08/07/2015

Holanda - Passe um dia em Utrecht


Holanda - Utrecht - Amsterdam



Utrecht fica a quarenta minutos de trem a partir de Rotterdam, ou trinta minutos de Amsterdam. É só chegar ao guichê na estação, solicitar o ticket de ida-e-volta e controlar os horários. A Holanda tem um sistema de trens (NS) bem fáceis de usar. Você pode passar um dia em Utrecht ou escolher passar uma noite para poder disfrutar a atmosfera e aproveitar outras das muitas atrações que a cidade oferece.

Logo ao chegar em Utrecht, percebe-se uma estrutura de cidade grande, diferente do que encontrei em Gouda, onde fiz a primeira parada deste dia. Utrecht é uma cidade universitária e está organizada em torno da Torre Dom, que pode ser vista de qualquer canto.

A Estação Central está ligada ao Hoog Catharijne shopping e, ao sair dele, encaramos uma praça, que também está cheia de lojas e restaurantes. Existe um guichê de informações turísticas perto da saída, onde se pode pegar um mapa de Utrecht e dali é só seguir adiante por alguns minutos e chegar até o medieval centro de Utrecht!

As ruas principais do centro são exclusivas para pedestres e bicicletas, claro. Estão repletas de bares, restaurantes e muita vida!


Holanda - Utrecht - Amsterdam



O QUE FIZ EM UTRECHT:

Passar o dia em Utrecht foi algo decidido de última hora. Acabei mudando o roteiro e associei cidades que estariam interligadas com um mesmo trem, no caso, Gouda e Utrecht. Este dia ficou assim:

Rotterdam => Gouda (manhã) => Utrecht (tarde) => Rotterdam

Encontrei o Utrecht Free Tour na internet e programei a minha participação. Bastou estar no horário e local marcado e procurar pelo guia de camiseta vermelha! Foi o simpático Rogier que conduziu o grupo durante as três horas deste Free walk em Utrecht.


Holanda - Utrecht - Amsterdam


Utrecht tem muita história e muitos casos para ser compartilhados. O Free Walk começa na Torre Dom e segue por lugares onde muita gente importante já passou. Adoro essa sensação!

Você sabia que existiu um papa holandês? Que Van Gogh foi subestimado quando começou a pintar? E você já viu um poema no paralelepípedo? Estas são algumas de muitas das curiosidades que só sabemos em Free Walking Tours. Sou fã!

Holanda - Utrecht - Amsterdam
 O poema inacabado... 

Depois de ter me encantado por Utrecht, dediquei sem erro mais um tempo para o Free Walk em Amsterdam, vale ler!


O QUE VER EM UTRECHT:

- Torre Dom:

Localizada na ‘Domplein’ (Praça Dom) e onde se encontra o principal centro de informações turísticas de Utrecht, a Torre Dom possui 112 metros e é considerada a torre mais antiga da Holanda. Para quem quiser ter uma vista incrível, suba os seus 465 degraus e chegue pertinho dos 50 sinos que soam de tempos em tempos.

Holanda - Utrecht - Amsterdam
 A Torre Dom, a Catedral e o vão entre elas 

Em 1647, Utrecht foi atingida por um tornado que separou a Torre Dom do salão principal da catedral gótica. Este ‘vão’ não chegou a ser reconstruído por falta de dinheiro. Hoje, ainda é possível ver os locais onde ficavam as colunas da catedral, preservados com marcas no chão.

Holanda - Utrecht - Amsterdam
 Catedral 
                
Holanda - Utrecht - Amsterdam Holanda - Utrecht - Amsterdam


Holanda - Utrecht - Amsterdam
 Academiegebouw: sede da universidade para cerimônias 


- Dick Bruna Huis e Centraal Museum:


É um ponto de destaque, especialmente para as crianças. Dick Bruna é a criadora da ‘coelhinha’ Miffi, “irmã gêmea” da Hello Kitty e esta casa conta um pouco da história desta artista além do foco na sua criação mais famosa. Até vir para a Holanda, nunca tinha ouvido falar em Miffi e, acredite, ela comemora 60 anos em 2015!

Ao seu lado, está o Museu Central de Utrecht, com obras de diversos artistas e informações históricas.


- Canais:

Assim como Amsterdam e outras cidades holandesas, Utrecht também tem belíssimos canais e, lá, eles têm ainda mais vida. Suas margens possuem muitos ateliês e muitos bares lotados de gente aproveitando o calor da primavera holandesa!

Holanda - Utrecht - Amsterdam

Holanda - Utrecht - Amsterdam

Holanda - Utrecht - Amsterdam

Holanda - Utrecht - Amsterdam


DICA DE BIELA: Visite Utrecht e se perca caminhando 
por suas ruelas e canais !!!



Holanda - Utrecht - Amsterdam

Holanda - Utrecht - Amsterdam


+ Holanda no Devaneios...

#DevaneiosnaHolanda
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.



3 comentários:

  1. Cada vez que leio um post teu, fico com mais vontade de passear!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi!
    Passando aqui para prestigiar o blog!
    Sucesso também e muitas viagens!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...