03/04/2018

Cachoeiras Almécegas I e II e Cachoeira São Bento - Chapada dos Veadeiros


Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas I - Fazenda São Bento


Imagina ter um monte de cachoeiras na sua propriedade! Pois é exatamente isso que existe na Fazenda São Bento. Algumas das principais atrações da Chapada dos Veadeiros encontram-se por lá. São as Cachoeiras Almécegas I e II e também a Cachoeira São Bento

São atrações que podem ser conciliadas com outras de curta duração, como o Vale da Lua. No caso, visitamos o Vale primeiro e seguimos para a Fazenda São Bento em seguida! São atrações próximas e bem adequadas para serem compartilhadas em um mesmo dia. Prepare-se para mais belos espetáculos da Chapada dos Veadeiros...


Fazenda São Bento

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas - Fazenda São Bento


A história da Fazenda São Bento vem desde a década de 20, relacionada com as atividades de mineração, passando pela pecuária até o desenvolvimento pioneiro das atividades de ecoturismo na Chapada dos Veadeiros. Além das três cachoeiras da propriedade, também existe a Pousada São Bento e são oferecidas diversas atividades de aventura como, tirolesa, rapel, trilhas de bicicleta e passeios a cavalo.


O acesso à Fazenda São Bento é bem sinalizado e ela está localizada na estrada que liga São Jorge a Alto Paraíso de Goiás; a Rodovia GO 239. Há estacionamento no local, sem cobrança de valor adicional e também há banheiro e lanchonete logo na entrada. 

O acesso à Cachoeira São Bento está junto à estrutura da entrada da Fazenda; basta somente o pagar a tarifa no local indicado. Para as Cachoeiras Almécegas I e II, de carro, é necessário atravessar a cancela da Fazenda e seguir as indicações pelo caminho.


Cachoeira Almécegas I 

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas I - Fazenda São Bento


Para se chegar na Cachoeira Almecegas I é preciso estar de carro, pois ela fica a aproximados quatro quilômetros da entrada. Uma trilha relativamente fácil conduz os visitantes até o mirante bem estruturado. De lá, tem-se uma visão magnífica de quase toda a cachoeira e da vegetação que a cerca. São praticamente 50 metros de queda e tivemos a honra de admirá-la bem cheia, visto que fomos na época de chuvas.

Aos que desejarem seguir até o poço maior, é necessário descer por uma trilha bastante íngreme. Há degraus de pedras e cordas de apoio, mas certo esforço físico é necessário. Lá embaixo, atenção para as pedras pontiagudas e escorregadias. Vale, sim, ir até lá para se ter outra visão do espetáculo que é a Almécegas I.

O poço é grande, mas a área seca não é muito e, por ela estar entre rochas e vegetação, raios de sol não chegam até lá para nos aquecer. A água gélida não nos afastou do banho. Não só entramos no poço, como fomos até embaixo da queda, que não era muito delicada, dado o volume de água. Era difícil permanecer por lá; uma hidromassagem e tanto! 

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas I - Fazenda São Bento

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas I - Fazenda São Bento
Só entre no poço se você souber nadar!

Percebemos a mudança do tempo e nos preocupamos com o temporal que poderia cair a qualquer momento. Decidimos seguir o nosso rumo. Dito e feito. Quando chegamos ao mirante novamente, as nuvens escuras se transformaram em muita água sobre as nossas cabeças! Foi o temporal mais forte que pegamos durante todo o carnaval, afinal, era época de chuvas e isso poderia acontecer! Sorte que foi como chuva de verão e não demorou muito para passar.


Cachoeira Almécegas II

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas II - Fazenda São Bento


Não muito distante da ‘I’, chega-se à Cachoeira Almécegas II, mas também é necessário se estar de carro. São cachoeiras bem diferentes; enquanto a Almécegas I se destaca pela grandiosidade e contemplação, a Almécegas II é igualmente magnífica, mas é muito mais democrática e menos rústica.

A trilha de acesso é bem rápida e fácil, sem exigir preparo ou muita resistência aos que a visitarem. Além disso, a sua área é bem ampla, com a formação de várias piscinas, além do enorme poço recreativo.

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almecegas II - Fazenda São Bento


Essa foi a terceira parada do dia. Já estávamos com fome e, de certa forma, cansados fisicamente. A essa altura, os lanches que tínhamos nas mochilas já não nos satisfaziam e a água estava no fim; precisávamos de uma boa refeição! Contemplamos o cenário e seguimos para a última cachoeira do roteiro... 

❕ATENÇÃO: Vimos muita gente se aventurando em lugares de segurança duvidosa, com o objetivo de buscar um cenário mais bonito para as suas fotos. Não cansarei de alertá-los sobre o perigo que existe em se correr riscos desnecessários. Incidentes nestas áreas são mais comuns do que se imagina!


Informações práticas – Almécegas I e II

Tempo estimado de visitação: 3 a 4 horas
Trilha Almécegas I: 2 km (ida e volta) 
- dificuldade: moderada a difícil – há trechos de subidas/descidas
Trilha Almécegas II: 600 metros (ida e volta) 
- dificuldade: fácil
Necessidade de Guia: não
Valor da entrada: R$ 40,00 (Fev/18) – inclui a Cachoeira São Bento
Estacionamento: grátis
Lanchonete e banheiro: Sim (junto ao estacionamento)


Cachoeira São Bento

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira São Bento


Um grande poço, com acesso bem tranquilo em por trilha curta, que não exige preparo físico e nem resistência. Existem deques de madeira com poços menores e é uma ótima pedida para se refrescar e curtir com a família ou amigos e seguir em contato com a natureza. Todos os anos, um campeonato de polo aquático é realizado na Cachoeira São Bento.


Informações práticas – Cachoeira São Bento

Tempo estimado de visitação: indefinido  - minutos só para a foto ou horas para o banho!
Trilha: 100 metros ida e 100 metros volta
Nível de dificuldade: fácil
Necessidade de Guia: não
Valor da entrada: R$ 15,00 (Fev/18) 
Estacionamento: grátis
Lanchonete e banheiro: Sim (junto ao estacionamento)




. Cuidados e recomendações de sempre! 

- Não é recomendado o uso de sandálias ou chinelo, pois há risco de se escorregar;
- Não é permitido fumar, principalmente, pelo risco de se causar incêndio florestal;
- Não é permitido aparelhos de som e instrumentos musicais;
- Na época das cheias, há risco de tromba d´água, fique atento aos sinais e orientações;
- Respeite a sinalização e não ultrapasse as cordas de segurança. Não é à toa que estão onde estão.
- Não arranque e nem levem consigo plantas ou pedras;
- Leve embora todo o lixo que gerarem.


Chapada dos Veadeiros - Flores do Cerrado
Flores do cerrado!


+ Chapada dos Veadeiros no Devaneios:

Dicas gerais e roteiro sugerido para a Chapada dos Veadeiros
- Cachoeiras Almécegas I e II e São Bento
- Vale da Lua


#DevaneiosnaChapada
Use esta # e veja mais fotos nas Redes Sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...