23/05/2015

Holanda - Free Walking Tour em Amsterdam


Holanda – Amsterdam - Amsterdã


Uma das formas mais interessantes de se conhecer um lugar é programando um tour a pé. Você já se jogou em um Free Walking Tour?

Primeiro, deixa eu explicar... este tipo de serviço, geralmente, é fornecido por um grupo de estudantes, artistas e ou apaixonados pela cidade. Pelo menos foi este perfil que tive contato até hoje.



Mas é de graça mesmo? 

Sim, mas ao final do tour é gentil dar uma gorjeta ao guia e, provavelmente, ele irá lembrá-lo disto. Na Holanda, a quantia variou de cinco a dez euros, dependendo da quantidade de participantes no grupo.

E quanto tempo dura? 

Em média, de duas a três horas de caminhada com algum intervalo às vezes.


A grande vantagem em se fazer uma caminhada guiada é que não só sabemos de fatos que podemos ler em revistas ou guias, como conhecemos outras particularidades e curiosidades do local visitado. Eu adoro!

Em Amsterdam existem muitos grupos que oferecem este tipo tour. Escolhi a Amsterdam Classic Tours e só precisei agendar a minha participação no site. Às onze e meia da manhã, do dia combinado, estava na praça ‘Beursplein 1’, ponto de encontro.

Iniciamos nossa caminhada por uma das áreas mais antigas de Amsterdam, de onde se tem visão das tradicionais casinhas tortas. Ali, já recebemos informações interessantes sobre como a cidade foi se organizando, com a urbanização dos canais, entre outros fatos históricos.


Holanda – Amsterdam - Amsterdã
Não é uma miragem... as casas são tortas mesmo !!! 


Logo a seguir, fizemos uma parada para ouvir a história da  Basílica de São Nicolau em frente ao Hotel Prins Hendrix, onde o jazzista Chet Baker caiu de forma misteriosa aos 58 anos (maio/1988) de uma de suas janelas. Suspeitou-se por acidente ou suicídio, visto o envolvimento do artista com drogas.

Holanda – Amsterdam - Amsterdã



De lá, seguimos conversando e caminhado pela região dos armênios e dos judeus; cada uma com a sua história e contexto. Entramos rapidamente para conhecer o templo budista – He Hua Temple, já chegando na chinatown de Amsterdam.


Holanda – Amsterdam - Amsterdã
Altar do templo 


Estas ruelas nos conduziram até a 'Niewmarkt', outra praça tradicional de Amsterdam. No centro, está o 'De Waag', hoje um café. No passado, esta construção era um dos principais portões de entrada do muro que cercava a cidade. Como o tempo, o muro foi derrubado e ali funcionou uma casa de pesagens, também foi uma região da reunião dos judeus que seriam mandados para o campo de concentração e local de reunião de intelectuais, pintores e trabalhadores. Tem muita história por ali!



Holanda – Amsterdam - Amsterdã


DICA DE BIELA:   um dos inúmeros bares da região é o Café Fonteyn,
tradicional bar de locais e ótima pedida para o final do dia!



Voltando ao Walking tour em Amsterdam... seguindo, paramos pela ‘De Oude Kerk’, ou igreja antiga. Como muitas outras, hoje, um centro de exposições. Curiosamente, como várias coisas na cidade, esta igreja está bem próxima, ou ao lado, de coffee shops e vitrines de mulheres da ‘red light station’, ou região 'De Wallen'. Em Amsterdam é assim, todos convivem em harmonia!

 

Holanda – Amsterdam - Amsterdã
 Aqui, é a 'velha igreja' que dá nome ao canal 


Holanda – Amsterdam - Amsterdã


Holanda – Amsterdam - Amsterdã
 Vitrines da 'red light' vazias... Atenção aqui
pois é proibido tirar foto das moças! 


Chegamos até a DAM, digamos que a principal praça de Amsterdam, pois é onde está o Palácio Real (Koninklijk Paleis), a nova igreja (também um museu nos dias atuais) e o obelisco feito em homenagem aos mortos na Segunda Guerra Mundial. Ao redor da DAM, está o Museu de Cera Madame Tussauds e a luxuosa loja de departamentos 'De Bijenkorf', além de lojas e cafés. A DAM é o ponto central para se começar a explorar Amsterdam.

Holanda – Amsterdam - Amsterdã
 O Palácio não é a residência da Família Real, 
mas ainda é utilizado para receber visitantes ilustres 

Holanda – Amsterdam - Amsterdã
 Todo o quatro de Maio, os mortos na Segunda Gerra 
são homenageados com flores e mensagens 


Cruzamos a DAM e seguimos para o último destino deste tour: o charmoso bairro Jordaan. Conhecido por ser detentor do 'cinturão de canais' e onde fica o disputadíssimo Museu da Anne Frank

Holanda – Amsterdam - Amsterdã
Canal Prinsengracht e o Museu da Casa Flutuante - à dir. 


O Jordaan é um destino indispensável para quem visita Amsterdam, seja caminhando por suas ruas ou observando o bairro por um passeio pelos seus canais. 

Holanda – Amsterdam - Amsterdã
Torre da Westerkerk, principal igreja de Jordaan


Agradeço à Kim, da Amsterdam Classic Tours, que me guiou neste walking tour, compartilhando seu conhecimento e fazendo este destino ser ainda mais incrível!


Holanda – Amsterdam - Amsterdã
Eu nas casinhas do Jordaan


Atualização... fotos e comentários da Kim sobre este dia AQUI !


+ Holanda no Devaneios...

#DevaneiosnaHolanda
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.



14 comentários:

  1. É um ótimo tour! Adorei! Vou anotar para quando for!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Gabriela pelas excelentes dicas e pela clareza da informação. Para quem gosta de viajar nada melhor do que caminhar e conhecer, entrar nos locais de visitação e conhecer a cidade.
    Edison

    ResponderExcluir
  3. Esses walking tours são sempre legais pra gente descobrir detalhes q normalmente passam desapercebidos! Em Amsterdã não fiz, mas fiz em outras cidades e recomendo! Adorei a 2a foto com as casas tortas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também recomendo! Me divertia com essas casas tortas, é uma mais do que a outra!!!

      Excluir
  4. Adorei a dica! Acho que os walking tours são uma maneira bem interessante de conhecer as cidades. Ah, e as fotos desse post estão lindíssimas! Vontade enorme de ir para lá :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sonia!!! Também tenho muita vontade de voltar!!!

      Excluir
  5. Adoro o conceito do Free Walking Tour!!! Ainda não fiz muitos, mas quero fazer em mais viagens. Gostei muito da sua experiência nesse tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver tempo, eu recomendo procurar por estes serviço!
      São super enriquecedores! bj

      Excluir
  6. Não acredito que fui pra Amsterdam e não fiz esse Walking Tour!!! Eu devia ter achado seu blog antes de ir... já arrumei uma desculpa pra voltar pra lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre acharemos desculpas para voltar para Amsterdam!!! ;)

      Excluir
  7. Eu amei Amsterdam, mas na época não me ocorreu fazer a Free Walking Tour, o que teria sido ótimo, pois me perdi várias vezes!!! Também fui no Café Fonteyn! Adorei o post e relembrar :) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se perder pelas ruas de Amsterdam também é uma boa!
      Que bom que te fiz relembrar os bons momentos! bj

      Excluir
  8. Vou pra lá em abril. Vou fazer um tour desses

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...