20/06/2018

Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros


Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros


Uma das TOP 5 atrações da Chapada dos Veadeiros desta primeira temporada na região, o Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos é um lugar completo. Tem trilha, poços, cachoeiras para olhar e outras várias para se banhar. Desfrutem de um lugar que oferece as mais diversas paisagens e um dia mais do que agradável..

Cachoeiras do Macaquinhos

O Complexo de Cachoeiras Macaquinhos está localizado mais próximo de Alto Paraíso que da Vila São Jorge e para se chegar lá ainda é preciso andar um bom tempo em estrada de chão; são 31 quilômetros. Embora as condições estejam boas em quase toda a parte, o motor 1.0 do nosso carro alugado foi exigido em certos momentos. A paisagem do caminho também é bem bonita e mal sabíamos o que nos aguardaria no destino!

IMPORTANTE: Quando estiver chegando, vai haver uma curva bem sinuosa e uma placa ‘Estacione Aqui’. Pare ali mesmo; não siga em frente. Adiante, o trecho é muito íngreme e recomendado para quem estiver com carros 4x4. Não corra o risco de atolar ou passar trabalho para sair de lá.


Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros


Depois de estacionar, precisa caminhar um pouco para chegar ao portão de acesso do Complexo, porém, passado este trecho íngreme, a trilha não exige muito. Preferimos vestir tênis ou botas, ao invés de chinelos, para ter mais conforto nas trilhas e evitar escorregões em durante todo o passeio. Vá com roupas adequadas para caminhar em trilha.

Logo que se entra no Parque, atravessa-se uma zona de camping e onde se encontra estrutura com banheiro e água à vontade, disponibilizada em bebedouros de barro – abasteça as garrafas! Não há serviço de bar no local e é importante de se levar seu lanche na mochila, pois é provável que se fique o dia todo envolvido com deslocamento e atividades em Macaquinhos. É difícil querer sair de lá!

Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros
A caminho...

As atrações

A trilha principal vai conduzindo os visitantes as dez atrações do Complexo de Cachoeiras dos Macaquinhos. São variadas opções que vão desde poços de fácil acesso, como áreas mais contemplativas, dependendo do seu grau de aventura ou da época, se na seca ou na cheia, que pode mudar bastante a paisagem. 


  
A trilha principal é tranquila (esq.) na maioria dos trechos. 
Porém, alguns demandam um pouco mais de esforço (dir.)


Recomendo que se vá, primeiro até a última atração – e vale ir até lá! – e depois se escolha quais passar algum tempo. São quase dois quilômetros para ir e outros dois para voltar, com dificuldade moderada e alguns trechos mais difíceis. Você terá o dia inteiro para aproveitar cada momento nesse paraíso.

Conheçam algumas das atrações:


Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros

Banho dos Macacos: é a primeira de todas as atrações de Macaquinhos.
Uma bela hidromassagem natural!


Cachoeira Poço Sereno: é a foto que abre o post e um dos meus lugares favoritos em Macaquinhos. Dá pra saltar, ir atrás da cachoeira, nadar ou só ficar de boa na piscina natural!


Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros

Pedra Furada: é essa parte escura mais à direita nas fotos (acima): um buraco esculpido pela água. Em época de seca parece que dá pra fazer rapel por ali. Na cheia, época que fomos, impossível!


Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Banho Pelado: leva esse nome, pois é uma área para a prática de nudismo. Para chegar ali é preciso um certo esforço para descer uma enorme escadaria feita em pedras. A área é bem reservada mesmo, diferente das outras atrações.

Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros


Poço do Jump: siga a seta e veja se você tem coragem de encarar esse salto!



Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros


É nesse poço que cai o pessoal que faz o Jump. Procure os curiosos na foto (topo à esquerda!). Passamos um bom tempo curtindo essa área.



Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros

Cachoeira da Luz: mais um ótimo espaço para curtir piscinas e hidromassagens naturais e de fácil acesso, por isso está cheia! 



Cachoeiras do Macaquinhos – Chapada dos Veadeiros


Cachoeira Encontro: última atração da trilha e foto tradicional de Macaquinhos. Leva esse nome pois duas quedas, de 50 e 30 metros, e dois rios – Macaquinhos e Fundão se encontram. Dá pra aproveitar esse poço para se refrescar e curtir o visual!


Visitar Macaquinhos foi um lindo presente no nosso roteiro. Pode demorar um pouco para se chegar até lá, mas vale cada minuto. Cada atração oferece diferentes experiências e sensações para guardarmos na nossa memória. Foi um dia muito divertido para todos. Fica recomendado!


O que levar para Macaquinhos e as recomendações:

- roupas de trilha e para banho
- protetor solar, boné, óculos escuros
- lanches leves e água
- o que mais for necessário e importante a você

- bebidas alcoólicas e caixas de isopor não são permitidas
- não colete plantas 
- leve embora todo o seu lixo


Informações práticas:

Localização: Fazenda Santuário das Pedras - Acesso pelo Km 151 da GO-118 em direção à Brasilia 
Horário: das 08h às 17h
Valor da entrada: R$ 30,00 (Jun/18) – somente em dinheiro
Camping por pessoa: R$ 60,00 por dia
Duração do passeio: dia inteiro


+ Chapada dos Veadeiros no Devaneios:

Dicas gerais e roteiro sugerido para a Chapada dos Veadeiros
Cachoeiras Almécegas I e II e São Bento
Vale da Lua
Top 5 atrações


#DevaneiosnaChapada
Use esta # e veja mais fotos nas Redes Sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...