25/04/2016

Begijnhof – Jardim Secreto em Amsterdam


O que ver em Amsterdam - Begijnhof Jardim Secreto


Impossível não se apaixonar por Amsterdam, ainda mais na primavera. Os dias ficam longos e estimulam as atividades ao ar livre. Esta foi a experiência que tive na minha última visita à cidade holandesa. Participei de um free walking tour e conheci mais da história e de curiosidades de Amsterdam, aluguei uma bicicleta, vi muitas flores, conheci o Jardim Botânico e caminhei muito. Nestas andanças, conheci o Begijnhof – um Jardim Secreto em plena cidade. Não deixe de conhecer!

Quem acompanha o Devaneios sabe que, além de tradicionais pontos turísticos, gosto de explorar um outro lado das cidades que visito. Interessa-me saber como estes povos vivem, suas culturas, seus hábitos. Por isso, procuro descobrir e conhecer os pequenos segredos escondidos destes lugares, sejam eles antes ou durante a viagem e, lógico, vir contar para vocês depois.

Foi assim que cheguei ao Begijnhof. As pesquisas feitas em um dos melhores blogs sobre Amsterdam, sugeriu um desvio em um roteiro a pé pelos pontos turísticos de Amsterdam e logo me interessei. O Jardim Secreto logo entrou para a minha lista de ‘o que ver em Amsterdam’.

Nem tudo precisa acontecer como planejado. Acredito que passei várias vezes perto da entrada do Begijnhof, mas somente cruzei o portão no meu último dia. Eu ainda tinha uma manhã livre, então, resolvi dedicá-la às comprinhas finais e últimas fotos da viagem. Fui direto até à Muntplein, praça central, próxima a atrações e onde fica a torre com o clássico relógio que ainda badala seu carrilhão – a Muntorren. Dali, segui pela Kaalverstraat e fiquei vagando entre as suas muitas lojas.

O que ver em Amsterdam - Begijnhof Jardim Secreto
Portão de acesso (secundário) ao Begijnhof


Eis que avisto um portão em uma das ruelas que chegam até a Kaalverstraat e me dou conta de que era o tal Jardim e que eu não tinha nem lembrado dele. Que bom que encontrei!


.Begijnhof – Jardim das Beguinas

Em meados de 1150, um grupo de mulheres se reuniu para morarem juntas em uma comunidade religiosa. Não eram freiras e não viviam em um convento. Eram solteiras, fizeram o voto de castidade, mas poderiam renunciar aos votos e sair para casar. Ficaram conhecidas como beguinas e só receberiam este título após vivem dezoito meses na comunidade.

Ao adentrar o portão, chegamos em um lugar de paz, ainda mais considerando que o seu acesso se dá por pontos repletos de comércio e pessoas. Esta é a primeira impressão e o silêncio é notável. Onde, agora, veem-se casinhas de alvenaria, antes, casas de madeira ocupavam o espaço. Estas casas foram destruídas durante o grande incêndio que devastou um terço de Amsterdam durante o período de 1421 -1452. Hoje, apenas a fachada da casa de número 34 foi preservada e é uma das únicas casas de madeira em Amsterdam.

O que ver em Amsterdam - Begijnhof Jardim Secreto

O que ver em Amsterdam - Begijnhof Jardim Secreto
Imagem de uma beguina. Em frente à ela esta a casa número 34. 
Fica de surpresa para quem for lá!


Após o incêndio, a igreja também precisou ser reconstruída e foram as próprias beguinas que custearam as obras. As beguinas eram praticantes da religião Católica Romana e com a Reforma Protestante, precisaram entregar a sua Igreja às autoridades inglesas, por isso o atual nome de Engelse Kerk (Igreja Inglesa). 

O que ver em Amsterdam - Begijnhof Jardim Secreto
Engelse Kerk


Para continuar praticando à sua religião, as beguinas passaram a estabelecer igrejas em suas casas. Em 1665, foram adquiridas duas casas com o propósito de construir uma capela escondida. A condição para a aprovação deste projeto foi que a fachada não se parecesse com uma capela. A inauguração ocorreu em 1682 e a capela é facilmente identificada, pois possui um acesso diferenciado apesar de a fachada ser de casas comuns. Atualmente, existem duas missas por dia nesta capela.

O que ver em Amsterdam - Begijnhof Jardim Secreto
Acesso à igreja escondida. Perceba que as fachadas das casas 
permanecem conservadas e parecendo como tais.


A última beguina faleceu em 1971, mas desde sempre só moram mulheres no local, inclusive, nos dias atuais. Respeito e silêncio são altamente recomendados durante as visitas!


O que ver em Amsterdam - Begijnhof Jardim Secreto
Engelse Kerk e beguina em outro ângulo


.Informações práticas:

Endereço: Nieuwezijds Voorburgwal 373 - Amsterdam
Como chegar: na praça Spui (Het Spui) veja um portão de madeira ao lado da livraria American Book Center e entre! Este é o acesso principal. Mas... contei que meu acesso ao jardim se deu por outro portão. Visualize melhor no mapa abaixo.
Horários: diariamente, das 9h às 17h
Atração gratuita
Site oficial: begijnhofamsterdam.nl/home-en

O que ver em Amsterdam - Begijnhof Jardim Secreto


+ Holanda no Devaneios...

#DevaneiosnaHolanda
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.



12 comentários:

  1. Eu estive aí!!! Foi meio esquisito achar a entrada ali perto da livraria rs, mas vale a pena dar uma passada porque foge totalmente do "normal" de Amsterdã - um oásis de calmaria no meio da agitada Amsterdã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... e eu nem entrei por ela, kkk... adorei conhecer também!

      Excluir
  2. Olha só, não conhecia esse jardim!
    Sabia que existe um tipo um Jardim das Beguinas lá em Bruges?
    Olha, quando voltar a Amsterdã vou procurar esse lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, descobri quando estava pesquisando mais informações sobre este! Não existem muitos por aí... e só pela Europa mesmo! ;)

      Excluir
  3. Parece lindo mesmo esse jardim! Ainda não conheço Amsterdã, mas quando for colocarei esse lugar na lista (já me ganhou pelo "secreto") ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amsterdã tem muitos lugares "secretos" ou não muito visitados. Vocês irão amar desvendá-los! ;)

      Excluir
  4. UAUU!!!
    Lindo esse jardim. Nós ainda não conhecemos Amsterdã, mas a cidade em si já chama bastante a nossa atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um para a listinha eterna de destinos a explorar! Vocês vão adorar! ;)

      Excluir
  5. Não conhecia esse jardim e adorei a história por trás dele. Já quero ir lá quando voltar a Amsterdam! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar em voltar à Amsterdam é sempre uma boa ideia, não?! Nen que seja em um stopover! ;)

      Excluir
  6. Eu fui a Begijnhof quando visitei Amsterdam e adorei. É um jardinzinho de tanta paz. Como você, eu também gosto de explorar cantinhos pouco conhecidos. Adorei a dica. Arrasou!

    ResponderExcluir
  7. Que pena que quando fui a Amsterdam eu não pude conhecer! Preciso voltar lá com mais tempo...

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...