04/06/2015

Holanda - Moinhos de Kinderdijk


Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk


Seja bem-vindo junho e com ele mais uma atração incrível da minha Eurotrip2015 pela Holanda: Os moinhos de Kinderdijk.


Kinderdijk é único lugar que reúne autênticos moinhos holandeses. São dezenove moinhos, dispostos lado-a-lado, que tiveram a função de drenar a água do terreno alagado que é característico na região, que está abaixo do nível do mar. Dois museus podem ser visitados.


Como o passar do tempo, os moinhos foram substituídos por estações de bombeamento e diques e, em 1997, o preservado complexo de moinhos de Kinderdijk-Elshout entrou para a lista de Patrimônio Histórico Mundial da Unesco.

Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk


- O QUE VER EM KINDERDIJK


O cenário por si só é belíssimo. O contraste dos campos verdes, com os moinhos, flores e vegetação rende fotos que parecem pinturas. Foi este o cenário que encontrei na primavera!

Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk


A entrada no complexo é gratuita, porém para visitar cada museu é cobrada uma pequena tarifa.

- Centro de Visitantes: fica numa central de bombeamento e é onde está o centro de informações turísticas, a loja de souvenirs e um espaço para descanso com mesas de picnic.

- Museu Moinho Nederwaard: mostra como vivia uma família no moinho. Por diversos motivos, os moleiros tinham entre dez e doze filhos, imaginem como todos viviam. A vida não era nada fácil.

- Museu Moinho Blokweer: é o último moinho. Seu interior foi restaurado e hoje tem uma função educacional, especialmente para crianças.

Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk



- COMO CONHECER

Há três formas de se conhecer os moinhos de Kinderdijk: a pé, de bicicleta ou de barco. Um caminho asfaltado (ida-e-volta) nos conduz pelos moinhos, com diversos pontos de descanso ao longo do trajeto.

Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk
[ Pausa para o descanso e o Museu 
moinho Nederwaard ao fundo]


* DICA DE BIELA: Acabei caminhando por Kinderdijk, pois só vi possibilidade de alugar bicicletas em um café chamado De Klok, fora do complexo. Acho que a bicicleta teria sido uma ótima ideia, pois se caminha bastante por lá! Leve água e lanche!


Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk
[ Prepare-se para caminhar ]


Aos interessados, existe um serviço de barcos, com custo adicional, que fazem passeios de meia hora pelos canais.

Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk



- COMO IR ATÉ OS MOINHOS

Eu fui de Waterbus a partir de Rotterdam e a saída fica ao lado da Ponte Erasmus. O Trajeto da rota que peguei levou trinta minutos até o primeiro ponto, depois mais uns cinco minutos em outro barco até Alblasserdam, onde é necessário mais uma caminhada de vinte a trinta minutos para chegar até Kinderdijk. A ida, no barco, pode ser interessante. Já à volta achei cansativa. É importante acompanhar o horário de partida dos barcos e diminuir o tempo de espera.

O legal deste trajeto é observar as casas e, especialmente, as janelas. Cada uma tem uma decoração diferente! Adorei!

Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk


No final do passeio, percebi que ir de ônibus poderia ser melhor. O Ducsamsterdam conta bem direitinho como chegar de ônibus à Kinderdijk. Você não verá a arquitetura bonitinha da pacata Alblasserdam, mas descerá do ônibus bem no início do parque. Já os amigos do Nós no mundo tiveram a mesma impressão que eu quanto ao barco. Faça a sua escolha e reserve um dia para este lindo passeio!


- Sites oficiais e de onde saíram as informações deste post:


Devaneios - Moinhos na Holanda – Kinderdijk

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Siga o Devaneios no  FACEBOOK e no INSTAGRAM e tenha fotos e conteúdos exclusivos!

* * * 

Precisa de  hotel na Holanda? Acesse o BOOKING e faça a sua reserva!

O Devaneios é afiliado do site. 
Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!


8 comentários:

  1. Preciso voltar a Holanda, porque só fiquei em Amsterdam e pouco tempo! Gostei muito das dicas e, sim, a bike teria sido uma ótima ideia! Imagino que andou bastante por lá! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei até não sentir as pernas, kkk... mas valeu cada foto! O lugar é sensacional! bj

      Excluir
  2. Biela, que demais esses moinhos!
    Achei a cara da Holanda :)
    Vou colocar na minha lista quando estiver de passagem pelo país.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, o lugar é muito bonito mesmo. Vale ir com calma e ainda fazer um piquenique na beira do canal. Super astral! Bj

      Excluir
  3. A Amanda sonha conhecer a Holanda e estou me preparando para realizar a vontade dela em breve! Seus posts são ótimas inspirações para isso. Bjs, Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber, Eloah, fico feliz em inspirar vocês! A Holanda é incrível e vale muito explorar um pouco mais do que só Amsterdam! Precisando de dicas é só chamar! Bj

      Excluir
  4. Outro passeio que não posso perder na minha próxima visita a Holanda. Não sabia que os moinhos tradicionais só existiam em Kinderdijk. Ótimas dicas!!! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um outro parque, Zaanse Schans, que fica perto de Amsterdam, mas parece que é um parque bem mais turístico. Fiquei bem na dúvida, mas como fui à Rotterdam, optei pelo Kinderdjik! Bj

      Excluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...