06/09/2017

Colônia Witmarsum: a Alemanha perto de Curitiba

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Centro de informações


E quando bate àquela vontade de comer algo fora da rotina e em algum lugar diferente? Um dia bonito pode te inspirar a sair pela estrada afora descobrindo novos sabores.

Já contei sobre ir até a histórica Paranaguá atrás de um bom peixe ou mostrar o típico paranaense barreado na pitoresca Morretes. Agora, vamos trocar a direção no mapa, saindo de Curitiba rumo à Colônia Witsmarsum em busca de, talvez, um pedacinho da Alemanha no Paraná, com belas paisagens, uma boa comida e uma pitada de aventura.

Passeio pela Colônia Witmarsum

Pouco mais de uma hora ou sessenta e cinco quilômetros separam quem está em Curitiba da Colônia Witmarsum, no Município de Palmeira. Paisagem campeira, boa comida e turismo rural te esperam nesta colônia com traços alemães, que leva este nome em homenagem aos seus fundadores que vieram da cidade homônima, mas no Estado de Santa Catarina.

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR
Característica da colônia são os jardins bem cuidados

A história começa em 1951, quando um grupo formado por sessenta famílias adquiriu a Fazenda Cancela, com quase oito mil hectares. Esses colonizadores tinham origem russo-alemã e religião evangélica menonita:  “Os menonitas se formaram juntamente com outros grupos evangélicos protestantes na época de Lutero e são assim chamados por serem seguidores do Pastor Menno Simons. Perseguidos pela Igreja Católica, viveram na divisa da Holanda com a Alemanha, na Prússia, na Rússia e, depois, fugiram para a Alemanha, sempre mantendo as tradições alemãs, como a língua alemã, a culinária, a agricultura e a criação de gado leiteiro.” (Adaptação da Fonte: Tholl)

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR


Quase chegando, vamos entrando no clima que nos aguarda; campos, árvores e uma paisagem bucólica nos conduzem pelo caminho. Porém,  sem a expectativa de encontrar uma estruturada cidade pequena com uma praça principal, onde está a igreja e outras construções públicas. As atrações  de Witmarsum são distantes uma das outras, por isso, é necessário estar de carro ou moto. Além disso, é bom saber que as estações do ano são bem representadas. Vá preparado para o frio do inverno e calor intenso do verão. Leve agasalhos, chapéu, protetor solar e o que mais for necessário para si!


A colônia se destaca pela produção de deliciosos queijos, laticínios, outros produtos coloniais e até cerveja artesanal. É da Cooperativa Witmarsum que sai a ricota que eu costumo comprar no supermercado em Curitiba e ela teve participação fundamental no início do desenvolvimento da colônia. Além da ricota, ainda encontramos brie, camembert, minas frescal e outros, como também leite. É comum vermos vaquinhas pastando tranquilamente pelos campos por onde passamos.

Quem chega cedo, consegue pegar a Feira do Produtor, que acontece em frente ao supermercado e ao centro de informações aos visitantes, bem na entrada da Colônia Witmarsum. Ela acontece das 9h até 12h e é possível de se comprar pães, bolachas, cucas, geleias, broas e tudo o mais que for produzido localmente. Quando chegamos, a feira já estava quase totalmente desfeita.

Interessados em saber mais sobre a colônia podem visitar o Museu da História de Witmarsum, bem em frente ao supermercado, um verdadeiro acervo da população local, com objetos, roupas, móveis e equipamentos usados pelos fundadores. Mas fique atento que o museu só abre sábados, domingos e feriados, das 14h até às 17h e o preço do ingresso é simbólico, custa cinco Reais.

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Museu Histórico

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Museu histórico
Museu da História de Witmarsum


Seguindo pela estrada, paramos na loja Tholl, abrigada em uma simpática casinha de madeira. Um gazebo instalado no organizado jardim convida os visitantes a tirarem fotos para postar nas redes sociais e o caminho que nos conduz à entrada da loja sinaliza a delicadeza do que podemos encontrar lá dentro.

Bonecos importados, feitos em madeira e com uma abertura na boca para liberar a fumaça do incenso nele acomodado e, assim, aromatizar o ambiente chamam a nossa atenção logo na entrada. Dá vontade levar vários para casa, mas os preços nos impedem, pois não são nada atraentes. Em uma outra parede, variedade de relógios cuco estão expostos e, pela loja, objetos provençais e outras opções fofas. Além desses objetos, também se encontram na loja rótulos da cerveja artesanal Usinamalte, produzida em Witmarsum, como outras lembranças de valor bem menor do que os dos bonecos importados da Alemanha.

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Loja Toll
Artesanatos da Loja Toll


Onde comer

Quase em frente à Loja Toll, está a Confeitaria Kliewer, um dos primeiros empreendimentos da região. Foi lá que escolhemos comer o algo fora da rotina que comentei no início:  o tradicional café colonial oferecido na Colônia Witmarsum.

A Kliewer tem sistema de buffet livre (all you can eat!), com sopas e boa variedade de pães, tortas doces e salgadas, chás, sucos e café. O lindo dia propiciou aproveitarmos as mesas colocadas no jardim nos transferindo a experiência de sentir os ares da colônia. Estava calmo por lá, sem grupos de motociclistas, vans turísticas ou crianças em quantidade se divertindo na área reservada a elas.

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Confeitaria Kliewer


Não sou a maior fã de cafés coloniais, mas saí satisfeita com o que provei por lá.  A sopa – goulash, ao meu paladar, estava apimentada no ponto certo. Adorei a tortinha salgada de palmito ou de calabresa; estavam deliciosas. Já nos doces, provei um pouco do que era típico, com pouca moderação: torta alemã, torta de maçã (apfelstrudel) e torta de limão, porque essa não me escapa.

Junto ao caixa, mais uma oportunidade de levar para casa produtos coloniais. A dica que todos dão é de se levar uma caixa de isopor ou bolsa térmica para que sejam abastecidas com as delícias da região, compradas direto na fonte!

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Confeitaria Kliewer
Delícias da Confeitaria Kliewer


Depois desta experiência gastronômica, não poderíamos experimentar mais nada, mas deixo outras opções de onde comer em Witmarsum para aguçar a vontade de fazer este passeio. Atenção, pois a maioria dos estabelecimentos só abre nos finais de semana e feriados, que podem atrair muita gente, lotando os estabelecimentos. Vale pesquisar antes ou pedir dicas no centro de informações.

Comidas típicas alemãs, como as tradicionais salsichas, chucrute, joelho de porco (Eisben) ou marreco podem ser encontrados no Bierwit, restaurante e choperia e com cardápio à la carte. Me pareceu uma ótima alternativa!

Outra opção bastante tradicional na colônia é o Restaurante Bauernhaus, no estilo buffet livre e ambiente colonial, inclusive com animais que fazem sucesso com as crianças. Já o Restaurante Bela Vista oferece típica comida alemã à la carte em um ambiente mais rústico.

Quem desejar se jogar nas delicias das confeitarias estará muito bem servido. Além da Kliewer, há o Restaurante Frutilhas Lowen, opção mais simples e barata, porém variada e com o recomendado suco natural de frutas vermelhas. Os restaurantes Edit’s Kaffe Hof e Sabores da Colônia, dizem ter bom custo benefício e variedade.

Se o foco for comida, a Colônia Witmarsum tem muito a oferecer. Vá sem pressa, escolha o lugar que mais se adequar com a sua vontade!


O que fazer em Witmarsum

Já se sabe da existência das belas paisagens campeiras e da variedade de comida, sejam típicas alemãs ou coloniais em abundância, possíveis de se encontrar na Colônia Witmarsum. Que tal unir estes atrativos com um pouco de aventura rural?  Fomos conhecer a Ponyland Brasil e viver um pouco esta experiência.

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Ponyland
Parte da estrutura da Ponyland

A Ponyland é um complexo que oferece “campo, lazer e aconchego”, como o seu próprio slogan diz. A estrutura é bastante ampla e estava bem tranquila naquela oportunidade. Chegamos lá buscando por aventura: umas escolheram o passeio de trator e eu optei por andar a cavalo.

Enquanto aguardávamos a nossa vez, caminhamos pela propriedade e observamos as crianças se divertindo nos pôneis que eram conduzidos pelos cuidadores em ambiente protegido. Eram quatro animais em atividade. Ao lado, um pequeno lago para quem quisesse praticar a pescaria ou um playground com brinquedos diversos para colocar a meninada para brincar.

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - pôneis Ponyland
Alguns dos pôneis da propriedade

Sobre as atividades em si, o trator conduz uma jardineira com os participantes e passeia pela propriedade até o riacho que passa por ela. Dizem poder tomar banho lá no verão. A atividade tem duração aproximada de quarenta minutos.

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Passeio de trator Ponyland
Passeio de trator

A minha cavalgada aconteceu em grupo e pelo trajeto semelhante ao do trator. Meu cavalo, na verdade, era uma égua e se chamava Barbie. Por vezes ela empacava, mas o guia estava de prontidão para orientar e ajudar se precisasse. Meio sem jeito, acho que até me saí bem. Adorei a experiência e me diverti durante trinta minutos com a Barbie!

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Passeio a cavalo - Ponyland
Eu e a Barbie em plena atividade!

Após as brincadeiras, quem quiser, pode fazer um lanche no café colonial disposto no salão de eventos da Ponyland. O serviço é a quilo e não chegamos a experimentar, pois ainda estávamos satisfeitas!

Outra empresa que também oferece o passeio de trator é a Tracktur.

Colônia Witmarsum - Palmeira/PR - Ponyland
A cavalo, fui até este riacho, que serve de refresco no verão!

Onde ficar

Interessados em estender o convívio no campo ou, quem sabe, dar uma escapada romântica no final de semana? Vejas as opções de hospedagem na Colônia Witmarsum:

. Pousada Campos Gerais: inclui café da manhã (colonial) e oferece como diferencial o convívio com a natureza e com animais da propriedade.  
. Pousada Katrina:  localizada no acesso principal à colônia, a pousada oferece ambiente familiar e acomoda viajantes solo até famílias de 04 pessoas. A diária não inclui café da manhã.                           . Restaurante e Pousada Bela Vista: a pousada segue a atmosfera rústica e simples do restaurante.


Localize-se: clique sobre os ícones do mapa para saber do que se trata!




+ Curitiba e Paraná no Devaneios:

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...