26/10/2017

Curitiba Free Walking Tour – história, arquitetura e curiosidades


Curitiba Free Walking pelo Centro histórico - Curitiblogando


Que tal caminhar pelas ruas de Curitiba e ainda saber um pouco da história e curiosidades da cidade? O Curitiba Free Walking Tour proporciona isso e muito mais. 

Sou super fã destes programas voluntários e recomendo, especialmente, para quem viaja sozinho. Já participei de caminhadas deste formato na Holanda, em Amsterdam e Utrecht e por Porto Alegre. Chegou a vez de conhecer Curitiba por outros olhares e mostrar em detalhes como foi esta experiência e o que se pode encontrar pelo caminho.

Como é o Free Walking por Curitiba

A caminhada é leve,  tem duração duas horas, aproximadamente, e passa pelos principais pontos turísticos do centro histórico de Curitiba. Conforme o andamento e necessidade do grupo, o passeio pode ser adaptado, sem problemas.

Curitiba Free Walking pelo Centro histórico - Universidade Federal do Paraná - UFPR
UFPR - Praça Santos Andrade


O ponto de encontro é na escadaria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, onde acontecem muitas manifestações de qualquer tipo em Curitiba e onde também está o emblemático Teatro Guaíra, do lado oposto.  Basta procurar o guia, que estará devidamente identificado com a camiseta ou placa do Curitiba Free Walking Tour. 

Curitiba Free Walking pelo Centro histórico - Rua XV de Novembro
Rua XV, sem carros e sem gente

Após a introdução do tour e explicações sobre a praça e suas calçadas, seguimos por um trecho da Rua XV de Novembro, tradicional rua de comércio do centro, onde carros não são permitidos. Encontramos um cenário bucólico, bem diferente da frequente multidão que por ali transita em dias normais que não o de um feriado. 
Curitiba Free Walking pelo Centro histórico - Paço da Liberdade
Paço da Liberdade

Curitiba Free Walking pelo Centro histórico

Curitiba Free Walking pelo Centro histórico
Contrastes de um centro com história


Logo ao lado, fica o Paço da Liberdade, que nos obriga a fazer uma pausa mais longa para admirar não só à sua arquitetura como a das casas que circundam à Praça Generoso Marques, onde o histórico se mistura com contemporâneas grafites que dão um colorido especial ao centro da cidade. O antigo Paço da Liberdade data de 1916 e foi construído para sediar a prefeitura, que permaneceu ali até 1969. Antes desta construção, havia um mercado municipal no local e parte da sua estrutura pode ser vista através de trechos de solo de vidro no interior da construção.

Curitiba Free Walking pelo Centro histórico - Paço da Liberdade
Fundos do Paço da Liberdade: 100 anos em 2016

O Paço da Liberdade é um dos prédios de maior destaque no centro de Curitiba, certamente chamará à sua atenção. Até 2002, sediou o Museu Paranaense e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua revitalização foi entregue em 2009 e, hoje, abriga o Centro Cultural do SESC e o charmoso Café do Paço.

Curitiba Free Walking pelo Centro histórico - Mercado das Flores
Mercado das Flores


Saindo pelo Café, está o Mercado das Flores, com suas várias bancas coloridas e que nos conduz à Praça Tiradentes, a mais antiga de Curitiba, onde está o Marco Zero da cidade e a belíssima Catedral de Curitiba, que leva o nome da padroeira Nossa Senhora da Luz.

Curitiba Free Walking pelo Centro histórico - Catedral Basílica
Catedral de Curitiba


De volta à Rua XV de Novembro, àquela somente para pedestres, chamam a atenção um bondinho vermelho – o bondinho da leitura e, bem próximo e ele, o Palácio Avenida, conhecido por ser onde acontece o espetáculo do coral de Natal em Curitiba. O trecho também é conhecido como Rua das Flores, pelos canteiros existentes e, mais próximo à Praça Osório, por Boca Maldita, assim chamada a região por tradicionalmente ser ponto de encontro de cavalheiros para discutir assuntos gerais e sem restrição. 
Curitiba Free Walking pelo Centro histórico - Bondinho e Palácio Avenida
Bondinho da Leitura e Palácio Avenida


Este tour fez parte da programação da sexta edição do Curitiblogando, encontro de blogueiros de viagem em Curitiba. Teríamos uma degustação de cervejas artesanais pelo  centro histórico, desta forma, seguimos para o Largo da Ordem, onde finalizamos o Free Walking Tour. Um agradecimento especial pela disponibilidade do guia Jan, que conduziu perfeitamente esta caminhada cultural.

Blogueiros no Curitiblogando 2017 - Free Walking Tour Curitiba
Blogueiros no Free Walking Tour por Curitiba

Informações práticas do tour:

Quando acontece o Free Walking Tour em Curitiba? Aos sábados, às onde horas da manhã, com ponto de encontro na escadaria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade – Centro de Curitiba.

Não precisa pagar mesmo? Como o próprio nome diz, o passeio é de graça sim. Mas lembre-se de que ele é oferecido de forma gentil pelos seus organizadores e, geralmente, todo mundo sai satisfeito. Então, vale deixar uma contribuição voluntária no final do tour, que recomenda-se entre quinze e vinte Reais.

Precisa agendar a participação? Acompanhe a programação nas redes sociais do Curitiba Free Walking, manifestando o seu interesse ou mesmo confirmando a sua participação para que os guias se programem ou consigam avisar caso o tour seja cancelado por mal tempo, por exemplo.

 -----------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o VI Curitiblogando - 12 a 15 de Outubro - 2017

Organizadores: 

Blogs participantes:  
Parceiros e colaboradores do Curitiblogando 2017


+ Curitiba e Paraná no Devaneios:


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

3 comentários:

  1. Esse tour foi o máximo! Guia ótimo e muito bom (re)conhecer Curitiba!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o tempo super colaborou com a gente! Ótimo conhecer a cidade por todos os ângulos!
      :)

      Excluir
  2. Tour muito bom pra quem vem passear na cidade. Também recomendo

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...