28/05/2018

Parque Histórico de Carambeí: a Holanda no Paraná


Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná


Um sábado frio e cinza não nos impediu de pegar a estrada para explorar mais um lugar desconhecido no interior do Paraná. O destino era o Parque Histórico de Carambeí, na cidade de mesmo nome. O que nos chamou até lá? A réplica de uma vila holandesa e a aproximação com a cultura de um lugar que adoro particularmente. Quem acompanha o Devaneios já conhece o meu amor pela Holanda.

Como escrito no folheto do Parque, ‘você não precisa ir tão longe para conhecer outras culturas’. E é o que trago ainda mais perto de vocês hoje!

Parque Histórico de Carambeí

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná
Paisagismo de destaque na vila histórica


Cerca de duas horas separam Curitiba de Carambeí. Siga em direção à Ponta Grossa, aprecie as paisagens dos Campos Gerais do Paraná e logo estará no Parque Histórico de Carambeí. É só seguir as sinalizações, sem erro.

O lugar é encantador desde a entrada, quando um belo jardim nos dá as boas-vindas. São 100 mil metros quadrados de área que a Associação do Parque mantém em parceria com a Batavo Cooperativa Agroindustrial. A finalidade deste projeto é preservar a memória dos primeiros holandeses chegados a Carambeí e disseminar a cultura dos imigrantes.

A melhor forma de se chegar lá é de carro e o tempo estimado de visitação, desconsiderando eventual evento ou refeição, é de uma a duas horas. 

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná
Não poderia faltar um moinho no Parque


Conhecendo o parque

Na entrada, somos convidados a assistir um curto filme do projeto do Parque e sobre chegada dos imigrantes holandeses, que tinham como base a educação, a fé e o cooperativismo. Nestas mesmas casas, já temos contato com um modelo de sala e exposição de roupas típicas.

A próxima casa expõe milhares de borboletas da coleção iniciada aos doze anos de idade por um imigrante. São borboletas de todas as formas, cores e tamanhos.

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná


Seguindo o caminho, estamos na Estação de Trem de Carambeí, que dá início a Vila Histórica, principal área do parque. São réplicas arquitetônicas de um vilarejo típico. Tem estábulo, igreja, escola, fábrica de queijo e cada casa expõe rico acervo de móveis, objetos, ferramentas e tudo o mais necessário para ilustrar o estilo de vida destes colonos no início do século XX.

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná
Vila Histórica 


São 100 mil metros quadrados de muita área verde, onde o belo jardim merece destaque. São várias áreas que permitem que os visitantes se espalhem pelo parque e aproveitem a atmosfera campeira.

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná
Réplica da primeira igreja de Carambeí


Mais ao fundo, está o chamado Parque das Águas, uma área que recria os diques e canais holandeses. Nas fotogênicas casinhas, divulgação de projetos sustentáveis e de cooperação. A ponte pintada em branco, com o moinho ao fundo compõe um belo cenário de cartão postal.

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná
Parque das Águas


E mais...

Junto à cafeteria está a Casa da Memória, o primeiro museu do Parque. No andar térreo, vemos uma grande maquete que ilustra como era organizada Carambeí no início da colonização. Subindo as escadas, encontramos representações, muito bem equipadas, de armazém, escola e templo e uma casa de colono com todos os cômodos. Adicional, existe uma casa portuguesa e diversos objetos em exposição. Vale a visita!

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná
Parte do acervo formado por doações da comunidaade


Dividindo o espaço térreo, é possível de se levar para casa lindas porcelanas típicas holandesas, imãs de geladeira e artesanato local, entre outros produtos, disponíveis na loja de souvenirs.


Koffiehuis – Cafeteria e restaurante

Seja para o lanche com apetitosas tortas ou para o almoço, o Parque Histórico conta com amplo espaço para alimentação e relax depois da visitação.

Embora o preço do buffet livre não estivesse muito atrativo, resolvemos experimentar. A satisfação foi plenamente atendida com saladas frescas e opções de massa e carnes com influência da indonésia. A bebida foi cobrada à parte e no buffet incluía deliciosa sobremesa e café. 

A Koffiehuis funciona de terças a domingos, das 11h até às 19h e nas sextas até às 21h. O almoço é oferecido nos finais de semana e feriados.

Parque Histórico de Carambeí - Vila holandesa no Paraná
Café, restaurante, loja, museu e recreação


Informações práticas do Parque:

Endereço: Avenida dos Pioneiros, 4050 – Carambeí/PR
Horário de funcionamento: de terças a domingo, das 10h às 17h
Preço do ingresso: adultos (inteira): R$ 20,00 – gratuito para  crianças até 06 anos e pessoas com mais de 60 anos.
...às quartas-feiras o acesso é de graça para todos!
Acessibilidade: cadeiras de rodas e carrinho elétrico disponíveis
Estacionamento gratuito
Distância Curitiba: 135 Km e 02 pedágios
Distância Ponta Grossa: 20 Km


Se vocês tiverem possibilidade, não percam a oportunidade de visitar o Parque Histórico de Carambeí. É mais uma atração cultural e de lazer que o interior do Paraná oferece para todo o tipo de público: casais, grupos de amigos ou famílias com crianças!



+ Curitiba e Paraná no Devaneios:

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mantenha-se atualizado! Siga o DEVANEIOS no Facebook e no Instagram !

Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !

Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. 
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...