: Segunda a Quinta, das 9h às 11h30 e das 14h15 às 17:00h
              Sexta-feira, das 9h as 11:30h e das 15h as 17h 
              Sábado, das 9h às 11h30.


Templo Budista de Foz do Iguaçu
 Mesquita no detalhe 

* * *

Agora que você conheceu o Templo Budista de Foz, que tal visitar o de Três Coroas? Depois, deixa um comentário contando qual você gostou mais ou daria preferência em uma visita!
#DevaneiosemFoz

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

* * *

Precisa de  hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva!
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!

9 comentários:

  1. Opa! Eu ainda não conheço Foz, mas a vontade tá crescendo...! Vou ficar de olho nas dicas aqui!

    Um abração,

    Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um destino surpreendente, Lena! Tente programar uma viagem para lá!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Que legal! Não fazia ideia que isso existia, eu adoro visitar mesquitas e templos e com certeza irei!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Já entrei na mesquita de Curitiba, mas nunca conheci nenhum Templo Budista! Dica legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá quando você tiver oportunidade! São todos legais!

      Excluir
  4. Fomos conhecer este lugar lindo também. Pena que não deu pra ficar mais tempo e curtir a paz do lugar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela indicação!
    Lindona <3

    ResponderExcluir
  6. Eu amei conhecer o templo de Três Coroas, agora fiquei com vontade de conhecer esse em Foz! Terei férias em agosto desse ano e graças aos seus posts, agora já estou cogitando fazer uma viagem para conhecer Foz do Iguaçu... rs
    Será que agosto é um bom mês para essa viagem? Quantos dias você me recomendaria passar em Foz?


    Beijo!

    Clá | http://www.umagarotacarioca.com.br

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...